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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Representaes sociais no ensino de cincias por professores da educao bsica
Autor(es): Neusa Batista dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Cincias. Representaes sociais. Professores. Formao de professores. Educao bsica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sciences. Social representations. Teachers. Teacher training. Basic education. Brazil.
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Silmara Sartoreto de Oliveira - UEL
lvaro Lorencini Jnior - UEL
Resumo:
Resumo: Nesta pesquisa apresentamos o estudo das Representaes Sociais sobre o ensino de cincias por professores da Educao Bsica do Ncleo de Educao de Maring. Nossos objetivos foram: a) identificar as Representaes Sociais do ensino de cincias no discurso dos professores; b) apontar as conseqncias destas no ensino de cincias. A abordagem foi qualitativa com o uso da entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram 24 professores da Educao Bsica que trabalham com o contedo de cincias e que so formados em cincias. O discurso deles sobre o ensino de cincias foi analisado com base na Teoria das Representaes Sociais de Moscovici (2009) mediante a anlise de contedo de Bardin (1977). Como resultados, a pesquisa aponta que os professores se preocupam em ensinar algo vinculado ao livro didtico, ao cotidiano dos alunos, ao que a mdia dissemina, no necessariamente compreendidos como parte do campo cientfico. Esta prtica responde ao cumprimento de planejamentos mais do que formao integral do aluno. O ensino acontece numa perspectiva tradicional, tem pouco compromisso com a crtica, com o aprofundamento dos conhecimentos bsicos, com o esprito da descoberta e com a importncia dos debates para a cidadania. Os professores entrevistados no apontaram os conhecimentos importantes e decisivos para a formao cientfica do aluno; esto articulados mais com o ponto de vista da organizao escolar do que com o ensino de cincias. Este ensino acontece descomprometido com a superao de representaes iniciais ou ingnuas das cincias. A pesquisa sugere que a mudana nas RS exige: a) outro perfil de professores de cincias (abertos ao novo, pesquisadores); b) uma compreenso do que pode ser feito na sala de aula em termos de metodologia de ensino em cincias, de linguagem e de interao educativa, tanto do ponto de vista dos objetos de saber ensinados quanto dos mecanismos psicossociais; c) a conscincia de que o modelo de organizao escolar tradicional no pode ser o nico recurso do professor que quer ensinar cincias.

Abstract: Social representations in Science teaching by primary school teachers from the Education Nucleus of Maring, Maring PR Brazil, are investigated. Research aims comprised a) identification of social representations of teaching Science within teachers? discourse; b) pinpointing their consequences in the teaching of Science. Qualitative approach employed a half-structured interview and the subjects were 24 Primary School teachers who have a degree in Science and taught Science. Discourse on the teaching of Science was analyzed by Moscovici?s (2009) Theory of Social Representations through Bardin?s (1977) contents analysis. Research results show that teachers are concerned with contents found in the textbook, students? daily life, news broadcasted by the media, and not necessarily understood as linked to the scientific field. The above practice materializes planning rather than the students? whole formation. Teaching is highly traditional, with scanty criticism, no deepening of basic knowledge, without any spirit of discovery or any debates for more citizenship awareness. Interviewed teachers failed to indicate important and decisive knowledge for the students? scientific formation. In fact, they are more tuned to the school organization?s point of view than with the teaching of Science. This type of teaching does not have any commitment with going beyond initial or ingenuous Science representations. Research suggests that changes in SR requires a) another type of Science teacher profile (open to new methods; researchers); b) an understanding of what may be done in the classroom with regard to teaching methodology in Science, Discourse and Interactive Education from the point of view of knowledge items and psychosocial mechanism; c) an awareness that the tradition school organization model is not the only resource that teachers have to teach Science.
Data da defesa: 28/03/2011
Cdigo: vtls000211309
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2011
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Final_d.pdf
Tamanho: 3033 Kb (3105947 bytes)
Criado: 28-08-2014 15:11
Atualizado: 29-08-2014 09:02
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