Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

Início > Dissertações e Teses > Ciências da Saúde > Educação Física > Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

Título [PT]: Associação do transtorno do desenvolvimento da coordenação com a percepção de competência e a qualidade de vida de escolares
Título [EN]: Association of developmental disorder of coordination with the perception of competence and quality of life of schoolchildren
Autor(es): Alissianny Haman Fogagnoli
Palavras-chave [PT]:

Transtorno do desenvolvimento da coordenação. Percepção de competência. Qualidade de vida. Esporte. Educação física escolar. Desempenho motor. Estudantes. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Developmental Coordination Disorder. Perceived competence. Quality of life. Brazil.
Área de concentração: Desempenho Humano e Atividade Física
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Pedro Paulo Deprá [Orientador] - UEM
Juarez Vieira do Nascimento - UFSC
Lenamar Fiorese Vieira - UEM
Resumo:
Resumo: Este estudo caracterizado como descritivo-correlacional objetivou analisar o nível de associação do transtorno do desenvolvimento da coordenação com a percepção de competência e a qualidade de vida de escolares de 8 a 10 anos de um município da região Noroeste do Paraná. A amostra foi composta por 472 escolares com idade entre 8 a 10 anos, de ambos os gêneros, matriculados nas escolas municipais do município de Campo Mourão. Para a coleta dos dados utilizou-se o teste ABC do Movimento de Henderson e Sugden (1992); a Escala de Autopercepção para Crianças (EAPC) validada por Valentini et al. (2010), e a Escala de Qualidade de Vida da Criança validada por Assumpção et al (2000). Na analise dos dados utilizou-se: teste de Kolmogorov Smirnov, mediana, quartis (Q1-Q3), frequência, percentual, Teste U de Mann-Whitney, Teste de Qui-Quadrado 2X2, correlação de Spearman e alfa de Cronbach. Os resultados indicam que 27,8% dos escolares apresentam TDC; 77,5% do total da amostra possuem baixa percepção de competência e, 26,9% dos escolares apresentam qualidade de vida não satisfatória. Não houve diferenças significativas quando comparada as variáveis de acordo com o gênero. Na comparação entre faixas etárias, houve diferenças significativas em relação a qualidade de vida (escore geral e fatores lazer, funções e família), TDC (escore geral, habilidades com bola e equilíbrio) e percepção de competência cognitiva e conduta comportamental. Na comparação da percepção de competência e qualidade de vida em função do TDC, não foram encontradas diferenças significativas. Quanto a associação, não houve associação significativa entre as variáveis TDC, percepção de competência e qualidade de vida; somente houve associação significativa entre TDC e faixa etária.

Abstract: This study characterized as descriptive and correlational aimed to analyze the level of association between developmental coordination disorder with perceived competence and quality of life of schoolchildren 8-10 years of a municipality in the northwestern region of Paraná. The sample consisted of 472 schoolchildren aged 8-10 years of both sexes enrolled in public schools in the municipality of Campo Mourão. To collect the data we used the Movement ABC test Henderson and Sugden (1992), the Self Perception Scale for Children (EAPC) validated by Valentini et al. (2010), Scale and Quality of Life of Children validated by Assumption et al (2000). In the analysis of the data was used: Kolmogorov-Smirnov test, median, quartiles (Q1-Q3), frequency, percentage, test, Mann-Whitney U, Chi-Square 2X2, Spearman correlation and Cronbach's alpha. The results indicate that 27.8% of students have BDD, 77.5% of the total sample have low perception of competence, and 26.9% of students have unsatisfactory quality of life. There were no significant differences when compared variables according to gender. When comparing age groups, there were significant differences in the quality of life (overall score factors and leisure, and family roles), TDC (overall score, ball skills and balance) and perceived cognitive competence and behavioral conduct. Comparing the perception of competence and quality of life due to the TDC, no significant differences were found. As the association, there was no significant association between the variables TDC, perceived competence and quality of life, only significant association between TDC and age.
Data da defesa: 23/03/2013
Código: vtls000207413
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Pedro Paulo Deprá
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: ASSOCIAÇÃO DO TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO C.pdf
Tamanho: 2215 Kb (2268161 bytes)
Criado: 26-04-2016 09:26
Atualizado: 26-04-2016 09:31
Visitas: 1058
Downloads: 5

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.