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Título [PT]: A influência da rede de relacionamentos sociais na internacionalização : o caso da Cooperativa Artisans Brasil
Autor(es): Edi Carlos de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Internacionalização. Cooperativa. Redes. Rede de relacionamentos sociais. Comércio justo. Redes sociais. Comércio justo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Internationalization. Network of social relationships. Fair trade. Brazil.
Área de concentração: Organizações e Empreendedorismo
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Maurício Reinert [Orientador] - UEM
Fabiane Cortez Verdu - UEM
Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - PPG/UNISINOS
Resumo:
Resumo: Nesta dissertação buscou-se compreender como a rede de relacionamentos sociais influenciou a internacionalização da Cooperativa Artisans Brasil. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, com corte transversal e perspectiva longitudinal. Os dados primários foram coletados por meio de treze entrevistas semiestruturadas com os atores que compõem a rede. Para mapear a rede de relacionamentos, utilizou-se a técnica snowball, na qual os atores sociais mencionaram os nomes de outros atores com os quais mantém algum tipo de laço social. Os dados secundários foram angariados por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Depois que os dados estavam organizados, utilizou-se o software Atlas.ti para fazer a codificação das entrevistas e, posteriormente, a análise de conteúdo. A análise do caso possibilitou o levantamento de uma discussão acerca das temáticas abordadas, demonstrando que a internacionalização da Cooperativa Artisans Brasil é explicada pela organização da rede de relacionamentos sociais para exploração de um nicho específico de mercado na França ? o comércio justo. Assim, a estratégia de internacionalização cooperativa favoreceu o entendimento da forma de ingresso no mercado externo e a caracterização desta Cooperativa como born global pela atuação no cenário internacional desde o início das atividades. Porém, cabe o destaque de que um dos achados desta pesquisa mostra que a organização da rede de relacionamentos sociais e o comércio justo foram os impulsionadores da internacionalização desta Cooperativa, pois quando da análise de sua rede de relacionamentos sociais, percebeu-se que a atuação específica de um broker possibilitou a ligação da Cooperativa à rede francesa Artisans Du Monde. Além da relevância da rede de relacionamentos sociais na internacionalização, esta foi de grande valia quando o mercado externo não apresentava demanda pelos produtos das artesãs, em função da crise econômica que se instaurou na Europa em 2008, o que limitou a continuidade da internacionalização da Cooperativa. Diante deste contexto, mais uma vez sua rede de relacionamentos desenvolveu manobras estratégicas para que pudesse explorar o mercado nacional, aproveitando a linha do Desenvolvimento Regional Sustentável, onde a Cooperativa participou de feiras; disponibilizou os produtos artesanais na Loja da Sustentabilidade do Banco do Brasil; ganhou um prêmio da FECOMÉRCIO; lançou sua loja virtual; foi selecionada em dois projetos do Programa Talentos do Brasil Rural, sendo que o primeiro foi o direito de participar das doze cidades-sede onde acontecerão os jogos da Copa do Mundo de 2014 – comercializando seus produtos e o outro foi pelo projeto "Identidade, trabalho e arte: as artesãs do Vale da Seda", que fomentará a aquisição de recursos de empresas que queiram fazer doações ou patrocínios de parte do Imposto de Renda que têm a pagar; incluiu o Instituto Vale da Seda como novo parceiro no negócio, que além de beneficiar a Cooperativa com o selo holográfico BR Code nas etiquetas dos produtos (para garantir a procedência dos produtos provenientes de seda), possibilitará a internacionalização para os países com os quais o Instituto Vale da Seda desenvolver contatos de negócios. Assim, dados os benefícios proporcionados pela rede de relacionamentos sociais, os resultados da pesquisa demonstram que esta influenciou a internacionalização da Cooperativa Artisans Brasil.

Abstract: This master's thesis seeks to understand how the network of social relationships influenced the internationalization of Cooperativa Artisans Brasil. A descriptive study was conducted with cross-sectional and longitudinal perspective, the primary data were collected through thirteen semi-structured interviews with actors that make up the network. To map the network of relationships, we used the snowball technique, in which social actors mentioned the names of other actors in which they have some kind of social bond. Secondary data were gathered by means of literature and documentary analysis. After the data were organized, the software Atlas.ti was used to code the interviews and later content analysis. The case analysis enabled the raising of a discussion of the themes, demonstrating that the internationalization of Cooperativa Artisans Brasil is explained by the organization of the network social relationships to exploit a particular niche market in France - fair trade. Thus, the strategy of internationalization favored the understanding of how to enter the foreign market and the characterization of this Cooperative as a born global performance in the international arena since the beginning of the activities. However, it is worth highlighting that one of the findings of this research shows that the organization of the network social relationships and fair trade drove the internationalization of this Cooperative, because when analyzing their network of social relationships, it was noticed that the specific action of a broker enabled the connection to the Cooperative with network French Artisans Du Monde. Besides the relevance of social network relationships in the internationalization, this was very useful when the market had no external demand for artisan product, due to the economic crisis that has introduced in Europe in 2008, which restricted the continuity of the Cooperative?s internationalization. In face of this context, once again your network relationships developed strategic actions to exploit the national market, taking the line of Regional Sustainable Development, where the Cooperative participated in fairs, it placed the products on the Sustainability Store of Banco do Brasil; was awarded by FECOMÉRCIO; opened an online store, was selected in two projects of the program –Talentos do Brasil Rural?, where the first was the right to participate in the twelve host cities where it will be the 2014 World Cup games – marketing their products the other was the project "Identidade, trabalho e arte: as artesãs do Vale da Seda", which aim the acquisition of resources from companies wishing to make donations or sponsorships from the income tax they have to pay; the "Instituto Vale da Seda" was included as a new partner in the business, which in addition to benefiting the Cooperative with the BR Code holographic seal on product labels (to ensure the origin of silk products), it will enable internationalization for countries in which the ?Instituto Vale da Seda? develops business contacts. So, given the benefits provided by the network social relationships, the research results show that it has influenced the internationalization of Cooperativa Artisans Brasil.
Data da defesa: 12/12/2013
Código: vtls000212964
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2013
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Maurício Reinert
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 024. Edi Carlos de Oliveira.pdf
Tamanho: 1574 Kb (1611735 bytes)
Criado: 22-08-2014 08:17
Atualizado: 25-08-2014 15:52
Visitas: 1692
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