Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Letramento digital e participao de professores em uma oficina de novas tecnologias aliada ao ensino de lngua inglesa
Autor(es): Tiago Lenartovicz
Palavras-chave [PT]:

Letramento digital. Professores. Ensino e aprendizagem. Lngua inglesa. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Digital literacy. Teaching and learning. English. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Neiva Maria Jung [Orientador] - UEM
Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
Odete Burgeile - UNIR
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa investigou o uso das novas tecnologias como constituinte de uma cultura digital em um ambiente de prticas de ensino e aprendizagem, procurando analisar o engajamento e a participao de professores em uma Oficina de Novas Tecnologias e Ensino de Lngua Inglesa realizada na cidade de Maring Paran. A partir da oficina, este estudo reflete sobre as possibilidades de insero das tecnologias em sala de aula a fim de contribuir com o ensino de lngua inglesa. Os pressupostos tericos que nortearam o trabalho so os Novos Estudos sobre Letramento (BARTON 1994; HEATH, 1993; STREET, 2003), letramento digital (STREET 1998; SOARES 2002), cibercultura (LVY, 1999) e ensino e aprendizagem de lnguas adicionais (SCHLATTER; GARCEZ, 2009). Atravs de um olhar qualitativo interpretativo, adotando a metodologia sobre fala-em-interao da Anlise da Conversa Etnometodolgica (ACE), procurou-se realizar a anlise de dados coletados por meio de gravaes audiovisuais da oficina, para o registro e transcrio de segmentos selecionados, alm de questionrios aplicados com os participantes e notas de campo oriundas das observaes. Em termos de resultados, os dados evidenciam que a cultura digital dos professores participantes da oficina se constitui por meio do contato com as tecnologias em seu cotidiano, mas h dificuldades em utiliz-las em suas atividades docentes, por isso h uma busca por formaes continuadas. Em relao maneira como os participantes da fala-eminterao se orientam para o letramento digital, nota-se que os professores se apropriam melhor dos contedos por meio de acompanhamento contnuo das atividades realizadas com o computador e demonstraram disposio em tornar o ambiente propcio para a coconstruo de conhecimentos ao partilharem suas experincias e saberes prvios durante os encontros da oficina. As propostas distintas realizadas pelos participantes durante a oficina apontaram um engajamento constante e resultados satisfatrios com relao instrumentalizao e competncias associadas ao uso dos recursos tecnolgicos. As prticas de leitura e escrita em lngua inglesa, por meio da oficina, possibilitaram observar a necessidade de contedos pedaggicos e cursos preparatrios prprios acerca da temtica a fim de darem continuidade s prticas pedaggicas dos professores.

Abstract: This research investigated the use of new technologies as a component of a digital culture in an environment of teaching and learning practices, trying to analyze the engagement and participation of teachers in a Workshop of New Technologies elated with Teaching of English Language in Maring - Paran. This study, from the workshop, reflects on the possibilities of integration of technology in the classroom in order to contribute to the teaching of English. The theoretical assumptions which guided the research are the New Literacy Studies (Barton 1994; HEATH, 1993; STREET, 2003), digital literacy (Street 1998; SOARES 2002), cyberspace (Lvy, 1999) and teaching and learning of additional languages (SCHLATTER; GARCEZ, 2009). Through a qualitative interpretive approach by Speech-in-interaction Methodology in Conversation Ethonometodological Analysis (ECA). The data analysis was made by audiovisual recording of workshops, besides questionnaires which were applied to the participants and also field notes were taken from observation time. In terms of results, the data reveal that digital culture of the teachers who participated of the workshop is constituted by contact with the technologies in their daily lives, but there are difficulties in using them in their classes, so there is a search for continuing courses. In respect to how participants talk-ininteraction oriented toward digital literacy, note that the teachers take ownership of the contents better by continuous monitoring of the activities performed with the computer and demonstrated willingness to make the conducive environment for co-construction of knowledge by sharing their experiences and prior knowledge during the workshop meetings. The different proposals made by participants during the workshop pointed to a constant engagement and satisfactory results about respect to instrumentation and associated skills with the use of technological resources. Practices of reading and writing in English, via the workshop, made possible to observe the need for educational content and preparatory courses about the subject in order to give continuity to the pedagogical practices of teachers.
Data da defesa: 29/11/2013
Cdigo: vtls000211317
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neiva Maria Jung
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao TIAGO LENARTOVICZ PLE versao final.pdf
Tamanho: 3117 Kb (3191765 bytes)
Criado: 21-08-2014 10:51
Atualizado: 21-08-2014 11:34
Visitas: 483
Downloads: 16

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.