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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (Infra-estrutura e Sistemas Urbanos)

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Título [PT]: Análise comparativa do ruído produzido pelo tráfego de veículos leves em diferentes superfícies de rolamento, nas condições motor ligado e desligado
Autor(es): Juliana Romagnolli Leski
Palavras-chave [PT]:

Ruído de tráfego. Controle do ruído. Interação pneu/pavimento. Ruído do
motor. Ambiente urbano e rural. Tráfego de veículos leves. Maringá. Paraná. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Traffic noise. Noise control. Tire-pavement interaction. Engine noise. Urban and
rural environment. Maringá. Paraná. Brazil.
Área de concentração: Infra-estrutura e Sistemas Urbanos
Titulação: Mestre em Engenharia Urbana
Banca:
Paulo Fernando Soares [Orientador] - UEM
Nelci Helena Maia Gutierrez - UEM
Maria de Fátima Ferreira Netto
Carlos Augusto de Melo Tamanini - UEM
Resumo:
Resumo: O aumento do nível sonoro, tanto no ambiente urbano como no rural tem sido uma preocupação mundial e vem alarmando as cidades brasileiras nos últimos tempos. O grande aumento do volume de tráfego de veículos, devido à densidade demográfica, e peculiarmente no Brasil e países emergentes, com o crescimento da economia, com facilidades na aquisição de veículos, aumento no transportes de bens e serviços e também do turismo; são fatores determinantes no crescimento dos índices de poluição sonora no ambiente urbano e rural. Na busca pela qualidade ambiental, combate-se a emissão de gases e a geração de ruído de tráfego como causadores de danos irreversíveis ao meio ambiente, e por isso têm sido alvo de inúmeros estudos e pesquisas. Os estudos a respeito do ruído de tráfego apontam para o veículo, em especial ao atrito pneu/pavimento, somado às propriedades da superfície de rolamento, como influenciadores na geração e propagação do ruído sonoro, considerando velocidades altas, acima dos 100 km.h-1. A velocidade tem um papel importante e influenciador na demanda de ruído. Nas velocidades baixas, inferiores a 50 km.h-1, estudos revelam que o ruído predominante não seria mais da interação pneu/pavimento, e sim do ruído do motor. Considerando que, em um cenário urbano, as velocidades predominantes são as baixas e médias, e em um cenário rural, predominam as velocidades médias e altas, este trabalho propõe avaliar o ruído causado pelo tráfego de diferentes superfícies de rolamento, em trechos urbanos e rurais, de regiões no entorno da cidade de Maringá, e analisar através de ensaios de campo, a influência da velocidade, do ruído motor e da superfície de rolamento, na propagação e geração do ruído. Para tanto, foram realizados ensaios de monitoramento com um veículo teste, deslocando-se nos trechos escolhidos, com o motor desligado e também ligado, para se verificar a influência do ruído do motor nas baixas e médias velocidades e a influência da interação pneu/pavimento nas médias e altas velocidades. A análise foi realizada nas seguintes superfícies de rolamento: uma em ?TST ? tratamento superficial triplo?, outra em ?CAUQ (concreto asfáltico usinado a quente) com ligante modificado com asfalto borracha?, e um terceiro pavimento, chamado ?intertravado?.Os resultados apontaram que o ruído do motor tem muita influência na geração do ruído de tráfego, mas a influência maior é para as velocidades inferiores a 50 km.h-1. Nas velocidades acima de 50 km.h-1 prevalece o ruído da interação pneu-pavimento. Desta forma, espera-se contribuir na proposição de ações de mitigação dos impactos ambientais negativos causados pela poluição sonora, em especial, na geração e propagação de ruídos em vias urbanas e rurais, influenciando nas buscas por alternativas para melhoria da qualidade ambiental.

Abstract: The noise sound increase, both in urban and rural areas has been a global concern and has alarmed the Brazilian cities in recent times. The great increase of vehicular traffic volume, due to population density, and peculiarly in Brazil and others emerging nations, with the growth of the economy, facilitating cars acquisition, and increasing transport of goods and services and tourism, are determining factors of noise pollution increase in urban and rural environment. Aiming for environmental quality, man has combating gas emissions and traffic noise generation as causes of irreversible damage to the environment, and so they have been subject of numerous studies and research. The studies on traffic noise indicates the vehicle, especially the tire-pavement friction, and the surface bearing properties , that influence the generation and propagation of acoustic noise, considering high speeds above 54 miles per hour. Speed plays an important role in influencing noise demand. At low speeds below 27 m / h, studies show that predominant noise would not be from the interaction of tire / pavement, but from the engine noise. Considering that in an urban scennary, prevailing speeds are low and medium, and in a rural one, predominate medium and high speeds, this paper proposes to evaluate the noise caused by traffic of different bearing surfaces in urban and rural areas of regions around the Maringa City, and analyse, through field tests, the influence of speed, engine noise and bearing surface, on the noise propagation and generation. So, tests with a monitoring test vehicle were conducted, moving at the chosen places, with the engine off and on, to verify the engine noise influence in low and medium speeds and the effect of interaction between tire and pavement in medium and high speeds. The analysis was performed in the following areas of rolling in a "TST - Triple surface treatment," another on "CAUQ (machined hot asphalt concrete) with ligand-modified asphalt-rubber", and a third floor, called "interlocked. The results showed that the engine noise has a strong influence on the generation of traffic noise, but the influence is greater for speeds below 50 km.h-1. At speeds above 50 km.h-1 prevails noise of tire-pavement interaction. Thus, on hope to contribute in proposing initiatives to mitigate the negative environmental impacts caused by noisepolution, especially in the generation and propagation of noise in urban streets and rural areas, influencing the search for alternatives to improve environmental quality.
Data da defesa: 29/03/2012
Código: vtls000210570
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2012
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Paulo Fernando Soares
Co-Orientador: Prof.ª Dr.ª Nelci Helena Maia Gutierrez
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana
Nível: Dissertação (mestrado em Engenharia Urbana)/
UEM: Departamento de Engenharia Civil

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Juliana Leski.pdf
Tamanho: 2260 Kb (2313827 bytes)
Criado: 02-09-2014 08:53
Atualizado: 02-09-2014 09:10
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