Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Prova Brasil : alguns fatores determinantes da qualidade de ensino de matemtica das escolas pblicas do municpio de Maring-PR
Autor(es): Valdirene Maria dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Matemtica. Qualidade de ensino. Prova Brasil. Ensino fundamental. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Instruction quality. Prova Brasil. Mathematics. Maring. State. Paran . Brazil.
rea de concentrao: Formao de Professores, Renovao Curricular e Avaliao Escolar na rea de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Doherty Andrade [Orientador] - UEM
Maria Raquel Miotto Morelatti - UNESP
Regina Maria Pavanello - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a Prova Brasil e como objetivo identificar alguns fatores determinantes para a qualidade do ensino de matemtica, especificamente, para os alunos da rede pblica do Ensino Fundamental do municpio de Maring. Iniciamos este estudo fazendo um breve histrico da educao no Brasil, em seguida, discutimos sobre a qualidade de ensino e a qualidade de educao. Apresentamos alguns indicadores oficiais das polticas pblicas de avaliao educacional, como a Prova Brasil, SAEB- Sistema de Avaliao da Educao Bsica; o indicador de qualidade de ensino, o IDEB- ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica e a avaliao internacional PISA- Programa Internacional de Avaliao de Desempenho Escolar e relatamos sobre os dados revelados desses indicadores e avaliaes no perodo de 2005 a 2011. Como objetivo de nosso trabalho investigamos a relao entre capital econmico e cultural familiar e o desempenho na disciplina de matemtica, considerando apenas alunos do 5 ano. Para tornar o texto mais completo, fizemos uma breve introduo sobre o conceito de Capital Cultural, Econmico e Social na viso dos socilogos Pierre Bourdieu e James Coleman que deram suporte terico ao trabalho quantitativo. Apresentamos o resultado de nossa observao em duas escolas do municpio, tal observao teve por objetivo determinar fatores que no foram ou no puderam ser detectados estatisticamente. O nosso principal resultado indica que quanto maior o nvel do Capital Cultural e Econmico Familiar maior a mdia registrada na disciplina de matemtica, identificando uma positiva associao entre essas variveis e o desempenho escolar. Utilizamos os microdados da Prova Brasil 2011 fornecido pelo INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa em Educao Ansio Teixeira. Para o tratamento desses dados, usamos o software especfico SAS.

Abstract: This study aims at studying Prova Brasil in order to identify some of the decisive factors to establish a good quality Mathematics instruction, particularly to students in elementary public schools in the city of Maring. A brief education historical background opens our study being then followed by a discussion on both education and instruction quality.Some official indicators from public policies for educational assessment are presented, such as Prova Brasil, SAEB (Elementary Education Assessment System); instruction quality indicator, IDEB (Elementary Education Development Rate) and the international assessment PISA (International Program for School Performance Assessment); we sequently report data revealed from those indicators and assessments from 2005 to 2011. We investigate the relationship between economic capital and family culture and performance in Mathematics, taking into account only students in the fifth grade. In order to widely write on the subjetc we briefly introduced the concepts of Cultural, Economic and Social Capital under the view of sociologists such as Pierre Bourdieu and James Coleman whose theories supported the qualitative content. We present the results of our studies on two city schools seeking to establish factors that could not be statistically detected. Our main result points that the higher the levels for Cultural, Economic and Family Capitals the higher the average marks recorded for Mathematics, identifying a positive association between such variables and school performance. We used microdata from ?Prova Brasil? 2011 provided by INEP (Ansio Teixeira National Institute of Research in Education) and in order to treat such data we used SAS software.
Data da defesa: 18/06/2013
Cdigo: vtls000208127
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Doherty Andrade
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: anezia
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Valdirene Completo.pdf
Tamanho: 2741 Kb (2806636 bytes)
Criado: 14-11-2013 08:30
Atualizado: 14-11-2013 08:44
Visitas: 758
Downloads: 21

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.