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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Engenharia Urbana (Infra-estrutura e Sistemas Urbanos)

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Ttulo [PT]: Avaliao de blocos de concreto para pavimentao com resduos de construo e demolio do Municpio de Juranda/PR
Autor(es): Daysa Ione Braga Amadei
Palavras-chave [PT]:

Resduos de construo e demolio. Blocos intervalados de concreto. Reciclagem. Juranda. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Waste of construction and Demolition. Interlocking blocks of concrete.
Recycling. Juranda. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Infra-estrutura e Sistemas Urbanos
Titulao: Mestre em Engenharia Urbana
Banca:
Rafael Alves de Souza [Orientador] - UEM
Carlos Humberto Martins - USP/UEM
Wayne Santos de Assis - UFAL
Resumo:
Resumo: Com o surgimento da sustentabilidade, que ganhou mais fora aps a macia quantidade de resduos gerados devido exploso demogrfica do sculo XX e destruio ocasionada pela 2 Guerra Mundial, conforma-se um cenrio em que se aspiram alternativas de crescimento ambientalmente responsvel, no qual o setor da construo civil entra em foco, devido ao impacto que causa tanto na explorao de recursos quanto na gerao de resduos. Diante disso, a reciclagem aparece como soluo para um desenvolvimento sustentvel, pois traz benefcios como reduo do consumo de recursos naturais, da poluio e das reas destinadas a aterro. O bloco intertravado de concreto um meio de utilizao de Resduo de Construo e Demolio, que alm de apresentar diversas vantagens tcnicas prprias do tipo de pavimentao, tambm vem a ser um produto a favor do meio ambiente. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo principal a confeco e avaliao de blocos intertravados de concreto com RCD proveniente do Municpio de Juranda ? PR, substituindo parcialmente o agregado mido natural por reciclado, no intervalo de 25% a 50%. Tambm foi proposta uma adaptao do mtodo de dosagem de concreto plstico para o concreto para blocos, pois este no apresenta nenhum mtodo consagrado. Aps a fabricao, os blocos foram submetidos a ensaios de Resistncia Compresso, Resistncia Abraso e Absoro de gua. Os resultados apontaram que o teor de 25% de substituio atingiu valores acima de 35 MPa aos 28 dias, como determina a NBR 9780 (1987), alm de apresentar valores satisfatrios nos demais parmetros no contemplados pela norma. Os ndices de 30% e 35%, apesar de no atingirem a resistncia determinada pela norma brasileira, apresentam resultados satisfatrios para serem empregados em locais que exijam baixas solicitaes de trfego.

Abstract: With the emergence of sustainability, which was stronger after the massive amount of waste generated due to population explosion of twentieth century and the destruction caused by the 2nd World War, conforms to a scenario in which they aspire alternatives of growth environmentally responsible, in which construction sector comes into focus because of the impact causing both the consumption of resources and the generation of waste. Therefore, the recycling appears as a solution to a sustainable development, considering benefits such as reduced consumption of natural resources, pollution and areas for the sanitary landfill. The interlocking blocks of concrete are a means of using recycled RCD, which besides presenting the various technical advantages inherent to the type of paving, also happens to be a product in favor of environmentally. Thus, this research focuses mainly on the fabrication and evaluation of interlocking blocks of concrete with Construction and Demolition Waste from Juranda City ? PR, partially replacing the natural fine agrregate by recycled fine agrregate in the range of 25% to 50%. It was also proposed an adaptation of the method for dosage of plastic concrete for concrete blocks, because this doesn?t have any method consecrated. After manufacture, the blocks were submitted to tests of resistance to compression, resistance to abrasion and absorption of water. The results showed that the level of 25% substitution reached values above 35 MPa at 28 days, as determined by the NBR 9780 (1987), and provide satisfactory values in the other parameters not covered by standard. The indices of 30% and 35%, although not reach the resistance determined by Brazilian standard, obtained satisfactory results to be emploued in places requiring low demands of traffic.
Data da defesa: 24/03/2011
Cdigo: vtls000211178
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Rafael Alves de Souza
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Engenharia Civil
Nvel: Dissertao (mestrado em Engenharia Urbana)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Engenharia Urbana

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Daysa Ione Braga Amadei.pdf
Tamanho: 9013 Kb (9229801 bytes)
Criado: 10-09-2014 10:19
Atualizado: 10-09-2014 10:30
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