Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: As concepes de geometrias de um grupo de professores de matemtica da educao bsica
Autor(es): Karla Aparecida Lovis
Palavras-chave [PT]:

Geometria Euclidiana. Geometria no Euclidiana. Formao de professores. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Euclidean geometry. Euclidean geometry does not. Teacher training. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Miriam Godoy Penteado - UNESP
Carlos Roberto Vianna - UFPR
Luzia Marta Bellini - UEM
Cllia Maria Ignatius Nogueira - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar as concepes de vinte e sete professores de Matemtica sobre a Geometria Euclidiana e as Geometrias no Euclidianas. Em outras palavras, procurou-se analisar as concepes dos professores sobre o assunto e, por extenso, os conhecimentos, as opinies, as preferncias e as ideias que eles apresentam a respeito das Geometrias. Primeiramente, o estudo foi subsidiado por autores como Ponte (1992), Thompson (1992; 1997), Cury (1994), Guimares (1988; 2003), Dewey (1953), entre outros. Num segundo momento, a escolha dos participantes realizou-se por meio de um questionrio, e a coleta dos dados adveio de uma entrevista semiestruturada, alm de trinta e seis cartes com conceitos, resultados e palavras relacionadas s Geometrias. Os entrevistados atuam em escolas pblicas do Estado do Paran - cada um segundo o Ncleo Regional de Educao no qual est lotado. Durante a pesquisa, investigou-se as concepes que os professores apresentam sobre a construo do conhecimento geomtrico, da Geometria Euclidiana, das Geometrias no Euclidianas e da importncia a elas atribudas. Quanto ao primeiro fator, os professores destacaram quatro momentos que consideram importantes: antes da graduao, na graduao, na ps-graduao e no decorrer dos anos que esto atuando em sala de aula. O segundo quesito, por sua vez, demonstrou que a maioria dos professores concebe a Geometria Euclidiana como entes geomtricos da Geometria Plana e/ou Espacial, tais como ponto, reta, plano, figuras e slidos geomtricos. Quanto ao terceiro fator, ou seja, s concepes sobre as Geometrias no Euclidianas, a maioria dos professores apresentam algumas ideias e opinies sobre o assunto. Observou-se tambm que o estudo das Geometrias no Euclidianas ainda no quebrou/instaurou novas concepes uma vez que somente oito professores apresentam concepes fundamentadas nos conceitos e resultados dessas Geometrias. Sobre a importncia das Geometrias, os professores destacaram a sua aplicabilidade em situaes cotidianas. As concepes tanto a respeito da Geometria Euclidiana quanto das no Euclidianas, so, em geral, ancoradas nas ideias, opinies e preferncias dos professores.

Abstract: The ideas on Euclidian and non-Euclidian Geometry of twenty-seven teachers of Mathematics are analyzed. Further, the knowledge, opinions, preferences and notions they have on these types of Geometries are provided. Analysis was foregrounded by studies on Ponte (1992), Thompson (1992; 1997), Cury (1994), Guimares (1988; 2003), Dewey (1953) and others. Selection of participants was undertaken by questionnaires and data were collected through semi-structured interviews plus 36 charts filled with the Geometry-related concepts, results and terms. Interviewed teachers work in government schools of the state of Paran, Brazil, each of whom belonged to a different Regional Nucleus of Education. Research investigated the concepts that teachers have on the construction of geometric knowledge, Euclidian geometry, non-Euclidian geometries and their importance. With regard to the first item, the teachers underscored four relevant moments: before, at and after graduation and during the teaching years. The second item showed that most teachers think that Euclidian geometry is made up of the geometrical beings from Plane or Spatial geometry, such as point, straight line, plane, figure and solids. Notions and opinions on non-Euclidian geometries were presented by many teachers. However, the study of non-Euclidian geometries did not provide or restore new concepts since only eight teachers had deeper ideas on the subject. The teacher emphasized the applicability of geometry in peoples daily life. However, as a rule, knowledge, ideas and opinions of teachers with regard to Euclidian and non-Euclidian Geometry are highly limited and shallow.
Data da defesa: 09/12/2013
Cdigo: vtls000211314
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE - KARLA APARECIDA LOVIS.pdf
Tamanho: 2145 Kb (2196758 bytes)
Criado: 27-11-2014 14:42
Atualizado: 27-11-2014 14:55
Visitas: 1052
Downloads: 27

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.