Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Leitura e escrita no ensino mdio em uma instituio pblica federal
Autor(es): Marli Aparecida Pedro Duque
Palavras-chave [PT]:

Leitura e escrita. Ensino mdio. Interao. Gneros textuais literrios. Reflexo social. Textos de opinio. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reading. Writing. Secondary genres. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegassi [Orientador] - UEM
Marilurdes Zanini - UEM
Rosimeiri Darc Cardoso - FAP
Resumo:
Resumo: Nossa pesquisa tem por objetivo compreender como ocorrem os processos de trabalho com a leitura e a escrita no curso Tcnico Integrado em Informtica (TI) da Universidade Tecnolgica Federal do Paran, no Cmpus de Campo Mouro, cidade localizada ao Noroeste do estado do Paran. Os alunos que terminam o curso vm alcanando lugares destacados no Exame Nacional do Ensino Mdio - ENEM, dentre as escolas pblicas e particulares da cidade, o que tem contribudo significativamente para o ingresso nos cursos superiores. Com vistas a atingir esse objetivo, observamos as concepes de leitura e escrita dos professores; identificamos os gneros textuais empregados; verificamos como a interao se constitui em sala de aula; e percebemos como se d o processo de avaliao de leitura e de escrita. Os pressupostos tericos esto alicerados aos conceitos e s concepes de interao, enunciado, palavra, responsividade e gnero discursivo, postulados por Bakhtin e Volochinov (2004) e Bakhtin (2010), assim como teoria do desenvolvimento da linguagem de Vigotski (2007). Para tanto, propomos uma investigao diagnstica a partir da abordagem qualitativa do tipo etnogrfica, sob o paradigma interpretativista. Utilizamo-nos da modalidade de observao participante nas aulas de Lngua Portuguesa durante o segundo semestre de 2011. O corpus de anlise constitui-se de registros coletados por meio de gravaes das aulas, de entrevistas com questionrio semiestruturado, anotaes em dirio escrito e de materiais didtico-pedaggicos cedidos por professores e alunos. Os resultados nos mostram que os gneros empregados na leitura se distinguem dos gneros preconizados nas prticas de produo textual. A leitura de gneros discursivos secundrios, especialmente os literrios, marca a preferncia dos professores, e se caracteriza pela concepo da interao autor-texto-leitor (MENEGASSI & ANGELO, 2010). A leitura concebida como processo de reflexo social, desse modo, como condio dialgica para o desenvolvimento do aluno. A produo escrita contempla gneros de carter argumentativo, para defesa de um posicionamento, como o Artigo de Opinio, cujo contedo temtico se d a partir da apreenso de um significado do texto lido. A escrita percebida como processo de trabalho, uma vez que o texto concebido como uma ferramenta capaz de influenciar o interlocutor e o meio social, portanto, caracteriza-se como enunciado concreto por ser produto da interao entre leitor e o texto, por contemplar os conhecimentos de mundo do aluno.

Abstract: This research aims to comprehend how the processes of reading and writing occur in the course Technical in Computing of the Federal University of Technology - UTFPR, located in Campo Mouro, a city in the Northeast of Paran state. The students who have finished the course have gotten remarkable results among the schools of the city in the High School National Exam - ENEM, which evaluates knowledge of high school students all over Brazil. The results provided by UTFPR in ENEM evaluation, have contributed to insert its students in the graduation courses. In order to reach out our main objective, it was verified teachers' reading and writing conceptions; it was identified the texts genres used in reading and writing; how interaction is constituted in the classroom and how the evaluation process of reading and writing occurs. The theoretical support is entrenched to the concepts and conceptions of interaction, utterance, words, responsivity and genre of speech set up by Bakhtin and Voloshinov (2004) and Bakhtin (2010), as well as the theory of development created by Vygotsky (2007). Thus, it was undertaken a diagnostic investigation within a qualitative and ethnographic approaches supported by the interpretative paradigm, using participant observation in the classes of Portuguese Language in the second semester of 2011. The corpus for the analysis consists of data gotten by recording classes, interviews with semi-structured questionnaire, fieldnotes and didactical documents provided by teachers and students. The results have shown that the genres in reading tasks distinguish from the ones used in writing. The reading of secondary genres, specifically, the literary ones, is more likely to be the preference of the teachers. It's characterized by the conception of interaction author-text-reader (MENEGASSI & ANGELO, 2010). It was realized that reading has been conceived as a social reflection process, thus, as dialogical condition for student's development. The writing contemplates genres which demand argumentation, which is considered important for students in order to learn how to develop and sustain a position, like the opinion articles, whose theme occurs by apprehending a meaning through reading. Writing has been seen as a work process, once the text is considered a tool able to influence the interlocutor and the environment, in this way, as a concrete utterance for being product of interaction between reader and text, and for aggregating student's previous knowledge.
Data da defesa: 03/06/2013
Cdigo: vtls000207328
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Departamento de Letras

Responsavel: saletep
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTACAO.com anexos.1 (Salvo Automaticamente) (1).pdf
Tamanho: 3650 Kb (3737854 bytes)
Criado: 07-08-2013 12:24
Atualizado: 07-08-2013 16:21
Visitas: 695
Downloads: 14

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.