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Ttulo [PT]: Protocolo de alta em neonatologia : importncia da ao educativa no contexto do cuidado ao beb pr-termo
Ttulo [EN]: Discharge protocol in neonatology: importance of educative action in the care of preterm babies.
Autor(es): Marly Veronez
Palavras-chave [PT]:

Neonatologia. Beb pr-termo. Cuidados. Prematuros. Alta hospitalar. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Nursing. Patients discharge. Premature. Health Education. Brazil.
rea de concentrao: O Cuidado Sade nos Diferentes Ciclos de Vida
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Ieda Harumi Higarashi [Orientador] - UEM
Luciana Mara Monti Fonseca - USP
Sonia Silva Marcon - UEM
Resumo:
Resumo: A internao do recm-nascido pr-termo (RNPT) na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) evento que se traduz em experincia complexa para todos os envolvidos, famlia e equipe cuidadora. Treinar a famlia a desenvolver habilidades e segurana para cuidar do RNPT um dos desafios da enfermagem. Portanto, as intervenes devem ser direcionadas e trabalhadas de forma precoce ainda dentro do hospital, com vistas capacitao familiar para o cuidado ps-alta no domiclio. Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi descrever o processo de desenvolvimento de uma proposta de protocolo de alta para RNPT. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratria, de abordagem qualitativa que utilizou como referencial metodolgico a pesquisa convergente assistencial. Participaram sete mes de RN com idade gestacional inferior a 37 semanas e peso de nascimento igual ou superior a 1.500 gramas e que estivessem internados na UTIN e ou Unidade de Cuidados Intermedirios por um perodo mnimo de 72h. A coleta dos dados ocorreu entre outubro e dezembro de 2011 por meio de observao participante, entrevista semiestruturada e informal, realizadas em momentos distintos: durante a internao hospitalar dos RN, por ocasio do processo de orientao e insero materna no cuidado do RN at a alta e, posteriormente, em encontros realizados no domiclio das famlias e ambulatrio de especialidades do Hospital Universitrio de Maring. Todos os dados foram submetidos anlise de contedo de Bardin. Os resultados evidenciaram que as orientaes efetuadas durante a internao do beb possibilitaram a construo de suporte materno para o cuidado domiciliar, servindo como roteiro inicial do cuidado pelas mes e possibilitando a adaptao gradativa at a insero definitiva na rotina familiar. Apesar de implementado o processo de preparo para a alta, dvidas persistiram por ocasio da realizao dos cuidados pelas mes no domiclio, relacionando-se temperatura corporal, banho e amamentao. O estudo permitiu concluir que, dentro da proposta de protocolo para a alta, os cuidados bsicos com a alimentao (e demais cuidados correlatos) e com a higiene do RN constituram-se em temticas que exigiram o maior nmero de intervenes educativas. Outrossim, a organizao dos tpicos em grupamentos temticos como os derivados das discusses dos resultados do estudo - Cuidados de higiene e conforto, Aleitamento materno, Higiene das mos, Cuidados gerais no domiclio, Cuidados especficos, Rotinas assistenciais da UTIN, Informaes sobre estado clnico do beb, Acompanhamento ponderal - entre outros emanados de cada realidade assistencial, servem de referencial para o direcionamento da abordagem educativa nestes contextos. Outro aspecto essencial para o sucesso do processo educativo em sade, se refere consolidao de um relacionamento teraputico adequado, pautado na comunicao efetiva e no acolhimento, permitindo que a construo da autonomia materna para o cuidado se faa de forma sistematizada e eficaz. Assim, as implicaes do estudo para a rea de conhecimento da enfermagem expe a importncia da pesquisa cientfica, enquanto instrumento para o diagnstico das realidades assistenciais, destacando problemas do cotidiano do enfermeiro, e apontando possibilidades de sistematizar a ao cuidativa nos diferentes contextos, norteada pela busca da qualificao da assistncia.

Abstract: The admission of a pre-term newborn (PTNB) into a neonatal intensive care unit (NICU) is an event that is translated into a complex experience for families and caregiving team. Training the family to develop abilities and safety to care for the PTNB is one of the Nursing challenges. Therefore, the interventions should be addressed and worked early, during the hospital stay, in order to train the family for the baby care after discharge. Considering that, the objective of the study was to describe the process of a proposal of a discharge protocol for PTNB. It is a descriptive, exploratory research, of qualitative approach that used a convergent assistant research as methodological referential. Participated in the study seven mothers of NBs with gestational age inferior to 37 weeks e birth weight equal or superior to 1,500 grams and that were admitted in a NICU and/or in a Unit of Intermediate Care for a minimum period of 72 hours. Data was collected from October to December 2011 through observing participation, semi-structured and informal interview, carried out in different moments: during NBs hospital stay, during the process of teaching of maternal care for the NB up to discharge, and lately, in meetings in the family's home and at outpatient unit of the University Hospital of Maring. All data was submitted to Bardin's content analysis. The results showed that the guidance obtained during the baby hospital stay built foundation for the home care. In spite of the preparation process for discharge, doubts persisted for the mothers, at the home. They were doubts about body temperature, bathing and breastfeeding. The study allowed to conclude that, within the proposed discharge protocol, the basic care regarding feeding and hygiene of the newborn became a thematic that required a greater number of educative interventions. Likewise, the organization of topics in thematic groups such as the ones derived from the results of the study - Hands hygiene, General home care, NICU routines, Information about baby's health, Weight gain - among others, served as referential for directing the education approach in these contexts. Another essential aspect for the success of the health educational process refers to the consolidation of an appropriate therapeutic relationship, based on an effective communication, allowing a construction of maternal autonomy to be built in a systematized and effective manner. Thus, the implications of the study for the nursing field knowledge expose the importance of scientific research as an instrument for the diagnosis of the life reality highlighting problems of the quotidian of nurses, and pointing possibilities to systematize caregiving action in different contexts, driven by the search for a certified assistance.

Resumen: La internacin del recin nacido pretrmino (RNPT) en la unidad de cuidados intensivos neonatal (UCIN) es evento que se traduce en experiencia complexa para todos los involucrados, familia y equipo cuidador. Entrenar a la familia para desarrollar habilidades y seguridad para cuidar del RNPT es uno de los desafos de la enfermera. Por tanto, las intervenciones deben ser direccionadas y trabajadas de forma precoz aun dentro del hospital, pretendiendo la capacitacin familiar para el cuidado pos-alta en el domicilio. As, el objetivo de este estudio fue describir el proceso de desarrollo de una propuesta de protocolo de alta para RNPT. Se trata de una investigacin descriptiva, exploratoria, de abordaje cualitativo que utiliz como referencial metodolgico la investigacin convergente asistencial. Participaron siete madres de RN con edad gestacional inferior a 37 semanas y peso de nacimiento igual o superior a 1.500 gramos y que estuviesen internados en la UCIN y/o Unidad de Cuidados Intermediarios por un perodo mnimo de 72h. La recoleccin de datos ocurri entre octubre y diciembre de 2011 por medio de observacin participante, entrevista semiestructurada e informal, realizadas en momentos distintos: durante la internacin hospitalaria de los RN, por ocasin del proceso de orientacin e insercin materna en el cuidado del RN hasta el alta y, posteriormente, en encuentros realizados en el domicilio de las familias y ambulatorio de especialidades del Hospital Universitario de Maring. Los dados fueron sometidos al anlisis de contenido de Bardin. Los resultados evidenciaron que las orientaciones hechas durante la internacin del beb posibilitaron la construccin de soporte materno para el cuidado domiciliario, sirviendo como guin inicial del cuidado por las madres y posibilitando la adaptacin gradual hasta la insercin definitiva en la rutina familiar. El estudio permiti concluir que, dentro de la propuesta de protocolo para el alta, los cuidados bsicos con la alimentacin (y dems cuidados correlacionados) y con la higiene del RN se constituyeron en temticas que exigieron el mayor nmero de intervenciones educativas. Igualmente, la organizacin de los tpicos en grupos temticos como los derivados de las discusiones de los resultados del estudio - Cuidados de higiene y confort, Amamantamiento materno, Higiene de las manos, Cuidados generales en el domicilio, Cuidados especficos, Rutinas asistenciales de la UCIN, Informaciones sobre estado clnico del beb, Acompaamiento ponderal - entre otros emanados de cada realidad asistencial, sirven de referencial para el direccionamiento del abordaje educativo en estos contextos. Otro aspecto esencial all suceso del proceso educativo en salud se refiere a la consolidacin de una relacin teraputica adecuada, basada en la comunicacin efectiva y en la acogida, permitiendo que la construccin de la autonoma materna para el cuidado se haga de forma sistematizada y eficaz. As, las implicaciones del estudio para el rea de conocimiento de la enfermera expone la importancia de la investigacin cientfica, como instrumento para el diagnstico de las realidades asistenciales, destacando problemas del cotidiano del enfermero, y apuntando posibilidades de sistematizar la accin de cuidar en los diferentes contextos, orientada por la busca de la calificacin de la asistencia.
Data da defesa: 2012
Cdigo: vtls000208117
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ieda Harumi Higarashi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao em Enfermagem
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Departamento de Enfermagem

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Marly Veronez.pdf
Tamanho: 1534 Kb (1570943 bytes)
Criado: 11-10-2013 11:17
Atualizado: 11-10-2013 11:25
Visitas: 1391
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