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Título [PT]: Transposição didática de conteúdos didáticos acerca do processo de respiração celular dos vegetais presente em livros didáticos
Autor(es): Samantha Suyanni dos Santos
Palavras-chave [PT]:
Vegetais. Respiração celular. Transposição didática. Análise retórica. Livro didático. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Didactic transposition. Rhetorical analysis. Textbooks. Brazil. |
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Luzia Marta Beilini [Orientador] - UEM
Silmara Sartoreto de Oliveira - UEL
Regina Maria Pavanello - UEM |
Resumo:
Resumo: Este trabalho teve o objetivo examinar retoricamente o processo de transposição didática de Chevallard (2005) sobre o conteúdo de respiração celular dos vegetais de cinco coleções de livros didáticos (LD) de Biologia aprovados pelo PNLD. O material didático analisado foram livros utilizados nas escolas da rede pública e particular de ensino e que estão disponíveis nas bibliotecas das escolas. Desse modo, textos e imagens foram submetidos à Análise retórica segundo a perspectiva de Contenças (1999), Breton (2003), Reboul (2004) e Leach (2007). Para análise retórica examinou-se a forma de argumentação e recursos argumentativos (como figuras de linguagem) empregados para a explicação do conteúdo. Nos LD analisados foi possível observar a presença de argumentos do tipo descritivo, dedutivo, de exemplo, de autoridade e comparação, e como recursos argumentativos, a metonímia e a metáfora. Os resultados revelaram que 1) os argumentos por exemplo foram empregados, principalmente, nas abordagens sobre célula e fisiologia vegetal, 2) os dedutivos elucidam os aspectos evolutivos acerca do surgimento e consolidação da mitocôndria nas células vegetais, e 3) citação de pesquisadores caracterizam argumentos de autoridade que subsidiam a informação presente no LD. A presença recorrente dos argumentos descritivos caracterizam os LD como mecanicistas, ou seja, o conteúdo é disposto e discutido de maneira simplificada pouco relacionada com outras áreas do conhecimento tornando o leitor como receptor passivo das informações. As metáforas podem auxiliar a aprendizagem do conteúdo se for empregada com o sentido mais conhecido do termo para que não haja distorção na compreensão o que pode se tornar um obstáculo epistemológico. Com base nesse estudo foi possível compreender que a argumentação empregada no processo de Transposição didática dos conteúdos analisados pode facilitar a aprendizagem do conteúdo devido aos argumentos utilizados pelos autores. Entretanto, alguns argumentos e figuras de linguagem interferirem de modo negativo na compreensão dos conhecimentos escolares.
Abstract: This paper aims to discuss the rhetorical analysis of the process of didactic transposition second Chevallard (2005) about the content of cellular respiration of plants of five collections of textbooks Biology approved by the PNLD. The analyzed material corresponds to the books used in public schools and private schools and libraries that are available in the schools. Texts and images were subjected to analysis from the perspective of rhetoric Contenças (1999), Breton (2003), Reboul (2004) e Leach (2007). For analysis we checked the form of arguments and argumentative resources (such as figures of speech) used to explain the content. In the textbooks examined was possible to observe the presence of descriptive arguments, deductive, for example, authority and comparison, and how resources argumentative metonym and metaphor. The results revealed that 1) the arguments for example were employed mainly in approaches to cell and plant physiology, 2) the deductive elucidate the evolutionary aspects of the emergence and consolidation of mitochondria in plant cells, and 3) Citation of researchers characterize arguments authority that support the information in this textbook. The recurring presence of descriptive arguments characterize the textbooks as mechanistic, the content is categorized and discussed in a simplified somewhat related to other areas of knowledge making the reader as a passive recipient of information. Metaphors can aid learning content if used with the meaning of the term more known so there is no distortion in understanding what may become an epistemological obstacle. Based on this study it was possible to understand that the arguments used in the process of didactic transposition can facilitate the learning of content due to the arguments used by the authors, however, some arguments and figures of speech can interfere in a negative way. |
Data da defesa: 21/02/2013
Código: vtls000206955
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Luzia Marta Beilini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Maemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Santos, Samantha Suyanni dos.pdf
Tamanho: 3725 Kb (3814593 bytes)
Criado: 22-08-2016 13:54
Atualizado: 22-08-2016 14:04
Visitas: 983
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