Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Formao inicial de professores : o percurso de alunos de estgio supervisionado em Fsica da UEM, envolvendo a proposta da prtica reflexiva, o ldico e o uso de tecnologias
Autor(es): Ricardo Francisco Pereira
Palavras-chave [PT]:

Professor. Formao. Fsica. Perfil do professor. Estgio supervisionado. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher training. Teacher profile. Supervised training, Physics. Brazil.
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica
Banca:
Polnia Alto Fusinato [Orientador] - UEM
Anair Alto - UEM
Mauro Luciano Baesso - UEM
Dulcinia Ester Pagani Gianotto - UEM
Maria Jlia Corazza - UEM
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa analisa o percurso de licenciandos de Fsica ao cursarem a disciplina Estgio Supervisionado em Fsica II, da Universidade Estadual de Maring, no segundo semestre do ano de 2012. Propuseram-se atividades envolvendo a prtica reflexiva, o ldico e o uso de tecnologias visando a formao de um professor cujo perfil seja dinmico, interativo, participativo, reflexivo e ldico. A pesquisa caracteriza-se como Pesquisa Qualitativa porque procura responder questes particulares da realidade investigada e estruturada com base na pesquisa-ao, preocupada com o diagnstico do problema em um determinado contexto especfico. Utilizando a classificao de Franco (2005), est pesquisa se encaixa como pesquisa-ao estratgica porque a proposta de transformao da realidade investigada foi planejada previamente sem a participao dos sujeitos da pesquisa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionrio investigativo do perfil dos licenciandos e de um memorial pessoal entregue no final da disciplina. No memorial cada participante refletiu sobre as atividades propostas por esta pesquisa como uma das avaliaes. A metodologia utilizada na anlise dos memoriais foi o mtodo fenomenolgico, cujo princpio alcanar a essncia das reflexes dos pesquisados. As anlises e reflexes dos resultados mostraram que os licenciandos evoluram na direo do perfil de professor que queremos formar. Verificou-se uma evoluo gradativa dos licenciandos e um amadurecimento de um futuro professor de Fsica ao assumir uma postura mais participativa, reflexiva e interativa durante as atividades desenvolvidas. Tiveram contato e aprenderam a utilizar variados recursos e metodologias de ensino buscando compreender que a formao inicial no o estgio final da formao de um professor, mas somente o incio e que necessrio uma busca permanente do aperfeioamento profissional. As atividades propostas nesta pesquisa alcanaram resultados que mostram uma significativa contribuio como recurso de ensino na formao de um professor reflexivo, dinmico e interativo. Podemos ento afirmar que nossa proposta vivel e que possvel promover uma formao inicial com princpios mais adequados s qualidades exigidas atualmente para os professores de Fsica.

Abstract: This research analyzes the route of the undergraduate physics coursing discipline Supervised Training II in Physics, Universidade Estadual de Maring, in the second half of the year 2012. It was proposed activities involving reflective practice, and the playful use of technologies for the formation of a teacher whose profile is dynamic, interactive, participatory, reflective and playful. The research is characterized as qualitative research because it seeks to answer particular questions of reality investigated and structured based on action research, concerned with the diagnosis of the problem in a particular context. Using the classification of Franco (2005), is research fits like action research proposal because the strategic transformation of reality has been investigated previously planned without the participation of the subjects. The data were collected through a questionnaire investigative profile of student teachers and a personal memorial delivered at the end of the course. At the memorial each participant reflected on the activities proposed by this research as one of the reviews. The methodology used in the analysis of the memorials was the phenomenological method, whose principle is to achieve the essence of the reflections of those surveyed. The analyzes and reflections of the results showed that the licensees have evolved in the direction of the teacher profile form we want. There was a gradual evolution of undergraduates and a maturing of a future teacher of Physics to take a more participatory, reflective and interactive during activities. Contact and had learned to use various resources and teaching methodologies in order to understand that the initial training is not the final stage of the formation of a teacher, but only the beginning and that you need a continuous search for improvement professional. The activities proposed in this study achieved results that show a significant contribution as a teaching resource in the formation of a reflective teacher, dynamic and interactive. Then we can say that our proposal is feasible and that it is possible to promote an initial training principles best suited to the qualities required today for physics teachers.
Data da defesa: 29/08/2013
Cdigo: vtls000209436
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polnia Alto Fusinato
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e o Ensino da Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para o Ensino da Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE DE DOUTORADO - correo final.pdf
Tamanho: 2319 Kb (2374298 bytes)
Criado: 11-04-2014 13:57
Atualizado: 11-04-2014 14:05
Visitas: 562
Downloads: 28

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.