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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Transposio didtica de contedos didticos acerca do processo de respirao celular dos vegetais presente em livros didticos
Autor(es): Samantha Suyanni dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Vegetais. Respirao celular. Transposio didtica. Anlise retrica. Livro didtico. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Didactic transposition. Rhetorical analysis. Textbooks. Brazil.
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Luzia Marta Beilini [Orientador] - UEM
Silmara Sartoreto de Oliveira - UEL
Regina Maria Pavanello - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho teve o objetivo examinar retoricamente o processo de transposio didtica de Chevallard (2005) sobre o contedo de respirao celular dos vegetais de cinco colees de livros didticos (LD) de Biologia aprovados pelo PNLD. O material didtico analisado foram livros utilizados nas escolas da rede pblica e particular de ensino e que esto disponveis nas bibliotecas das escolas. Desse modo, textos e imagens foram submetidos Anlise retrica segundo a perspectiva de Contenas (1999), Breton (2003), Reboul (2004) e Leach (2007). Para anlise retrica examinou-se a forma de argumentao e recursos argumentativos (como figuras de linguagem) empregados para a explicao do contedo. Nos LD analisados foi possvel observar a presena de argumentos do tipo descritivo, dedutivo, de exemplo, de autoridade e comparao, e como recursos argumentativos, a metonmia e a metfora. Os resultados revelaram que 1) os argumentos por exemplo foram empregados, principalmente, nas abordagens sobre clula e fisiologia vegetal, 2) os dedutivos elucidam os aspectos evolutivos acerca do surgimento e consolidao da mitocndria nas clulas vegetais, e 3) citao de pesquisadores caracterizam argumentos de autoridade que subsidiam a informao presente no LD. A presena recorrente dos argumentos descritivos caracterizam os LD como mecanicistas, ou seja, o contedo disposto e discutido de maneira simplificada pouco relacionada com outras reas do conhecimento tornando o leitor como receptor passivo das informaes. As metforas podem auxiliar a aprendizagem do contedo se for empregada com o sentido mais conhecido do termo para que no haja distoro na compreenso o que pode se tornar um obstculo epistemolgico. Com base nesse estudo foi possvel compreender que a argumentao empregada no processo de Transposio didtica dos contedos analisados pode facilitar a aprendizagem do contedo devido aos argumentos utilizados pelos autores. Entretanto, alguns argumentos e figuras de linguagem interferirem de modo negativo na compreenso dos conhecimentos escolares.

Abstract: This paper aims to discuss the rhetorical analysis of the process of didactic transposition second Chevallard (2005) about the content of cellular respiration of plants of five collections of textbooks Biology approved by the PNLD. The analyzed material corresponds to the books used in public schools and private schools and libraries that are available in the schools. Texts and images were subjected to analysis from the perspective of rhetoric Contenas (1999), Breton (2003), Reboul (2004) e Leach (2007). For analysis we checked the form of arguments and argumentative resources (such as figures of speech) used to explain the content. In the textbooks examined was possible to observe the presence of descriptive arguments, deductive, for example, authority and comparison, and how resources argumentative metonym and metaphor. The results revealed that 1) the arguments for example were employed mainly in approaches to cell and plant physiology, 2) the deductive elucidate the evolutionary aspects of the emergence and consolidation of mitochondria in plant cells, and 3) Citation of researchers characterize arguments authority that support the information in this textbook. The recurring presence of descriptive arguments characterize the textbooks as mechanistic, the content is categorized and discussed in a simplified somewhat related to other areas of knowledge making the reader as a passive recipient of information. Metaphors can aid learning content if used with the meaning of the term more known so there is no distortion in understanding what may become an epistemological obstacle. Based on this study it was possible to understand that the arguments used in the process of didactic transposition can facilitate the learning of content due to the arguments used by the authors, however, some arguments and figures of speech can interfere in a negative way.
Data da defesa: 21/02/2013
Cdigo: vtls000206955
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Beilini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Maemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Santos, Samantha Suyanni dos.pdf
Tamanho: 3725 Kb (3814593 bytes)
Criado: 22-08-2016 13:54
Atualizado: 22-08-2016 14:04
Visitas: 944
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