Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Sociologia > Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)

Título [PT]: Análise da eficácia do programa de bolsas de estudo para o ensino médio
Autor(es): Juliana de Aquino Fonseca Doronin
Palavras-chave [PT]:

Fundações e associações sem fins lucrativos. Políticas públicas. Assistência social. Política de inclusão. Programa de bolsas de estudo. Ensino médio. Educação. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
FASFIL. Inclusion policy. Program scholarships for high school. Brazil.
Área de concentração: Sociedade e Póliticas Públicas
Titulação: Mestre em Ciências Sociais
Banca:
Geovanio Edervaldo Rossato [Orientador] - UEM
Maria Aparecida Barbosa Carneiro - UEPB
Antonio Ozai da Silva - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho investiga sobre a eficácia do Programa de Bolsas de Estudos para o Ensino Médio como modalidade de política inclusiva educacional numa FASFIL- Fundações e Associações Sem Fins Lucrativos. A metodologia aplicada na pesquisa como principal foi a quantitativa, a qual contou com coleta de dados em análise documental, referente aos índices dos alunos quanto à Evasão escolar, Rendimento escolar e Aprovação interna (média global) e externa (especificamente nos vestibulares da UEM- Universidade Estadual de Maringá) e índice de repetência, no período de 2010 e 2011. Foi realizado um levantamento do perfil socioeconômico das famílias dos alunos beneficiados atendidos e identificados elementos de vulnerabilidade social. Realizada pesquisa bibliográfica como método secundário qualitativo. O estudo foi realizado com todo universo de alunos bolsistas e não bolsistas, do Terceiro Ano do Ensino Médio da referida FASFIL. Compactua-se da teoria de que o acesso a Educação e principalmente ao Ensino Médio é um dos caminhos, para a idealizada cidadania plena e transformação social. Nesse sentido, evidenciou-se a hipótese paradoxal, que : 1) O programa de bolsa pesquisado representa uma melhor possibilidade de inclusão no acesso do aluno de baixa renda ao Ensino Superior Público por melhor prepara-lo (em teoria) para o vestibular no regime geral de concorrência e 2) As contradições encontradas na legislação, descaracterizam o caráter inclusivo do Programa através de características excludentes.

Abstract: This paper investigates the effectiveness of the Program Scholarships for High School as a form of inclusive education policy in FASFIL - Foundations and Nonprofit Associations . The methodology applied in the research was the main quantitative , which included data collection on documentary analysis , indexes referring to the students as to the Truancy , School Performance and Approval internal (global average) and external ( specifically in the vestibular - EMU State University of Maringá ) and repetition rate , between 2010 and 2011 . A survey of the socioeconomic profile of households served and identified elements of social vulnerability benefited students was conducted . Performed literature search and qualitative secondary method . The study was performed with whole universe of scholarship and non scholarship students of the Third Year of High School said FASFIL . If condone - the theory that access to education and especially the Middle School is one of the paths to the idealized full citizenship and social transformation . In this sense , revealed a paradoxical hypothesis that: 1) The scholarship program is researched a better chance of inclusion in the student's lower income to Public Higher Education for better prepares you ( in theory ) to access the vestibular system general competition and 2 ) the contradictions found in legislation , mischaracterize the inclusive nature of the program through exclusive features.
Data da defesa: 21/02/2014
Código: vtls000212925
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Geovanio Edervaldo Rossato
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Ciências Sociais)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Juliana de Aquino Fonseca Doronin.pdf
Tamanho: 3498 Kb (3581654 bytes)
Criado: 10-05-2016 09:18
Atualizado: 10-05-2016 09:24
Visitas: 969
Downloads: 7

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.