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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Sociologia > Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Ttulo [PT]: Anlise da eficcia do programa de bolsas de estudo para o ensino mdio
Autor(es): Juliana de Aquino Fonseca Doronin
Palavras-chave [PT]:

Fundaes e associaes sem fins lucrativos. Polticas pblicas. Assistncia social. Poltica de incluso. Programa de bolsas de estudo. Ensino mdio. Educao. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
FASFIL. Inclusion policy. Program scholarships for high school. Brazil.
rea de concentrao: Sociedade e Pliticas Pblicas
Titulao: Mestre em Cincias Sociais
Banca:
Geovanio Edervaldo Rossato [Orientador] - UEM
Maria Aparecida Barbosa Carneiro - UEPB
Antonio Ozai da Silva - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho investiga sobre a eficcia do Programa de Bolsas de Estudos para o Ensino Mdio como modalidade de poltica inclusiva educacional numa FASFIL- Fundaes e Associaes Sem Fins Lucrativos. A metodologia aplicada na pesquisa como principal foi a quantitativa, a qual contou com coleta de dados em anlise documental, referente aos ndices dos alunos quanto Evaso escolar, Rendimento escolar e Aprovao interna (mdia global) e externa (especificamente nos vestibulares da UEM- Universidade Estadual de Maring) e ndice de repetncia, no perodo de 2010 e 2011. Foi realizado um levantamento do perfil socioeconmico das famlias dos alunos beneficiados atendidos e identificados elementos de vulnerabilidade social. Realizada pesquisa bibliogrfica como mtodo secundrio qualitativo. O estudo foi realizado com todo universo de alunos bolsistas e no bolsistas, do Terceiro Ano do Ensino Mdio da referida FASFIL. Compactua-se da teoria de que o acesso a Educao e principalmente ao Ensino Mdio um dos caminhos, para a idealizada cidadania plena e transformao social. Nesse sentido, evidenciou-se a hiptese paradoxal, que : 1) O programa de bolsa pesquisado representa uma melhor possibilidade de incluso no acesso do aluno de baixa renda ao Ensino Superior Pblico por melhor prepara-lo (em teoria) para o vestibular no regime geral de concorrncia e 2) As contradies encontradas na legislao, descaracterizam o carter inclusivo do Programa atravs de caractersticas excludentes.

Abstract: This paper investigates the effectiveness of the Program Scholarships for High School as a form of inclusive education policy in FASFIL - Foundations and Nonprofit Associations . The methodology applied in the research was the main quantitative , which included data collection on documentary analysis , indexes referring to the students as to the Truancy , School Performance and Approval internal (global average) and external ( specifically in the vestibular - EMU State University of Maring ) and repetition rate , between 2010 and 2011 . A survey of the socioeconomic profile of households served and identified elements of social vulnerability benefited students was conducted . Performed literature search and qualitative secondary method . The study was performed with whole universe of scholarship and non scholarship students of the Third Year of High School said FASFIL . If condone - the theory that access to education and especially the Middle School is one of the paths to the idealized full citizenship and social transformation . In this sense , revealed a paradoxical hypothesis that: 1) The scholarship program is researched a better chance of inclusion in the student's lower income to Public Higher Education for better prepares you ( in theory ) to access the vestibular system general competition and 2 ) the contradictions found in legislation , mischaracterize the inclusive nature of the program through exclusive features.
Data da defesa: 21/02/2014
Cdigo: vtls000212925
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Geovanio Edervaldo Rossato
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Sociais)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Juliana de Aquino Fonseca Doronin.pdf
Tamanho: 3498 Kb (3581654 bytes)
Criado: 10-05-2016 09:18
Atualizado: 10-05-2016 09:24
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