Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: História da ciência como instrumento de reflexão metodológica no ensino de biologia
Autor(es): Verônica Klepka
Palavras-chave [PT]:

Ciência. Célula. Teoria de Galperin. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Science. Cell. Theory Galperin. Brazil.
Área de concentração: História, Epistemologia e Ética da Ciência
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Maria Júlia Corazza [Orientador] - UEM
Fumikasu Saito - PUC/SP
Renilson José Menegassi - UEM
Álvaro Lorencini Júnior - UEL
Resumo:
Resumo: A História da Ciência constitui-se de uma prática epistemológica fecunda para o exercício filosófico e porque não também didático da Ciência. A reflexão sobre o uso da História da Ciência no ensino vem apresentar possibilidades para que a abordagem histórica seja incluída aos conteúdos do Ensino de Ciências de maneira a possibilitar o reconhecimento da atividade científica como um processo permeado de influências. Refletindo as contribuições que a História da Ciência tem a oferecer ao ensino, a presente pesquisa aborda os paralelos desse enfoque sob a perspectiva sociointeracionista. Especificamente, utiliza como suporte de inserção a Teoria de Assimilação por Etapas de Galperin. Teoria que considera o aprendizado resultante de ações organizadas para a formação de conhecimentos e busca partir dos domínios que os alunos já possuem em prol a um ensino prospectivo, transformador e qualitativo com potencial para novos saberes. Objetivou-se compreender como os sentidos a respeito da História da Ciência são constituídos, apropriados e utilizados na prática pedagógica de estudantes de formação inicial em Ciências Biológicas. A pesquisa foi desenvolvida com licenciandos da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil, pertencentes ao grupo de estudos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência em Biologia (Pibid). A intervenção utilizou como suporte metodológico a Teoria de Assimilação por Etapas de Galperin e como respaldo teórico o episódio histórico de Robert Hooke e sua observação da cortiça, contida na obra Micrographia. Fizeram parte dos dados de análise, os discursos provenientes das entrevistas iniciais e finais; as discussões fomentadas durante a replicação do episódio histórico de observação da cortiça; as discussões sobre a tradução da descrição original de Micrographia e as atividades de análise epistemológica e de trechos de livros didáticos de Biologia. A análise dos sentidos, realizada a partir do dispositivo de Análise Dialógica do Discurso do Círculo de Bakhtin mostrou que os licenciandos concebem de maneira diversificada a atividade científica, ora de maneira neutra ora repleta de influências. As apropriações do discurso da História da Ciência foram aplicadas nas identificações de contextualizações equivocadas no livro didático quanto ao episódio da suposta descoberta da célula por Hooke. Na prática pedagógica desses licenciandos, o uso do discurso da História da Ciência é valorizado e reconhecido como necessário, porém, seu uso é limitado quando ideologias constituídas pelo cotidiano assumem a postura profissional docente.

Abstract: The history of science constitutes of a fecund epistemological practice for philosophical exercise and why not also didactic Science. A reflection on the use of the History of Science in teaching hereby presents possibilities for the historical approach be included to the contents the teaching of science in order to enable the recognition of scientific activity as a process influences permeated. Reflecting the contributions that the History of Science has to offer to education, this research discusses the parallels of this approach in the sociointeracionista perspective. Specifically, bases its insertion Theory of Assimilation by Steps Galperin's. Theory that considers that learning is a result of actions organized for the formation of knowledge and search from the domains that students already possess in favor a prospective, transformer and qualitative education with potential for new knowledge. It was aimed to comprehend how the senses about the history of science are constituted, appropriate and used in the teaching practice of students in initial formation in Biological Sciences. The research was conducted with undergraduates at the State University of Maringa, Parana, Brazil, belonging to the study group's Scholarship Program Initiation to Teaching in Biology (Pibid). The intervention used as a methodological support for the Theory of Assimilation Steps Galperin and theoretical support as historical episode Robert Hooke and his cork notice contained in the work Micrographia. Were part of the data analysis, the speeches from the initial and final interviews; discussions fostered during replication of the historical episode cork notice; discussions on the translation of the original description of Micrographia and activities of epistemological analysis and excerpts from Biology textbooks. The analysis of the senses, made from the Dialogic Discourse Analysis device of the Bakhtin Circle has shown that undergraduates conceive a diversified way scientific activity, sometimes neutrally now full of influences. The appropriation of the discourse of history of science were applied to the identification of mistaken in textbook contextualization as the episode the presumed discovery of the cell by Hooke. In pedagogical practice these undergraduates, using the discourse of history of science is valued and recognized as necessary, however, its use is limited when ideologies constituted by the everyday take on teacher professional attitude.
Data da defesa: 11/02/2014
Código: vtls000212937
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia Corazza
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertação_Verônica.pdf
Tamanho: 6287 Kb (6437797 bytes)
Criado: 24-09-2014 14:34
Atualizado: 24-09-2014 14:41
Visitas: 893
Downloads: 19

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.