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Ttulo [PT]: O atendimento individual na rea de lngua portuguesa de um CEEBJA : aspectos organizacionais e pedaggicos
Ttulo [EN]: Personal attendance in portuguese language in a CEEBJA: organizational and pedagogical aspects
Autor(es): Maria de Lourdes Andrade de Carvalho
Palavras-chave [PT]:

Educao de jovens e adultos. Ensino fundamental e mdio. Prtica de ensino. Educao de adultos. Atendimento individual. Prticas pedaggicas. CEEBJA Professor Manoel Rodrigues da Silva. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Education of young people and adults. Personal attendance. School organization. Pedagogical practices. CEEBJA Professor Manoel Rodrigues da Silva. Maring. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Maria Ins Pagliarini Cox - UFMT
Resumo:
Resumo: A populao em geral, inclusive muitos educadores e pesquisadores de outras reas, relaciona a Educao de Jovens e Adultos (EJA) com o Mobral, com a erradicao do analfabetismo ou at mesmo com o ensino supletivo, mas poucos a reconhecem como uma modalidade da Educao Bsica amparada na Constituio de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional 9394/96. E, embora o nmero de pesquisas envolvendo a Educao de Jovens e Adultos tenha aumentado, a maioria dos trabalhos ainda se encontra na rea da Educao e enfoca as polticas pblicas e/ou a alfabetizao/letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, deixando em aberto um campo quase que inexplorado: os anos finais do Ensino Fundamental (fase II) e o Ensino Mdio. Como professora atuante na EJA e como pesquisadora, propomo-nos a caracterizar o atendimento individual de Lngua Portuguesa do CEEBJA Professor Manoel Rodrigues da Silva a fim de contribuir para o reconhecimento da EJA como uma modalidade de ensino da Educao Bsica, bem como fomentar discusses em mbito acadmico, em especial nos cursos de formao de professores, a respeito das prticas pedaggicas e sua relao com a interao em sala de aula. Assim, nossa pesquisa, de cunho qualitativo-interpretativista, trata-se de um estudo de caso, com nuances etnogrficas, que tem como foco o atendimento individual e as prticas pedaggicas desenvolvidas pelos professores de Lngua Portuguesa, e que visa descrever e refletir a respeito dessa forma de atendimento. Para tanto, primeiramente, buscamos reconstruir a trajetria da EJA traando um breve histrico dessa modalidade da Educao Bsica no Brasil e no Paran por meio de levantamento documental e de uma reviso da literatura a esse respeito, destacando as mudanas pelas quais a educao direcionada aos adultos passou. Em seguida, por meio de entrevistas e documentos, detemo-nos na reconstruo do percurso do CEEBJA de Maring desde sua fundao at o ano de 2012 e de seu entrelaamento com o atendimento individual. Posteriormente, para descrever o atendimento individual e as prticas pedaggicas de Lngua Portuguesa, pautamo-nos em observaes advindas do trabalho de campo, em entrevistas semiestruturadas direcionadas a professores do atendimento individual da disciplina e em questionrios respondidos pelos alunos. Os resultados comprovam que o atendimento individual do CEEBJA, foco deste estudo, se constitui em uma organizao diferenciada cujas principais caractersticas vo alm da flexibilidade de horrio, abrangendo uma forma diferente de relao e de interao institucional, pautada no respeito ao perfil e ao ritmo de aprendizagem dos alunos.

Abstract: People and even educators and researchers from other scientific areas, as a rule, link the Education of Young People and Adults (EJA) to the Mobral program, featuring the eradication of illiteracy, and to Fast Education. Few acknowledge this type of education as a modality of Basic Education based on the 1988 Brazilian Constitution and on the 1996 Guidelines for National Education. Although the number of research works on Education of Young People and Adults has increased, most are limited to educational areas and focus on public policies and/or the literacy during the first years of Basic Education. The above procedure fails to explore the last years of Basic Education (Phase II) and High School. Since the author is a teacher in the Education of Young People and Adults, she characterizes individual attendance to students in the area of Portuguese Language in a State Centre of Basic Education for Young People and Adults Professor Manoel Rodrigues da Silva (CEEBJA) so that EJA may be seen as a teaching modality in Basic Education and discussions may be encouraged on pedagogical practices and their relationship with interactivities in the classroom, among professionals, especially within courses for teacher formation. Current qualitative-interpretative research is a case study, with ethnographic overtones, which focuses on individual attendance and pedagogical practices developed by teachers of Portuguese. Research also describes and debates such attendance. The history of EJA with a brief analysis of Basic Education modality in Brazil and in the state of Paran is first discussed. Documentary surveys and a revision of the literature underscore changes which occurred in adult education. Interviews and official documents were investigated for the reconstruction of the CEEBJA in Maring PR Brazil since its establishment up to 2012, coupled to its bonding with personal attendance. Personal attendance and pedagogical practices in the Portuguese Language are described from half-structured interviews with teachers who practice personal attendance and from questionnaires answered by students. Results show that individual attendance of CEEBJA is a differentiated organization whose main features go beyond timetable flexibility. In fact, they comprise different forms of relationships and institutional interactions foregrounded on the students learning type and learning.
Data da defesa: 05/08/2013
Cdigo: vtls000208270
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: anezia
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao - Maria de Lourdes Andrade de Carvalho.pdf
Tamanho: 2321 Kb (2376987 bytes)
Criado: 01-11-2013 07:07
Atualizado: 01-11-2013 07:35
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