Resumo: Nossa pesquisa tem por objetivo compreender como ocorrem os processos de trabalho com a leitura e a escrita no curso Técnico Integrado em Informática (TI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Câmpus de Campo Mourão, cidade localizada ao Noroeste do estado do Paraná. Os alunos que terminam o curso vêm alcançando lugares destacados no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, dentre as escolas públicas e particulares da cidade, o que tem contribuído significativamente para o ingresso nos cursos superiores. Com vistas a atingir esse objetivo, observamos as concepções de leitura e escrita dos professores; identificamos os gêneros textuais empregados; verificamos como a interação se constitui em sala de aula; e percebemos como se dá o processo de avaliação de leitura e de escrita. Os pressupostos teóricos estão alicerçados aos conceitos e às concepções de interação, enunciado, palavra, responsividade e gênero discursivo, postulados por Bakhtin e Volochinov (2004) e Bakhtin (2010), assim como à teoria do desenvolvimento da linguagem de Vigotski (2007). Para tanto, propomos uma investigação diagnóstica a partir da abordagem qualitativa do tipo etnográfica, sob o paradigma interpretativista. Utilizamo-nos da modalidade de observação participante nas aulas de Língua Portuguesa durante o segundo semestre de 2011. O corpus de análise constitui-se de registros coletados por meio de gravações das aulas, de entrevistas com questionário semiestruturado, anotações em diário escrito e de materiais didático-pedagógicos cedidos por professores e alunos. Os resultados nos mostram que os gêneros empregados na leitura se distinguem dos gêneros preconizados nas práticas de produção textual. A leitura de gêneros discursivos secundários, especialmente os literários, marca a preferência dos professores, e se caracteriza pela concepção da interação autor-texto-leitor (MENEGASSI & ANGELO, 2010). A leitura é concebida como processo de reflexão social, desse modo, como condição dialógica para o desenvolvimento do aluno. A produção escrita contempla gêneros de caráter argumentativo, para defesa de um posicionamento, como o Artigo de Opinião, cujo conteúdo temático se dá a partir da apreensão de um significado do texto lido. A escrita é percebida como processo de trabalho, uma vez que o texto é concebido como uma ferramenta capaz de influenciar o interlocutor e o meio social, portanto, caracteriza-se como enunciado concreto por ser produto da interação entre leitor e o texto, por contemplar os conhecimentos de mundo do aluno.
Abstract: This research aims to comprehend how the processes of reading and writing occur in the course Technical in Computing of the Federal University of Technology - UTFPR, located in Campo Mourão, a city in the Northeast of Paraná state. The students who have finished the course have gotten remarkable results among the schools of the city in the High School National Exam - ENEM, which evaluates knowledge of high school students all over Brazil. The results provided by UTFPR in ENEM evaluation, have contributed to insert its students in the graduation courses. In order to reach out our main objective, it was verified teachers' reading and writing conceptions; it was identified the texts genres used in reading and writing; how interaction is constituted in the classroom and how the evaluation process of reading and writing occurs. The theoretical support is entrenched to the concepts and conceptions of interaction, utterance, words, responsivity and genre of speech set up by Bakhtin and Voloshinov (2004) and Bakhtin (2010), as well as the theory of development created by Vygotsky (2007). Thus, it was undertaken a diagnostic investigation within a qualitative and ethnographic approaches supported by the interpretative paradigm, using participant observation in the classes of Portuguese Language in the second semester of 2011. The corpus for the analysis consists of data gotten by recording classes, interviews with semi-structured questionnaire, fieldnotes and didactical documents provided by teachers and students. The results have shown that the genres in reading tasks distinguish from the ones used in writing. The reading of secondary genres, specifically, the literary ones, is more likely to be the preference of the teachers. It's characterized by the conception of interaction author-text-reader (MENEGASSI & ANGELO, 2010). It was realized that reading has been conceived as a social reflection process, thus, as dialogical condition for student's development. The writing contemplates genres which demand argumentation, which is considered important for students in order to learn how to develop and sustain a position, like the opinion articles, whose theme occurs by apprehending a meaning through reading. Writing has been seen as a work process, once the text is considered a tool able to influence the interlocutor and the environment, in this way, as a concrete utterance for being product of interaction between reader and text, and for aggregating student's previous knowledge. |