Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Engenharia Urbana (Infra-estrutura e Sistemas Urbanos)

Incio > Dissertaes e Teses > Engenharias > Engenharia Civil > Programa de Ps-Graduao em Engenharia Urbana (Infra-estrutura e Sistemas Urbanos)

Ttulo [PT]: Acessibilidade e mobilidade de cadeirantes no transporte pblico urbano de Maring
Autor(es): Rakelly Giacomo Mercado
Palavras-chave [PT]:

Transporte pblico urbano. Cadeirantes. Acessibilidade. Pontos de parada. Leiaute interno. Deficincia fsica. Maring. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Urban public transport. Wheelchair people. Accessibility. Bus stops. Inside
vehicles layout. Physical disability. Maring. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Infra-estruturas e Sistemas Urbanos
Titulao: Mestre em Engenharia Urbana
Banca:
Fernanda Antonio Simes [Orientador] - UEM
Antnio Clovis Pinto Ferraz - USP
Jos Kiynha Yshiba - UEM
Resumo:
Resumo: No presente trabalho realizada uma avaliao do sistema de transporte pblico urbano de Maring, enfocando a insero de pessoas com cadeira de rodas no servio de transporte pblico convencional. A definio dos cadeirantes para grupo de estudo est baseada na maior dificuldade de locomoo que essas pessoas enfrentam, pois dependem de boas condies do meio urbano para conseguirem se deslocar com suas cadeiras. A metodologia, baseada nas normas de acessibilidade, avalia os pontos de parada, o interior dos veculos e a transposio da fronteira, ou seja, os movimentos de embarque e desembarque. Os resultados apontam que a medida que os pontos de paradas se afastam da regio central pioram as condies de infra-estrutura, sendo guias rebaixadas e obstrues os fatores de impedncia mais crticos. Os dispositivos de transposio de fronteira, no caso as plataformas elevatrias veiculares, obtiveram conceito timo, atendendo de forma satisfatria as recomendaes da NBR 14022/2006. Com relao ao interior dos veculos, a avaliao permite inferir que, apesar de existir plataforma elevatria veicular, o leiaute interno encontra-se em desacordo com as recomendaes, principalmente no espao para colocao da cadeira, na rea de manobra e no dispositivo de fixao da cadeira, tendo como conseqncia o conceito regular.

Abstract: In this work is carried out an evaluation of urban public transportation system in Maring, focusing wheelchair?s insertion in conventional public transportation. The definition of wheelchairs as a group of study is based on the greater difficult on moving themselves, since they depend on good conditions of the urban environment to move around with their chairs. The methodology is based on accessibility standards and evaluates bus stops, inside vehicles layout and the equipment designed to board and de-board. The results show that the bus stops have bad infrastructure as much as they are far from the central area; few sidewalks ramps and the amount of interferences are the greater impedance factors. The equipments to board and de-board, in this case vehicular lifts platform, had great as concept, attending the standards of NBR 14022/2006. About the inside vehicles layout the evaluation shows that, although there is vehicular lift platform, they are in disagreement with the standards, mainly about the space for placing the wheelchair, the space to maneuvering and the mechanism to lock the wheelchair, bringing regular as a concept.
Data da defesa: 27/02/2008
Cdigo: vtls000211124
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Fernanda Antonio Simes
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Tecnologia. Programa de Ps-Graduao em Engenharia Urbana
Nvel: Dissertao (mestrado em Engenharia Urbana)/
UEM: Departamento de Engenharia Civil

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Rakelly Giacomo Mercado.pdf
Tamanho: 7527 Kb (7707716 bytes)
Criado: 04-09-2014 09:40
Atualizado: 04-09-2014 09:47
Visitas: 471
Downloads: 15

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.