Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Ensino e aprendizagem da integral de Riemann de funes de uma varivel real : possibilidades de articulao da utilizao de mapas conceituais com a teoria dos registros de representaes semiticas
Autor(es): Claudete Cargnin
Palavras-chave [PT]:

Integral de Riemann. Mapas conceituais. Teoria de Registro de Representao Semitica. Teoria da Situao Didtica.
Palavras-chave [EN]:
Riemanns Integral. Conceptual Maps. Theory of Semiotic Representation Registers. Theory of Didactic Situation.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Rui Marcos de Oliveira Barros [Orientador] - UEM
Ana Paula Jahn - USP
Tnia Stella Bassoi - UNIOESTE
Clia Finck Brandt - UEPG
Lilian Akemi Kato - UEM
Valdeni Soliani Franco - UEM
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivos identificar as contribuies: 1) da Teoria de Registros de Representao Semitica, aliada Teoria das Situaes Didticas, para a conceitualizao da Integral de Riemann para funes de uma varivel real (chamada de Integral Definida, ao longo do texto); 2) da utilizao dos Mapas Conceituais para acompanhar o desenvolvimento da conceitualizao da Integral Definida. uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratria, que tem a Engenharia Didtica como metodologia de pesquisa. Os pressupostos tericos esto alicerados s Teorias das Situaes Didticas e Teoria de Registro de Representao Semitica. Os Mapas Conceituais foram usados como instrumento didtico de acompanhamento. Aps pesquisa bibliogrfica, foi elaborada e aplicada uma sequncia didtica por meio de minicurso, em um grupo de treze alunos de 1 a 3 perodos dos cursos de Engenharia Civil, de Engenharia Ambiental, Engenharia de Produo e Licenciatura em Qumica. Na sequncia didtica, aplicada no perodo de 06 a 15 de agosto de 2012, foi solicitada, em cinco momentos, a elaborao e/ou alterao de um Mapa Conceitual, no software Cmap Tools, envolvendo os contedos das atividades. Os softwares Geogebra e wxMaxima foram usados como recursos didticos na resoluo das atividades propostas. Foi observado que a discusso em grupo e a explorao computacional trazem importantes contribuies para a aprendizagem dos conceitos. Alm disso, pode-se inferir que a anlise dos Mapas Conceituais elaborados pelos alunos, permite, ao professor, conhecer os aspectos que devem ser reforados para que a compreenso do contedo integral definida seja amplificada, identificar possveis obstculos didticos e confrontar conceitos-chave de docentes e discentes. Observou-se, ainda, que, as atividades planejadas a fim de proporcionar autonomia e ao pelo aluno, baseadas nos diferentes registros de representao semitica, tornam-se mais propcias atribuio de significao ao contedo ensinado.

Abstract: The purposes of the present research are to identify the contributions of: 1) the theory of Semiotic Representation Registers, allied to theory of Didactic Situations, to the construction of the concept of Riemann?s Integral for functions of a real variable (named as Definite Integral along the text); 2) the use of Concept Maps in order to notice the development of conceptualization of Definite Integral. It is a qualitative research, of exploratory nature, which has adopted the Didactical Engineering as research methodology. The theoretical support is based on Theories of Didactic Situations and Theory of Semiotic Representation Registers. For monitoring, the Concept Maps were used as didactic instruments. After literature review, it was developed and applied a didactic sequence, through a mini course for thirteen students of 1st to 3rd grade levels of Civil Engineering, Environmental Engineering, Production Engineering and License in Chemistry. During the didactic sequence applied from 6th to 15th of August of 2012, on five occasions, it was required the production and/or alteration of a Concept Map, in the software Cmap Tools, involving the contents of the activities. The softwares Geogebra and wxMaxima were used as didactic resources for solving the respective activities. It was observed that group discussion and computational exploration can bring about important contributions for the concepts learning. Furthermore, the analysis of the Concept Maps produced by students, allows the teacher to recognize features that should be strengthened to improve the understanding of Definite Integral content. It also allows to identify possible didactic difficulties, and to confront key-concepts of teachers and students. It was noticed that, activities planned in order to provide autonomy and attitude in the students, based on different registers of semiotic representation, are more likely to provide meanings to the taught contents.
Data da defesa: 25/07/2013
Cdigo: vtls000208118
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas. Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Departamento de Matemtica

Responsavel: vera
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Ensino e aprendizagem da Integral de Riemann_possibilidades.pdf
Tamanho: 7050 Kb (7218694 bytes)
Criado: 11-10-2013 13:01
Atualizado: 22-10-2015 16:59
Visitas: 1358
Downloads: 51

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.