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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Histria da cincia como instrumento de reflexo metodolgica no ensino de biologia
Autor(es): Vernica Klepka
Palavras-chave [PT]:

Cincia. Clula. Teoria de Galperin. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Science. Cell. Theory Galperin. Brazil.
rea de concentrao: Histria, Epistemologia e tica da Cincia
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Maria Jlia Corazza [Orientador] - UEM
Fumikasu Saito - PUC/SP
Renilson Jos Menegassi - UEM
lvaro Lorencini Jnior - UEL
Resumo:
Resumo: A Histria da Cincia constitui-se de uma prtica epistemolgica fecunda para o exerccio filosfico e porque no tambm didtico da Cincia. A reflexo sobre o uso da Histria da Cincia no ensino vem apresentar possibilidades para que a abordagem histrica seja includa aos contedos do Ensino de Cincias de maneira a possibilitar o reconhecimento da atividade cientfica como um processo permeado de influncias. Refletindo as contribuies que a Histria da Cincia tem a oferecer ao ensino, a presente pesquisa aborda os paralelos desse enfoque sob a perspectiva sociointeracionista. Especificamente, utiliza como suporte de insero a Teoria de Assimilao por Etapas de Galperin. Teoria que considera o aprendizado resultante de aes organizadas para a formao de conhecimentos e busca partir dos domnios que os alunos j possuem em prol a um ensino prospectivo, transformador e qualitativo com potencial para novos saberes. Objetivou-se compreender como os sentidos a respeito da Histria da Cincia so constitudos, apropriados e utilizados na prtica pedaggica de estudantes de formao inicial em Cincias Biolgicas. A pesquisa foi desenvolvida com licenciandos da Universidade Estadual de Maring, Paran, Brasil, pertencentes ao grupo de estudos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao a Docncia em Biologia (Pibid). A interveno utilizou como suporte metodolgico a Teoria de Assimilao por Etapas de Galperin e como respaldo terico o episdio histrico de Robert Hooke e sua observao da cortia, contida na obra Micrographia. Fizeram parte dos dados de anlise, os discursos provenientes das entrevistas iniciais e finais; as discusses fomentadas durante a replicao do episdio histrico de observao da cortia; as discusses sobre a traduo da descrio original de Micrographia e as atividades de anlise epistemolgica e de trechos de livros didticos de Biologia. A anlise dos sentidos, realizada a partir do dispositivo de Anlise Dialgica do Discurso do Crculo de Bakhtin mostrou que os licenciandos concebem de maneira diversificada a atividade cientfica, ora de maneira neutra ora repleta de influncias. As apropriaes do discurso da Histria da Cincia foram aplicadas nas identificaes de contextualizaes equivocadas no livro didtico quanto ao episdio da suposta descoberta da clula por Hooke. Na prtica pedaggica desses licenciandos, o uso do discurso da Histria da Cincia valorizado e reconhecido como necessrio, porm, seu uso limitado quando ideologias constitudas pelo cotidiano assumem a postura profissional docente.

Abstract: The history of science constitutes of a fecund epistemological practice for philosophical exercise and why not also didactic Science. A reflection on the use of the History of Science in teaching hereby presents possibilities for the historical approach be included to the contents the teaching of science in order to enable the recognition of scientific activity as a process influences permeated. Reflecting the contributions that the History of Science has to offer to education, this research discusses the parallels of this approach in the sociointeracionista perspective. Specifically, bases its insertion Theory of Assimilation by Steps Galperin's. Theory that considers that learning is a result of actions organized for the formation of knowledge and search from the domains that students already possess in favor a prospective, transformer and qualitative education with potential for new knowledge. It was aimed to comprehend how the senses about the history of science are constituted, appropriate and used in the teaching practice of students in initial formation in Biological Sciences. The research was conducted with undergraduates at the State University of Maringa, Parana, Brazil, belonging to the study group's Scholarship Program Initiation to Teaching in Biology (Pibid). The intervention used as a methodological support for the Theory of Assimilation Steps Galperin and theoretical support as historical episode Robert Hooke and his cork notice contained in the work Micrographia. Were part of the data analysis, the speeches from the initial and final interviews; discussions fostered during replication of the historical episode cork notice; discussions on the translation of the original description of Micrographia and activities of epistemological analysis and excerpts from Biology textbooks. The analysis of the senses, made from the Dialogic Discourse Analysis device of the Bakhtin Circle has shown that undergraduates conceive a diversified way scientific activity, sometimes neutrally now full of influences. The appropriation of the discourse of history of science were applied to the identification of mistaken in textbook contextualization as the episode the presumed discovery of the cell by Hooke. In pedagogical practice these undergraduates, using the discourse of history of science is valued and recognized as necessary, however, its use is limited when ideologies constituted by the everyday take on teacher professional attitude.
Data da defesa: 11/02/2014
Cdigo: vtls000212937
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Jlia Corazza
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertao_Vernica.pdf
Tamanho: 6287 Kb (6437797 bytes)
Criado: 24-09-2014 14:34
Atualizado: 24-09-2014 14:41
Visitas: 443
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