Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Portal dia-a-dia educao : possibilidades e desafios para o ensino de cincias
Autor(es): Jussany Maria de Barros Moreira
Palavras-chave [PT]:

Educao. Tecnologia de Informao e Comunicao (TICs). Cincias naturais. Simulaes e animaes. Professor mediador. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Education. Information and Communication Technology (ICT). Natural sciences. Simulations and animations. Facilitator. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Dulcinia Estr Pagani Gianotto [Orientador] - UEM
Jackson Gis da Silva - UNESP
Carlos Alberto de OLiveira magalhes Jnior - UEM
Resumo:
Resumo: Ao incluir as Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) na educao, espera-se que as instituies de ensino e comunidade escolar (professores, alunos, pais e funcionrios), promovam mudanas pedaggicas que passe de uma educao baseada na transmisso da informao para um processo de ensino e aprendizagem que busque centrar as aes no aluno, na construo e reconstruo de conhecimento. Buscamos ento investigar conhecimentos, atitudes e opinies dos professores de cincias da natureza, sobre a utilizao do Portal dia-a-dia Educao e das TIC disponveis nesse portal e, ainda, quanto formao que receberam para trabalhar com as TIC. Propondo como desafio a insero do recurso didtico simulaes e animaes nas aulas destes professores, viabilizando uma alterao na metodologia de trabalho, de maneira que seja possvel vislumbrar a possibilidade de construo de uma aprendizagem significativa. Mediante os objetivos propostos e na utilizao das TIC como recurso didtico foram investigados sete professores de um colgio da rede pblica do municpio de Pato Branco, enfatizando sobre a utilizao do Portal dia-a-dia Educao, atravs da pesquisa qualitativa, com uma abordagem no estudo de caso, descrevemos a partir dos relatos dos professores, de entrevistas e observaes suas atitudes e opinies. Para analisar os resultados seguiram-se os referenciais de Bardin (2004) atravs da anlise de contedo. De acordo com os levantamentos feitos junto aos professores, podemos considerar que existe uma grande distncia entre a realidade que encontramos na escola e aquilo que nos desejvel, destacando que eles tem conhecimento sobre o Portal dia-a-dia Educao, porm, no sabem utilizar muitos dos recursos que esto disponveis. Entre os fatores apontados para a no utilizao das TIC disponveis no Portal dia-a-dia Educao, podemos destacar: turmas numerosas, falta de um profissional na rea de informtica, insegurana na utilizao da ferramenta, tempo para preparar as aulas, tamanho das turmas em relao ao ambiente de estudo e falta de formao continuada permanente. Porm, destacamos que aps a aplicao do minicurso os professores se sentiram seguros e aptos a utilizarem as simulaes e animaes com seus alunos e todos os envolvidos mostraram-se motivados a aprender de forma interativa.

Abstract: By including Information and Communication Technologies (ICT) in education, it is expected that the educational institutions and the school community (teachers, students, parents and staff), crave pedagogical changes an education based on the transmission of information to a process of teaching and learning that seeks to focus on the student's actions, the construction and reconstruction of knowledge. Then we seek to investigate knowledge, attitudes and opinions of teachers of natural sciences, on the use of the Portal day-to-day education and ICT available in this portal and also about the training they received to work with ICT. Proposing to challenge the inclusion of a teaching resource in the classroom simulations and animations of these teachers, enabling a change in the methodology of work, so that it is possible to glimpse the possibility of constructing meaningful learning. Through the proposed objectives and the use of ICT as a teaching resource were investigated seven teachers of a public college in the city of Pato Branco, emphasizing on the use of the Portal day-to-day education, through qualitative research, with an approach of case study, we describe the basis of the reports of teachers, interviews and observations attitudes and opinions. To analyze the results we followed the benchmarks of Bardin (2004) content analysis. According to the surveys with teachers, we can consider that there is a huge gap between the reality we encounter in school and what is desirable in, noting that teachers have knowledge about the Portal day-to-day education, but don't know how to use many of the tools that are available. Among the factors cited for not using ICT Portal available in day-to-day education, we can highlight: large classes, lack of a professional in the field of computer science, uncertainty in the use of the tool, time to prepare lessons, class size in relation to the learning environment and lack of ongoing continuing education. However, we emphasize that after applying the short course teachers felt safe and able to use simulations and animations with their students and get involved and motivated to learn interactively.
Data da defesa: 24/02/2014
Cdigo: vtls000212944
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Dulcinia Estr Pagani Gianotto
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAODEFESA.pdf
Tamanho: 2212 Kb (2264764 bytes)
Criado: 24-09-2014 13:27
Atualizado: 24-09-2014 13:52
Visitas: 513
Downloads: 16

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.