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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Engenharia Urbana (Infra-estrutura e Sistemas Urbanos)

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Ttulo [PT]: Anlise comparativa do rudo produzido pelo trfego de veculos leves em diferentes superfcies de rolamento, nas condies motor ligado e desligado
Autor(es): Juliana Romagnolli Leski
Palavras-chave [PT]:

Rudo de trfego. Controle do rudo. Interao pneu/pavimento. Rudo do
motor. Ambiente urbano e rural. Trfego de veculos leves. Maring. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Traffic noise. Noise control. Tire-pavement interaction. Engine noise. Urban and
rural environment. Maring. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Infra-estrutura e Sistemas Urbanos
Titulao: Mestre em Engenharia Urbana
Banca:
Paulo Fernando Soares [Orientador] - UEM
Nelci Helena Maia Gutierrez - UEM
Maria de Ftima Ferreira Netto
Carlos Augusto de Melo Tamanini - UEM
Resumo:
Resumo: O aumento do nvel sonoro, tanto no ambiente urbano como no rural tem sido uma preocupao mundial e vem alarmando as cidades brasileiras nos ltimos tempos. O grande aumento do volume de trfego de veculos, devido densidade demogrfica, e peculiarmente no Brasil e pases emergentes, com o crescimento da economia, com facilidades na aquisio de veculos, aumento no transportes de bens e servios e tambm do turismo; so fatores determinantes no crescimento dos ndices de poluio sonora no ambiente urbano e rural. Na busca pela qualidade ambiental, combate-se a emisso de gases e a gerao de rudo de trfego como causadores de danos irreversveis ao meio ambiente, e por isso tm sido alvo de inmeros estudos e pesquisas. Os estudos a respeito do rudo de trfego apontam para o veculo, em especial ao atrito pneu/pavimento, somado s propriedades da superfcie de rolamento, como influenciadores na gerao e propagao do rudo sonoro, considerando velocidades altas, acima dos 100 km.h-1. A velocidade tem um papel importante e influenciador na demanda de rudo. Nas velocidades baixas, inferiores a 50 km.h-1, estudos revelam que o rudo predominante no seria mais da interao pneu/pavimento, e sim do rudo do motor. Considerando que, em um cenrio urbano, as velocidades predominantes so as baixas e mdias, e em um cenrio rural, predominam as velocidades mdias e altas, este trabalho prope avaliar o rudo causado pelo trfego de diferentes superfcies de rolamento, em trechos urbanos e rurais, de regies no entorno da cidade de Maring, e analisar atravs de ensaios de campo, a influncia da velocidade, do rudo motor e da superfcie de rolamento, na propagao e gerao do rudo. Para tanto, foram realizados ensaios de monitoramento com um veculo teste, deslocando-se nos trechos escolhidos, com o motor desligado e tambm ligado, para se verificar a influncia do rudo do motor nas baixas e mdias velocidades e a influncia da interao pneu/pavimento nas mdias e altas velocidades. A anlise foi realizada nas seguintes superfcies de rolamento: uma em ?TST ? tratamento superficial triplo?, outra em ?CAUQ (concreto asfltico usinado a quente) com ligante modificado com asfalto borracha?, e um terceiro pavimento, chamado ?intertravado?.Os resultados apontaram que o rudo do motor tem muita influncia na gerao do rudo de trfego, mas a influncia maior para as velocidades inferiores a 50 km.h-1. Nas velocidades acima de 50 km.h-1 prevalece o rudo da interao pneu-pavimento. Desta forma, espera-se contribuir na proposio de aes de mitigao dos impactos ambientais negativos causados pela poluio sonora, em especial, na gerao e propagao de rudos em vias urbanas e rurais, influenciando nas buscas por alternativas para melhoria da qualidade ambiental.

Abstract: The noise sound increase, both in urban and rural areas has been a global concern and has alarmed the Brazilian cities in recent times. The great increase of vehicular traffic volume, due to population density, and peculiarly in Brazil and others emerging nations, with the growth of the economy, facilitating cars acquisition, and increasing transport of goods and services and tourism, are determining factors of noise pollution increase in urban and rural environment. Aiming for environmental quality, man has combating gas emissions and traffic noise generation as causes of irreversible damage to the environment, and so they have been subject of numerous studies and research. The studies on traffic noise indicates the vehicle, especially the tire-pavement friction, and the surface bearing properties , that influence the generation and propagation of acoustic noise, considering high speeds above 54 miles per hour. Speed plays an important role in influencing noise demand. At low speeds below 27 m / h, studies show that predominant noise would not be from the interaction of tire / pavement, but from the engine noise. Considering that in an urban scennary, prevailing speeds are low and medium, and in a rural one, predominate medium and high speeds, this paper proposes to evaluate the noise caused by traffic of different bearing surfaces in urban and rural areas of regions around the Maringa City, and analyse, through field tests, the influence of speed, engine noise and bearing surface, on the noise propagation and generation. So, tests with a monitoring test vehicle were conducted, moving at the chosen places, with the engine off and on, to verify the engine noise influence in low and medium speeds and the effect of interaction between tire and pavement in medium and high speeds. The analysis was performed in the following areas of rolling in a "TST - Triple surface treatment," another on "CAUQ (machined hot asphalt concrete) with ligand-modified asphalt-rubber", and a third floor, called "interlocked. The results showed that the engine noise has a strong influence on the generation of traffic noise, but the influence is greater for speeds below 50 km.h-1. At speeds above 50 km.h-1 prevails noise of tire-pavement interaction. Thus, on hope to contribute in proposing initiatives to mitigate the negative environmental impacts caused by noisepolution, especially in the generation and propagation of noise in urban streets and rural areas, influencing the search for alternatives to improve environmental quality.
Data da defesa: 29/03/2012
Cdigo: vtls000210570
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2012
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Paulo Fernando Soares
Co-Orientador: Prof. Dr. Nelci Helena Maia Gutierrez
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Tecnologia. Programa de Ps-Graduao em Engenharia Urbana
Nvel: Dissertao (mestrado em Engenharia Urbana)/
UEM: Departamento de Engenharia Civil

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Juliana Leski.pdf
Tamanho: 2260 Kb (2313827 bytes)
Criado: 02-09-2014 08:53
Atualizado: 02-09-2014 09:10
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