Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A geometria na arquitetura : uma abordagem dos estilos arquitetnicos da Antiquidade Clssica, do Renascimento e da Modernidade
Autor(es): Marcia Boiko dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Arquitetura. Geometria. Estilos arquitetnicos. Simetria. Razo urea. Perspectiva. Topologia. Antiguidade clssica. Renascimento. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Geometry. Architecture. Classical Antiquity. Renaissance. Modernity. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Jos Carlos Cifuentes Vasquez - UFPR
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Resumo:
Resumo: A percepo da intrnseca relao entre a Arte do Espao (Arquitetura) e a Cincia do Espao (Geometria) estimulou o interesse pelo tema, como um meio de tornar o estudo da Geometria, na Educao Bsica, mais fascinante e prazeroso, acarretando um enfoque diferente para o ensino e a aprendizagem. Para tanto, por meio do estudo de alguns conceitos geomtricos e de qualidades estticas da Arquitetura, observou-se possveis relaes entre estas duas reas de conhecimento em trs perodos relevantes da histria, a saber: na Antiguidade Clssica, sob o ponto de vista geomtrico, observou-se as relaes de Simetria e Propores nas edificaes gregas, bem como as romanas com a retomada do Tratado De Architetura de Vitrvio; no Renascimento a nfase na Perspectiva, com destaque para Leonardo da Vinci, Filippo Brunelleschi e Leon Battista Alberti e finalmente no perodo Moderno, a utilizao da Topologia com nfase nas obras de Oscar Niemeyer. Mais objetivamente, pretendeu-se verificar as contribuies que as obras desses artistas da arquitetura podem trazer para o ensino e a aprendizagem de conceitos geomtricos na Educao Bsica na atualidade. Priorizou-se o recurso imagem como possibilidade de ampliar as habilidades de visualizao e interpretao das tcnicas desenvolvidas nos diferentes perodos histricos. E nesse contexto, portanto, que se realizou esta pesquisa qualitativa e documental de cunho terico e epistemolgico que investigou pontos de contato entre essas duas reas de conhecimento.

Abstract: The perception of the intrinsic relationship between Space Art (Architecture) and Space Science (Geometry) is a factor that stimulated the interest in this theme, such as the way to study Geometry in the Basic Education System, in a more fascinating and pleasurable way, giving a different focus to the method ofteaching. For this purpose tlirough the study of some geometric concepts and esthetical qualities of Architecture, showing possible relationships between these two areas of knowledge in tbree relevant periods of history. That is: In a Classical Antiquity Period under the geometrie viewpoints, the relation of Symmetry and Proportions in the Greek buildings was noticed, as well the Romans with the retum of the Accord "De Architetura" of Vitruvio; In a Renaissance Period the emphasis on Perspective, with a focus on Leonardo Da Vinci, Filippo Brunelleschi and Leon Battista Alberti and finally in a Modernity Period the utility of Topology with emphasis on the works of Oscar Niemeyer was analysed. The main objective was to verif,i the contributions that the works of these artists architecture can provide to the method ofteaching with geometric concepts in the Basic Education System in the present time. Prioritized resource in images, where the objective to make possible the expansion of the skills of visualization and interpretation in some developed technology in distinct periods of history. In this context, therefore, this work was conducted qualitative and documentary research oftheory and epistemological by cleat, that is the investigated point ofcontacts between these two areas of knowledge.
Data da defesa: 17/06/2013
Cdigo: vtls000208120
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: A GEOMETRIA NA ARQUITETURA.pdf
Tamanho: 6412 Kb (6566206 bytes)
Criado: 19-10-2013 07:44
Atualizado: 19-10-2013 07:51
Visitas: 1104
Downloads: 33

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.