Resumo: Este trabalho teve como objetivos identificar as Representações Sociais (RS) de professores de matemática e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre Ensino, EJA, Matemática, Matemática na EJA, Professor de Matemática e Professor de Matemática da EJA e verificar os elementos centrais destas representações; investigar se os elementos centrais/sistema central das RS de professores de matemática e alunos da EJA coincidem ou não com referência às palavras citadas; e investigar as coincidências ou não dos elementos centrais/sistema central das RS dos professores de matemática e alunos da EJA com relação aos três pares de palavras indutoras (Ensino/EJA, Matemática/Matemática na EJA, Professor de Matemática/Professor de Matemática da EJA). Além disso, no decorrer da análise dos dados e da redação das considerações finais, sentiu-se necessidade de procurar entender como se originaram estas RS dos participantes, em que idéias elas estavam alicerçadas. Tomou-se como referenciais teóricos principais a Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Moscovici (1976) e a Teoria do Núcleo Central proposta por Abric (1976). Para a recolha dos dados utilizou-se a técnica de evocação livre de palavras e o questionário de perguntas abertas. Para tratamento e análise dos dados empregou-se o software EVOC 2000 e elementos da pesquisa qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 22 professores de matemática e 129 alunos da EJA de Escolas Estaduais e Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos jurisdicionadas aos Núcleos Regionais de Educação de Maringá, Paranavaí e Loanda. Os dados analisados possibilitaram observar algumas idéias compartilhadas pela maioria dos professores de matemática e alunos da EJA, revelando significações comuns aos grupos, sugerindo que estas construções correspondam às suas RS hegemônicas e emancipadas: a) a ascensão social e financeira dos alunos parece estar condicionada ao ensino e ao diploma proporcionado pelas escolas regulares ou pela EJA; b) a matemática é considerada uma disciplina difícil, mas, ao mesmo tempo, importante para o dia a dia e, conseqüentemente, para proporcionar a possibilidade de um futuro melhor aos alunos; c) há uma valorização do conhecimento matemático essencialmente sob o aspecto algorítmico e procedimental; d) os atributos afetivos do professor de matemática são mais valorizados do que os intelectuais. Além destas idéias compartilhadas, existe a representação por parte dos alunos de que a matemática é para algumas pessoas privilegiadas, com inteligência acima do normal, ou seja, aprender e ser professor de matemática não é para ?qualquer um?. É bem possível que as semelhanças encontradas entre as RS dos professores e alunos da EJA, evidenciadas neste trabalho, tenham se cristalizado pela convivência entre eles que, conforme percebido, é representada como muito boa e permeada por uma afetividade talvez excessiva.
Abstract: Current research identifies the Social Representations (SR) of teachers of Mathematics and students of Young People and Adult Education (EJA) on Teaching, EJA, Mathematics, Maths in EJA, Teacher of Mathematics and Teacher of Math in EJA. It also reports on the main elements of these representations; investigates whether the main elements/central system of SR of Math teachers and EJA students coincide or not with reference to the words quoted; analyzes the coincidences or not of the main factors/central system of SR of Math teachers and EJA students with regard to three pairs of key words (Teaching/EJA, Mathematics/Math in EJA; Teacher of Mathematics/Teacher of Math in EJA). During data analysis and during the writing of the final considerations there was a need to inquire how the participants´ SRs came about and on which ideas they were foregrounded. Main theoretical references were based on the Theory of Social Representations developed by Moscovici (1976) and on the Central Nucleus Theory proposed by Abric (1976). Data retrieval was performed by the free word selection technique and by an open questionnaire. EVOC 2000 and qualitative research elements were employed for data treatment and analysis. Research participants comprised 22 Math teachers and 129 EJA students from Government Schools and from State Basic Education Centers for Young People and Adults enrolled at the Regional Nuclei of Education in Maringá, Paranavaí and Loanda PR Brazil. Data made researchers perceive some ideas shared by most Math teachers and EJA students and revealed common meanings in both groups. The above suggested that constructs corresponded to their hegemonic and emancipated SR: a) the students´ social and financial elevation seems to be conditioned to teaching and to the school or EJA diploma provided; b) although Mathematics is taken to be a difficult subject, it is simultaneously important for daily life and, consequently, liable to provide a better future to students; c) there is a valorization of mathematical knowledge under the algorithmic and procedure aspect; d) the Math teachers´ affective qualities are more valorized than the intellectual ones. Besides the above shared ideas, students think that Mathematics is a subject matter only for certain privileged people, with an above-than-normal intelligence, or rather, learning Mathematics and being a Maths teacher is not ?for everyone?. It may be possible that similarities between SR of teachers and EJA students, as provided in current research, had been concretized by conviviality among them which, as reported above, was represented as very good and perhaps pervaded by excessive affectivity. |