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Ttulo [PT]: Comunicao de marketing no varejo para a baixa renda : um estudo de caso do Programa Pinga-Fogo na TV
Autor(es): Maria Virgnia Cantagallo
Palavras-chave [PT]:

Comunicao de marketing. Varejo. Baixa renda. Televiso. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Marketing communication. Retail. Low-income. Brazil.
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
Aparecida de Ftima Peres - UEM
Olga Maria Coutinho Ppece - UEM
Resumo:
Resumo: A temtica 'comunicao de marketing' foi abordada neste estudo dentro do contexto do varejo e por meio do recorte da baixa renda. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratrio-descritiva, com abordagem por meio de um estudo de caso com o objetivo de investigar como construda a comunicao de marketing no varejo para a baixa renda no Programa Pinga-Fogo na TV. Para tal, o estudo foi conduzido por meio de quatro objetivos: a descrio do programa, a caracterizao da comunicao de marketing, o posicionamento dos anunciantes e o comportamento da audincia consumidora. Foram realizadas pesquisas documentais, entrevistas e observaes. A organizao e o tratamento dos dados se deu por meio de analise de contedo, com o auxilio do software para anlise qualitativa NVivo9. Quanto organizao e apresentao dos achados, procurou-se seguir o desenvolvimento dos objetivos propostos. No que tange descrio do programa Pinga-Fogo, este apresentado ao vivo. As sequncias de contedos so padronizadas e no padronizadas. As padronizadas referem-se abertura e encerramento do programa, enquanto as no padronizadas so compostas pelos elementos do fluxo: Notcias, anncios, humor, som, dramas do cotidiano e imagens. Sobre a caracterizao da comunicao de marketing veiculada, esta ocorre durante o programa, por meio de propaganda, promoo de vendas e merchandising e durante os intervalos comerciais por meio de propaganda e promoo de vendas. O mix de marketing se faz presente de forma integrada e comunicacional, e h mais anncios durante o programa. Em relao aos formatos de varejo presentes, todos operam com loja e os que mais aparecem so caracterizados como lojas de departamentos. Dentre as categorias de produtos anunciadas, a que mais se destacou foi alimentos. No que diz respeito ao posicionamento dos anunciantes varejistas, foram investigados os posicionamentos do Pinga-Fogo para o anunciante, no Programa Pinga-Fogo e como ele espera posicionar-se perante o consumidor. Foram encontradas a simplicidade e a liderana. Sobre o comportamento da audincia consumidora, o anunciante mais lembrado nas veiculaes durante o programa foi a Loja Gacha, e no intervalo comercial, o anunciante Bom Dia. Quanto s motivaes para comprar, a que mais se destacou foi a garantia do apresentador Pinga-Fogo a respeito das lojas e produtos anunciados. Sobre as experincias de compra, o anunciante mais mencionado foi a Loja Gacha. No que tange s formas de pagamento, o carto de crdito, o credirio e pagamento vista foram mencionadas. Considerando a perspectiva de varejo para a baixa renda, foram abordados o ambiente de loja e o atendimento, sobre os quais sobressaram o espao e a qualidade, respectivamente, como itens importantes.

Abstract: The thematic 'marketing communication' has been addressed in this study within the context of retail marketing and through low income point of view. This is a qualitative exploratory-descriptive research through a case study approach aiming to investigate how communication is constructed within retail marketing for Iow-income Pinga- Fogo na TV Program. To achieve this goal, the study was conducted aiming four objectives: the program description, the characterization of marketing communications, the advertisers positioning and the behavior of consumer audience. Documentary research, interviews and observations were conducted. The data were organized and handled by means a content analysis, using NVivo9 Qualitative analysis Software. The findings were organized in four sections, according to the proposed goals. Regarding the description of Pinga-Fogo program, it is a live TV program. The content sequences were standardized and non-standardized within the flow. Standardized ones refer to the program opening and closing, while thee non-standardized ones are composed by flow elements: news, announcements, humor, sounds, everyday life problems and dramas. Concerning the characterization of marketing communications, this occurs during the program by means of advertising, sales promotion and merchandising and during commercial breaks through advertising and sales promotion. The marketing mix happens in an integrated and communicative way, and there are more advertisements during the program. In relation lo retail marketing formals which occur in the program, all of them operate with shops and the ones that are mentioned the most are characterized as department stores. Among the categories of products advertised, 'food' category stood out. With regard lo the retail advertisers' positioning. it was investigated (heir positioning about Pinga-Fogo in the TV program and how they expect to position themselves against the consumer. Simplicity and Ieadership were found. About the behavior of the consumer audience, the advertiser broadcasted during the program which was remembered the most was Loja Gaucha store and during the commercial break, it was Bom Dia supermarket. Considering the motivations lo buy. the guarantee of the presenter Pinga-Fogo about the shops and the products advertised was the most frequently mentioned. With respect to shopping experiences, the most mentioned advertiser was Loja Gaucha store. In relation to the payment methods: credit cards, installment credit and in Cash payment stood out. Considering the retail marketing for low-income, the store environment and service were approached and the most important items mentioned were space and quality, respectively.
Data da defesa: 30/09/2013
Cdigo: vtls000211110
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas. Programa de Ps-Graduao em Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Departamento de Administrao

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 023. Maria Virgnia Cantagallo.pdf
Tamanho: 6505 Kb (6660803 bytes)
Criado: 26-08-2014 11:21
Atualizado: 26-08-2014 13:21
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