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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Representaes sociais de professores de matemtica e alunos da educao de jovens e adultos sobre esta modalidade de ensino e a matemtica
Autor(es): Nelma Sgarbosa Roman de Arajo
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Educao de Jovens e Adultos (EJA). Representaes sociais (RS). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematics education. Education for Youth and Adults (EJA). Social representations (SR). Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e a Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Regina Maria Pavanello [Orientador] - UEM
Maria Suzana de Stefano Menin - UNESP
Gustavo Adolfo Ramos Melo Neto - UEM
Luiza Marta Bellini - UEM
Rui Marcos de OLiveira Barros - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho teve como objetivos identificar as Representaes Sociais (RS) de professores de matemtica e alunos da Educao de Jovens e Adultos (EJA) sobre Ensino, EJA, Matemtica, Matemtica na EJA, Professor de Matemtica e Professor de Matemtica da EJA e verificar os elementos centrais destas representaes; investigar se os elementos centrais/sistema central das RS de professores de matemtica e alunos da EJA coincidem ou no com referncia s palavras citadas; e investigar as coincidncias ou no dos elementos centrais/sistema central das RS dos professores de matemtica e alunos da EJA com relao aos trs pares de palavras indutoras (Ensino/EJA, Matemtica/Matemtica na EJA, Professor de Matemtica/Professor de Matemtica da EJA). Alm disso, no decorrer da anlise dos dados e da redao das consideraes finais, sentiu-se necessidade de procurar entender como se originaram estas RS dos participantes, em que idias elas estavam aliceradas. Tomou-se como referenciais tericos principais a Teoria das Representaes Sociais desenvolvida por Moscovici (1976) e a Teoria do Ncleo Central proposta por Abric (1976). Para a recolha dos dados utilizou-se a tcnica de evocao livre de palavras e o questionrio de perguntas abertas. Para tratamento e anlise dos dados empregou-se o software EVOC 2000 e elementos da pesquisa qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 22 professores de matemtica e 129 alunos da EJA de Escolas Estaduais e Centros Estaduais de Educao Bsica para Jovens e Adultos jurisdicionadas aos Ncleos Regionais de Educao de Maring, Paranava e Loanda. Os dados analisados possibilitaram observar algumas idias compartilhadas pela maioria dos professores de matemtica e alunos da EJA, revelando significaes comuns aos grupos, sugerindo que estas construes correspondam s suas RS hegemnicas e emancipadas: a) a ascenso social e financeira dos alunos parece estar condicionada ao ensino e ao diploma proporcionado pelas escolas regulares ou pela EJA; b) a matemtica considerada uma disciplina difcil, mas, ao mesmo tempo, importante para o dia a dia e, conseqentemente, para proporcionar a possibilidade de um futuro melhor aos alunos; c) h uma valorizao do conhecimento matemtico essencialmente sob o aspecto algortmico e procedimental; d) os atributos afetivos do professor de matemtica so mais valorizados do que os intelectuais. Alm destas idias compartilhadas, existe a representao por parte dos alunos de que a matemtica para algumas pessoas privilegiadas, com inteligncia acima do normal, ou seja, aprender e ser professor de matemtica no para ?qualquer um?. bem possvel que as semelhanas encontradas entre as RS dos professores e alunos da EJA, evidenciadas neste trabalho, tenham se cristalizado pela convivncia entre eles que, conforme percebido, representada como muito boa e permeada por uma afetividade talvez excessiva.

Abstract: Current research identifies the Social Representations (SR) of teachers of Mathematics and students of Young People and Adult Education (EJA) on Teaching, EJA, Mathematics, Maths in EJA, Teacher of Mathematics and Teacher of Math in EJA. It also reports on the main elements of these representations; investigates whether the main elements/central system of SR of Math teachers and EJA students coincide or not with reference to the words quoted; analyzes the coincidences or not of the main factors/central system of SR of Math teachers and EJA students with regard to three pairs of key words (Teaching/EJA, Mathematics/Math in EJA; Teacher of Mathematics/Teacher of Math in EJA). During data analysis and during the writing of the final considerations there was a need to inquire how the participants SRs came about and on which ideas they were foregrounded. Main theoretical references were based on the Theory of Social Representations developed by Moscovici (1976) and on the Central Nucleus Theory proposed by Abric (1976). Data retrieval was performed by the free word selection technique and by an open questionnaire. EVOC 2000 and qualitative research elements were employed for data treatment and analysis. Research participants comprised 22 Math teachers and 129 EJA students from Government Schools and from State Basic Education Centers for Young People and Adults enrolled at the Regional Nuclei of Education in Maring, Paranava and Loanda PR Brazil. Data made researchers perceive some ideas shared by most Math teachers and EJA students and revealed common meanings in both groups. The above suggested that constructs corresponded to their hegemonic and emancipated SR: a) the students social and financial elevation seems to be conditioned to teaching and to the school or EJA diploma provided; b) although Mathematics is taken to be a difficult subject, it is simultaneously important for daily life and, consequently, liable to provide a better future to students; c) there is a valorization of mathematical knowledge under the algorithmic and procedure aspect; d) the Math teachers affective qualities are more valorized than the intellectual ones. Besides the above shared ideas, students think that Mathematics is a subject matter only for certain privileged people, with an above-than-normal intelligence, or rather, learning Mathematics and being a Maths teacher is not ?for everyone?. It may be possible that similarities between SR of teachers and EJA students, as provided in current research, had been concretized by conviviality among them which, as reported above, was represented as very good and perhaps pervaded by excessive affectivity.
Data da defesa: 29/04/2013
Cdigo: vtls000206438
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE_NELMA_SGARBOSA_VERSO FINAL.pdf
Tamanho: 1556 Kb (1593146 bytes)
Criado: 18-09-2014 15:09
Atualizado: 18-09-2014 15:14
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