Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Representações sociais no ensino de ciências por professores da educação básica
Autor(es): Neusa Batista dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Ciências. Representações sociais. Professores. Formação de professores. Educação básica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sciences. Social representations. Teachers. Teacher training. Basic education. Brazil.
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Silmara Sartoreto de Oliveira - UEL
Álvaro Lorencini Júnior - UEL
Resumo:
Resumo: Nesta pesquisa apresentamos o estudo das Representações Sociais sobre o ensino de ciências por professores da Educação Básica do Núcleo de Educação de Maringá. Nossos objetivos foram: a) identificar as Representações Sociais do ensino de ciências no discurso dos professores; b) apontar as conseqüências destas no ensino de ciências. A abordagem foi qualitativa com o uso da entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram 24 professores da Educação Básica que trabalham com o conteúdo de ciências e que são formados em ciências. O discurso deles sobre o ensino de ciências foi analisado com base na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2009) mediante a análise de conteúdo de Bardin (1977). Como resultados, a pesquisa aponta que os professores se preocupam em ensinar algo vinculado ao livro didático, ao cotidiano dos alunos, ao que a mídia dissemina, não necessariamente compreendidos como parte do campo científico. Esta prática responde ao cumprimento de planejamentos mais do que à formação integral do aluno. O ensino acontece numa perspectiva tradicional, tem pouco compromisso com a crítica, com o aprofundamento dos conhecimentos básicos, com o espírito da descoberta e com a importância dos debates para a cidadania. Os professores entrevistados não apontaram os conhecimentos importantes e decisivos para a formação científica do aluno; estão articulados mais com o ponto de vista da organização escolar do que com o ensino de ciências. Este ensino acontece descomprometido com a superação de representações iniciais ou ingênuas das ciências. A pesquisa sugere que a mudança nas RS exige: a) outro perfil de professores de ciências (abertos ao novo, pesquisadores); b) uma compreensão do que pode ser feito na sala de aula em termos de metodologia de ensino em ciências, de linguagem e de interação educativa, tanto do ponto de vista dos objetos de saber ensinados quanto dos mecanismos psicossociais; c) a consciência de que o modelo de organização escolar tradicional não pode ser o único recurso do professor que quer ensinar ciências.

Abstract: Social representations in Science teaching by primary school teachers from the Education Nucleus of Maringá, Maringá PR Brazil, are investigated. Research aims comprised a) identification of social representations of teaching Science within teachers? discourse; b) pinpointing their consequences in the teaching of Science. Qualitative approach employed a half-structured interview and the subjects were 24 Primary School teachers who have a degree in Science and taught Science. Discourse on the teaching of Science was analyzed by Moscovici?s (2009) Theory of Social Representations through Bardin?s (1977) contents analysis. Research results show that teachers are concerned with contents found in the textbook, students? daily life, news broadcasted by the media, and not necessarily understood as linked to the scientific field. The above practice materializes planning rather than the students? whole formation. Teaching is highly traditional, with scanty criticism, no deepening of basic knowledge, without any spirit of discovery or any debates for more citizenship awareness. Interviewed teachers failed to indicate important and decisive knowledge for the students? scientific formation. In fact, they are more tuned to the school organization?s point of view than with the teaching of Science. This type of teaching does not have any commitment with going beyond initial or ingenuous Science representations. Research suggests that changes in SR requires a) another type of Science teacher profile (open to new methods; researchers); b) an understanding of what may be done in the classroom with regard to teaching methodology in Science, Discourse and Interactive Education from the point of view of knowledge items and psychosocial mechanism; c) an awareness that the tradition school organization model is not the only resource that teachers have to teach Science.
Data da defesa: 28/03/2011
Código: vtls000211309
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2011
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Luzia Marta Bellini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Final_d.pdf
Tamanho: 3033 Kb (3105947 bytes)
Criado: 28-08-2014 15:11
Atualizado: 29-08-2014 09:02
Visitas: 904
Downloads: 30

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.