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Ttulo [PT]: Representaes de mulher na Coleo Menina e Moa e em Best sellers juvenis contemporneos : a formao de leitoras mirins
Autor(es): Alessandra Oliveira dos Santos Beltramim
Palavras-chave [PT]:

Literatura infanto-juvenil. Leituras femininas. Coleo Menina e Moa. Crtica e interpretao. Narrativas contemporneas. Representao. Mulher. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Childrens and Juvenile literature. Female readings. Coleo Menina
e Moa. Contemporary Narratives. Womens representation. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Mirian Hisae Yaegashi Zappone [Orientador] - UEM
Lcia Osana Zolin - UEM
Clarice Lottermann - UNIOESTE
Resumo:
Resumo: Observando a histria cultural - que evidencia que o pblico infantojuvenil feminino tem sido duplamente alvo de preconceito - esta dissertao, partindo da concepo de que a literatura tambm pode ser lida como representao (COMPAGNON, 2001), objetivou realizar uma leitura de narrativas destinadas ao pblico infantojuvenil feminino brasileiro, em perodos distintos - nas dcadas de 1930 a 1960 e na contemporaneidade -, a fim de identificar a representao da figura feminina nelas corporificadas, por meio das personagens nelas presentes. O corpus abarcou trinta e sete narrativas da Coleo Menina e Moa, publicadas entre 1930 e 1960 pela Editora Jos Olympio, e duas colees de best Sellers infantojuvenis contemporneos, sendo quatro narrativas da Srie Fazendo Meu Filme, da autora Paula Pimenta, da Editora Gutenberg, e cinco da Srie Retratos de Malu, da autora Thalita Rebouas, da Editora Rocco. Para tanto, utilizamos a metodologia qualitativa, contando com pesquisa bibliogrfica e anlises textuais. Entre os referenciais tericos abordados para a compreenso da relao entre a Literatura e a Indstria Cultural, destacamos os estudos de Adorno e Horkheimer (1990), Eco (1979), Bourdieu (1982), Sodr (1988) e Pellegrini (2001), alm das contribuies dos especialistas nas pesquisas relacionadas especificamente Literatura Infantojuvenil, tais como Lajolo e Zilberman (1991 e 1982), Coelho (2010) e Colomer (2003). Para a apropriao da concepo de literatura tambm como representao, partimos dos pressupostos tericos de Compagnon (2001), Chartier (1989), Campos (1992), Reis (1992) e das especialistas nos estudos sociolgicos relacionados s representaes sociais do sexo feminino, tais como Rocha-Coutinho (1994), Beauvoir (2000), Cunha (1999) e Del Priore (1995), as quais confirmaram o carter histrico e ideolgico da demarcao dos papeis sociais dos sexos. A partir deste estudo, constatou-se, nos textos analisados, implcita ou explicitamente, a incorporao de alguns expedientes narrativos e protocolos discursivos voltados projeo (configurao) de um perfil de mulher condizente com os padres impostos pela sociedade patriarcal. Nota-se, a partir da comparao das narrativas representativas dos dois recortes histricos selecionados, que os best sellers juvenis femininos contemporneos prenunciam uma tentativa de rompimento do esteretipo romntico da figura feminina e a consequente determinao da felicidade conjugal - e suas respectivas implicaes - como nica possibilidade de realizao plena da mulher, sem contudo, romper plenamente com as ideologias tradicionais.

Abstract: Analyzing the cultural history - that evidences the doubly prejudice that children's/juvenile female public has been suffered - this dissertation, based on the idea that literature can also be read as representation (COMPAGNON, 2001), aimed to do a reading of narratives produced for the children's/juvenile female Brazilian public, in different periods - the decades from 1930 to 1960 and at the contemporary - in order to identify the representation of the female figure embodied in these narratives, through its characters. The corpus is composed by thirty narratives from Coleo Menina e Moa, published between 1930 and 1960 by Jos Olympio publishing house, and two collections from contemporary children's/juvenile bestsellers, such as four narratives from the Srie Fazendo Meu Filme, by the author Paula Pimenta, Gutenberg publishing house, and five from Srie Retratos de Malu, by the author Thalita Rebolledo, Rocco publishing house. We used a qualitative thodology, with bibliographical and textual analysis. Among the theoretical approached to understanding the relationship between Literature and Cultural Industry, include studies of Adorno and Horkheimer (1990), Eco (1979), Bourdieu (1982), Sodr (1988) and Pellegrini (2001), in addition to contributions from authors whose researches are related specifically to the Brazilian Children's and Juvenile Literature, such as Lajolo and Zilberman (1991), Lajolo (2000), Zilbermann (1982), Coelho (2010) and Colomer (2003). For the appropriation of the concept of literature as well as representation, we considered studies from Compagnon (2001), Chartier (1989), Fields (1992), Reis (1992) and, in sociological studies related to social representations of women, we considered Rocha-Coutinho (1994), Beauvoir (2000), Cunha (1999) and Del Priore (1995), which confirmed the historical and ideological demarcation of the social roles of the sexes. From this study, it was verified in the analyzed texts, implicitly or explicitly, the incorporation of some narrative expedients and discursive protocols that project (configuration) a woman profile consisten t with the standards imposed by the patriarchal society. From the comparison of the representatives narratives in both historical periods selected, it was noted that contemporary children's/juvenile bestsellers foreshadow an attempt to break the romantic stereotype of the female figure and the consequent determination of marital bliss - and their implications - as the only possibility for the full realization of women, without, however, break completely with the traditional ideologies.
Data da defesa: 26/08/2013
Cdigo: vtls000209428
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: saletep
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Representaes de mulher_Alessandra Beltramim_UEM.pdf
Tamanho: 3531 Kb (3615576 bytes)
Criado: 17-02-2014 14:17
Atualizado: 17-02-2014 14:42
Visitas: 769
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