Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração

Título [PT]: Oportunidade empreendedora e cultura compreendendo a identificação e exploração de oportunidades empreendedoras em dois contextos culturais
Título [EN]: Opportunité entrepreneuriale et culture: comprenant l'identification et l'exploitation des opportunités entrepreneuriales dans deux contextes culturels
Autor(es): Marcela Moura Basaglia
Palavras-chave [PT]:

Empreendedorismo. Oportunidade empreendedora. Cultura. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Entrepreneuriat. Opportunité entrepreneuriale. Culture. Brazil.
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Hilka Pelizza Vier Machado [Orientador] - UEM
Luciano Mendes - ESALQ/USP
Olga Maria Coutinho Pépece - UEM
Resumo:
Resumo: O empreendedorismo apresenta como um dos temas centrais o estudo das oportunidades empreendedoras. Identificar e explorar a oportunidade empreendedora é fundamental para que ocorra o empreendedorismo (SHANE; VENKATARAMAN, 2000; RAMOS-RODRÍGUEZ et al., 2010; BARON; SHANE, 2011). Muitos fatores influenciam o empreendedor na identificação e na exploração dessas oportunidades. Essas oportunidades podem ser vinculadas a cultura de determinado local (VALIATI; FLRIASSI, 2007; LIMEIRA, 2008). Tendo como objetivo compreender como oportunidades empreendedoras vinculadas à cultura foram identificadas e exploradas por empreendedores no Paraná, no Brasil e no Quebec, no Canadá, esta pesquisa analisou casos de empreendedores que identificaram e exploraram oportunidades vinculadas à cultura. O método foi o estudo de caso e foram selecionados quatro casos do ramo alimentício, dois casos em cada contexto cultural. A presente pesquisa se caracterizou como um estudo qualitativo, sendo a coleta dos dados realizada com entrevistas semiestruturadas com os empreendedores e dados secundários. Os resultados mostraram que além dos aspectos apontados na literatura, como alerta empreendedor, informações e processamento cognitivo, o conhecimento prévio, experiência, aprendizagem e capital intelectual, a cultura influenciou a atitude empreendedora. Os dados mostraram que há uma dimensão única do perfil empreendedor nos quatro casos, e que o empreendedorismo pode criar e recriar cultura, assim como a cultura pode criar e recriar o empreendedorismo. Deste modo são campos totalmente interligados.

Rèsumé: Entrepreneuriat a pour thème central dans l'étude des opportunités entrepreneuriales. Identifier et exploiter les opportunités entrepreneuriales est fondamental pour le entrepreneuriat (SHANE; VENKATARAMAN, 2000; RAMOS-Rodriguez et al, 2010;. BARON, Shane, 2011). De nombreux facteurs influencent l'entrepreneur à identifier et exploiter ces opportunités. Ces opportunités peuvent être liés à la culture d'un certain endroit (Valiati; FLRIASSI, 2007; LIMEIRA, 2008). Visant à comprendre comment les opportunités entrepreneuriales liées à la culture ont été identifiées et exploitées par des entrepreneurs à Parana, au Brésil et au Québec, au Canada, cette étude a analysé les cas d'entrepreneurs qui ont identifié et exploré les opportunités liées à la culture. La méthode a été l'étude de cas et quatre cas ont été sélectionnés à partir de l'industrie alimentaire, deux cas dans chaque contexte culturel. Cette recherche a été caractérisée par une étude qualitative, la collecte de données réalisée entretiens semi-structurés avec des entrepreneurs et des données secondaires. Les résultats ont montré que, en plus des aspects identifiés dans la littérature comme l'alerte entrepreneur, l'information et le traitement cognitif, la connaissance préalable, l'expérience, l'apprentissage et le capital intellectuel, la culture a influencé l'attitude entrepreneuriale. Les données ont montré qu'il existe une seule dimension du profil entrepreneurial dans quatre cas, et que l'entrepreneuriat peuvent créer et recréer la culture, et la culture peuvent créer et recréer l'entrepreneuriat. Ainsi, les champs sont entièrement interconnectés
Data da defesa: 02/09/2013
Código: vtls000210006
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Hilka Pelizza Vier Machado
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Departamento de Administração

Responsavel: saletep
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 021. Marcela Moura Basaglia.pdf
Tamanho: 6051 Kb (6196060 bytes)
Criado: 21-02-2014 09:51
Atualizado: 04-04-2014 11:19
Visitas: 1145
Downloads: 19

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar