Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: Oportunidade empreendedora e cultura compreendendo a identificao e explorao de oportunidades empreendedoras em dois contextos culturais
Ttulo [EN]: Opportunit entrepreneuriale et culture: comprenant l'identification et l'exploitation des opportunits entrepreneuriales dans deux contextes culturels
Autor(es): Marcela Moura Basaglia
Palavras-chave [PT]:

Empreendedorismo. Oportunidade empreendedora. Cultura. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Entrepreneuriat. Opportunit entrepreneuriale. Culture. Brazil.
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Hilka Pelizza Vier Machado [Orientador] - UEM
Luciano Mendes - ESALQ/USP
Olga Maria Coutinho Ppece - UEM
Resumo:
Resumo: O empreendedorismo apresenta como um dos temas centrais o estudo das oportunidades empreendedoras. Identificar e explorar a oportunidade empreendedora fundamental para que ocorra o empreendedorismo (SHANE; VENKATARAMAN, 2000; RAMOS-RODRGUEZ et al., 2010; BARON; SHANE, 2011). Muitos fatores influenciam o empreendedor na identificao e na explorao dessas oportunidades. Essas oportunidades podem ser vinculadas a cultura de determinado local (VALIATI; FLRIASSI, 2007; LIMEIRA, 2008). Tendo como objetivo compreender como oportunidades empreendedoras vinculadas cultura foram identificadas e exploradas por empreendedores no Paran, no Brasil e no Quebec, no Canad, esta pesquisa analisou casos de empreendedores que identificaram e exploraram oportunidades vinculadas cultura. O mtodo foi o estudo de caso e foram selecionados quatro casos do ramo alimentcio, dois casos em cada contexto cultural. A presente pesquisa se caracterizou como um estudo qualitativo, sendo a coleta dos dados realizada com entrevistas semiestruturadas com os empreendedores e dados secundrios. Os resultados mostraram que alm dos aspectos apontados na literatura, como alerta empreendedor, informaes e processamento cognitivo, o conhecimento prvio, experincia, aprendizagem e capital intelectual, a cultura influenciou a atitude empreendedora. Os dados mostraram que h uma dimenso nica do perfil empreendedor nos quatro casos, e que o empreendedorismo pode criar e recriar cultura, assim como a cultura pode criar e recriar o empreendedorismo. Deste modo so campos totalmente interligados.

Rsum: Entrepreneuriat a pour thme central dans l'tude des opportunits entrepreneuriales. Identifier et exploiter les opportunits entrepreneuriales est fondamental pour le entrepreneuriat (SHANE; VENKATARAMAN, 2000; RAMOS-Rodriguez et al, 2010;. BARON, Shane, 2011). De nombreux facteurs influencent l'entrepreneur identifier et exploiter ces opportunits. Ces opportunits peuvent tre lis la culture d'un certain endroit (Valiati; FLRIASSI, 2007; LIMEIRA, 2008). Visant comprendre comment les opportunits entrepreneuriales lies la culture ont t identifies et exploites par des entrepreneurs Parana, au Brsil et au Qubec, au Canada, cette tude a analys les cas d'entrepreneurs qui ont identifi et explor les opportunits lies la culture. La mthode a t l'tude de cas et quatre cas ont t slectionns partir de l'industrie alimentaire, deux cas dans chaque contexte culturel. Cette recherche a t caractrise par une tude qualitative, la collecte de donnes ralise entretiens semi-structurs avec des entrepreneurs et des donnes secondaires. Les rsultats ont montr que, en plus des aspects identifis dans la littrature comme l'alerte entrepreneur, l'information et le traitement cognitif, la connaissance pralable, l'exprience, l'apprentissage et le capital intellectuel, la culture a influenc l'attitude entrepreneuriale. Les donnes ont montr qu'il existe une seule dimension du profil entrepreneurial dans quatre cas, et que l'entrepreneuriat peuvent crer et recrer la culture, et la culture peuvent crer et recrer l'entrepreneuriat. Ainsi, les champs sont entirement interconnects
Data da defesa: 02/09/2013
Cdigo: vtls000210006
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Hilka Pelizza Vier Machado
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas. Programa de Ps-Graduao em Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Departamento de Administrao

Responsavel: saletep
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 021. Marcela Moura Basaglia.pdf
Tamanho: 6051 Kb (6196060 bytes)
Criado: 21-02-2014 09:51
Atualizado: 04-04-2014 11:19
Visitas: 618
Downloads: 19

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.