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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Associao do transtorno do desenvolvimento da coordenao com a percepo de competncia e a qualidade de vida de escolares
Ttulo [EN]: Association of developmental disorder of coordination with the perception of competence and quality of life of schoolchildren
Autor(es): Alissianny Haman Fogagnoli
Palavras-chave [PT]:

Transtorno do desenvolvimento da coordenao. Percepo de competncia. Qualidade de vida. Esporte. Educao fsica escolar. Desempenho motor. Estudantes. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Developmental Coordination Disorder. Perceived competence. Quality of life. Brazil.
rea de concentrao: Desempenho Humano e Atividade Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Pedro Paulo Depr [Orientador] - UEM
Juarez Vieira do Nascimento - UFSC
Lenamar Fiorese Vieira - UEM
Resumo:
Resumo: Este estudo caracterizado como descritivo-correlacional objetivou analisar o nvel de associao do transtorno do desenvolvimento da coordenao com a percepo de competncia e a qualidade de vida de escolares de 8 a 10 anos de um municpio da regio Noroeste do Paran. A amostra foi composta por 472 escolares com idade entre 8 a 10 anos, de ambos os gneros, matriculados nas escolas municipais do municpio de Campo Mouro. Para a coleta dos dados utilizou-se o teste ABC do Movimento de Henderson e Sugden (1992); a Escala de Autopercepo para Crianas (EAPC) validada por Valentini et al. (2010), e a Escala de Qualidade de Vida da Criana validada por Assumpo et al (2000). Na analise dos dados utilizou-se: teste de Kolmogorov Smirnov, mediana, quartis (Q1-Q3), frequncia, percentual, Teste U de Mann-Whitney, Teste de Qui-Quadrado 2X2, correlao de Spearman e alfa de Cronbach. Os resultados indicam que 27,8% dos escolares apresentam TDC; 77,5% do total da amostra possuem baixa percepo de competncia e, 26,9% dos escolares apresentam qualidade de vida no satisfatria. No houve diferenas significativas quando comparada as variveis de acordo com o gnero. Na comparao entre faixas etrias, houve diferenas significativas em relao a qualidade de vida (escore geral e fatores lazer, funes e famlia), TDC (escore geral, habilidades com bola e equilbrio) e percepo de competncia cognitiva e conduta comportamental. Na comparao da percepo de competncia e qualidade de vida em funo do TDC, no foram encontradas diferenas significativas. Quanto a associao, no houve associao significativa entre as variveis TDC, percepo de competncia e qualidade de vida; somente houve associao significativa entre TDC e faixa etria.

Abstract: This study characterized as descriptive and correlational aimed to analyze the level of association between developmental coordination disorder with perceived competence and quality of life of schoolchildren 8-10 years of a municipality in the northwestern region of Paran. The sample consisted of 472 schoolchildren aged 8-10 years of both sexes enrolled in public schools in the municipality of Campo Mouro. To collect the data we used the Movement ABC test Henderson and Sugden (1992), the Self Perception Scale for Children (EAPC) validated by Valentini et al. (2010), Scale and Quality of Life of Children validated by Assumption et al (2000). In the analysis of the data was used: Kolmogorov-Smirnov test, median, quartiles (Q1-Q3), frequency, percentage, test, Mann-Whitney U, Chi-Square 2X2, Spearman correlation and Cronbach's alpha. The results indicate that 27.8% of students have BDD, 77.5% of the total sample have low perception of competence, and 26.9% of students have unsatisfactory quality of life. There were no significant differences when compared variables according to gender. When comparing age groups, there were significant differences in the quality of life (overall score factors and leisure, and family roles), TDC (overall score, ball skills and balance) and perceived cognitive competence and behavioral conduct. Comparing the perception of competence and quality of life due to the TDC, no significant differences were found. As the association, there was no significant association between the variables TDC, perceived competence and quality of life, only significant association between TDC and age.
Data da defesa: 23/03/2013
Cdigo: vtls000207413
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Pedro Paulo Depr
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: ASSOCIAO DO TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAO C.pdf
Tamanho: 2215 Kb (2268161 bytes)
Criado: 26-04-2016 09:26
Atualizado: 26-04-2016 09:31
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