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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Geografia

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Ttulo [PT]: As abordagens sobre populao na geografia brasileira (1934?2010) : permanncias, transformaes e rupturas
Autor(es): Najla Mehanna Mormul
Palavras-chave [PT]:

Geografia. Populao. Aspectos econmicos. Demografia. Cincia geogrfica. Geografia brasileira (1934-2010). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Population. Geography. Geographical Science. Brazil.
rea de concentrao: Organizao do espao habitado
Titulao: Doutor em Geografia
Banca:
Mrcio Mendes Rocha [Orientador] - UEM
Sueli de Castro Gomes - UEM
Cesar Miranda Mendes - UEM
Amlia Luisa Damiani - USP
Fbio Betioli Contel - USP
Resumo:
Resumo: A presente tese tem o objetivo de discutir como a populao enquanto tema e a disciplina Geografia da Populao foi trabalhada pela Geografia. Para isso optamos em realizar uma recuperao histrica sobre os principais fatos que propiciaram o desenvolvimento da cincia geogrfica e assim buscar identificar o lugar dos estudos populacionais. Nosso problema reside no fato de que a Geografia da Populao, principalmente, no que se refere ao Brasil (1934-2010) vem perdendo espao tanto na pesquisa quanto no ensino. Nesse sentido, adotamos como metodologia inicial a pesquisa bibliogrfica ou documental, visando recuperar o conhecimento cientfico acumulado e desvelar o problema. A pesquisa realizada terica e metodolgica, tendo ao mesmo tempo um carter exploratrio e investigativo. Para tanto, realizamos um levantamento atravs da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES) dos Programas de Ps-Graduao em Geografia em nvel de Mestrado e Doutorado no Brasil, referente ao ano de 2010 e acessamos a graduao dessas Instituies para verificar os planos de ensino e averiguar como se encontra o ensino de Geografia da Populao. Tambm foram realizadas entrevistas com pesquisadores gegrafos, que dedicaram boa parte de sua trajetria acadmica em pesquisar esse tema. Ainda, por intermdio do banco de teses e dissertaes da CAPES, diagnosticamos o volume de trabalhos defendidos que envolviam a temtica populao entre os anos de 1987 a 2010 e analisamos duas revistas geogrficas de abrangncia nacional: a Revista Brasileira de Geografia (1939 a 2005) e o Boletim Paulista de Geografia (1956 a 2005), para verificar a publicao sobre Geografia da Populao no que tange o volume e a periodicidade. Objetivando qualificar a anlise realizamos pesquisa em fonte de papel com os professores que atuam na rede estadual de educao do Paran, especialmente, professores que trabalham no oeste e sudoeste, para avaliarmos o ensino da populao nas aulas de Geografia. Tendo como pressuposto as Diretrizes Curriculares Estaduais de Geografia (DCE/PR) e os livros didticos pblicos de Geografia do Ensino Fundamental II (6 a 9 ano) e do Ensino Mdio (1 a 3 ano) adotados no ltimo trinio. Por meio dessas opes metodolgicas obtivemos maior familiaridade com o tema, pois a forma de abordagem dos dados permitiu traduzir algumas informaes por meio de grficos, tabelas e quadros com o objetivo de no s serem classificados, mas principalmente analisados. Adotamos como mtodo o materialismo histrico dialtico, por acreditarmos que ele possibilita a investigao e anlise dos fenmenos em sua totalidade. Ao passo que permite verificar que o processo dialtico, portanto, est em constante transformao. Logo, a presente tese oportunizou que entendssemos melhor a populao enquanto tema da Geografia, e tambm o surgimento da Geografia da Populao. Assim, verificamos as diferentes abordagens tericas e metodolgicas e os momentos histricos onde esse campo do conhecimento sofreu transformaes na Geografia brasileira. Bem como, entender os motivos que levaram a Geografia da Populao perder "espao" na cincia geogrfica, o que est vinculado ao prprio processo de desenvolvimento da Geografia e da formao de gegrafos e professores, que atuam como disseminadores e formuladores do conhecimento geogrfico. Neste sentido, acreditamos que esta tese nos permite pensar geograficamente e agir localmente, j que almejamos entender e contribuir no desenvolvimento dos estudos populacionais na Geografia. Todavia, buscamos incitar a reflexo e ao acerca desse tema, pois defendemos que ele merece maior ateno da Geografia e dos professores-pesquisadores, uma vez que h muito a se fazer e contribuir tanto para o desenvolvimento da cincia geogrfica quanto para a Geografia da Populao.

Abstract: This thesis aims discuss how the population as a subject and discipline Population Geography were worked by Geography. For this we chose to perform a recovery on key historical or events that led to the development of geographical science and thus seek to identify the place of population studies. Our problem lies in the fact that the Population Geography, especially regarding Brazil (1934-2010) has been losing ground in both research and teaching. Accordingly, we adopted as the initial methodology literature or documentary, aiming to recover the accumulated scientific knowledge and uncover the problem. This research is theoretical and methodological, having both an exploratory and investigative. Therefore, we conducted a survey through the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) of the Graduate Program in Geography at Masters and PhD level in Brazil for the year 2010 and accessed the graduation of these institutions to check teaching plans and find out how is the teaching of Population Geography. Interviews were conducted with researchers geographers, who devoted much of his academic research on this topic. Still , through the bank of theses and dissertations from CAPES, diagnosed the volume of work advocated involving the subject population between the years 1987 to 2010 and analyzed two Brazilian journals in geography: Revista Brasileira de Geografia (1939-2005) and Boletim Paulista de Geografia (1956-2005), to verify publication on Population Geography regarding volume and frequency. To qualify the analysis conducted research paper source with the teachers working in the state of Paran education, especially teachers working in the west and southwest, to evaluate the teaching population in Geography lessons. Based on the assumption Curriculum Guidelines for State Geography (DCE/PR) and public Geography textbooks of Elementary Education II (6th to 9th grade) and High School (1st to 3rd year) adopted in the last three years. Through these methodological choices got more familiar with the topic, as the way to approach the data allowed translate some information through charts and tables in order to not only be classified, but mainly examined. Adopted as a method of historical materialism dialectic, because we believe that it provides research and analysis of phenomena in their entirety. While it shows that the process is dialectical, therefore, is constantly changing. Therefore, this thesis provided an opportunity we understood better the population as an issue of geography, and also the emergence of Population Geography. Thus, we see the various theoretical and methodological approaches and the historical moments in which this field of knowledge has been transformed in Brazilian Geography. As well as understand the reasons that led to Population Geography lose "space" in geographical science, what is linked to the process of development of Geography and geographers and training teachers, who act as disseminators and formulators of geographical knowledge. In this sense, we believe that this approach allows us to think geographically and act locally, since we wish to understand and contribute to the development of population studies in Geography. Nonetheless, we tried to incite reflections and actions on this complex and challenging issue because it deserves more attention by Geography teacher-researchers, since there is much to do and so much to contribute to the development of geographical science as for Geography Population.
Data da defesa: 13/09/2013
Cdigo: vtls000209735
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mrcio Mendes Rocha
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Tese (doutorado em Geografia)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Geografia

Responsavel: saletep
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Najla MehhannaMormul.pdf
Tamanho: 2719 Kb (2783796 bytes)
Criado: 11-03-2014 13:34
Atualizado: 03-04-2014 10:48
Visitas: 874
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