Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: A influncia da rede de relacionamentos sociais na internacionalizao : o caso da Cooperativa Artisans Brasil
Autor(es): Edi Carlos de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Internacionalizao. Cooperativa. Redes. Rede de relacionamentos sociais. Comrcio justo. Redes sociais. Comrcio justo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Internationalization. Network of social relationships. Fair trade. Brazil.
rea de concentrao: Organizaes e Empreendedorismo
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Maurcio Reinert [Orientador] - UEM
Fabiane Cortez Verdu - UEM
Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - PPG/UNISINOS
Resumo:
Resumo: Nesta dissertao buscou-se compreender como a rede de relacionamentos sociais influenciou a internacionalizao da Cooperativa Artisans Brasil. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, com corte transversal e perspectiva longitudinal. Os dados primrios foram coletados por meio de treze entrevistas semiestruturadas com os atores que compem a rede. Para mapear a rede de relacionamentos, utilizou-se a tcnica snowball, na qual os atores sociais mencionaram os nomes de outros atores com os quais mantm algum tipo de lao social. Os dados secundrios foram angariados por meio de pesquisa bibliogrfica e documental. Depois que os dados estavam organizados, utilizou-se o software Atlas.ti para fazer a codificao das entrevistas e, posteriormente, a anlise de contedo. A anlise do caso possibilitou o levantamento de uma discusso acerca das temticas abordadas, demonstrando que a internacionalizao da Cooperativa Artisans Brasil explicada pela organizao da rede de relacionamentos sociais para explorao de um nicho especfico de mercado na Frana ? o comrcio justo. Assim, a estratgia de internacionalizao cooperativa favoreceu o entendimento da forma de ingresso no mercado externo e a caracterizao desta Cooperativa como born global pela atuao no cenrio internacional desde o incio das atividades. Porm, cabe o destaque de que um dos achados desta pesquisa mostra que a organizao da rede de relacionamentos sociais e o comrcio justo foram os impulsionadores da internacionalizao desta Cooperativa, pois quando da anlise de sua rede de relacionamentos sociais, percebeu-se que a atuao especfica de um broker possibilitou a ligao da Cooperativa rede francesa Artisans Du Monde. Alm da relevncia da rede de relacionamentos sociais na internacionalizao, esta foi de grande valia quando o mercado externo no apresentava demanda pelos produtos das artess, em funo da crise econmica que se instaurou na Europa em 2008, o que limitou a continuidade da internacionalizao da Cooperativa. Diante deste contexto, mais uma vez sua rede de relacionamentos desenvolveu manobras estratgicas para que pudesse explorar o mercado nacional, aproveitando a linha do Desenvolvimento Regional Sustentvel, onde a Cooperativa participou de feiras; disponibilizou os produtos artesanais na Loja da Sustentabilidade do Banco do Brasil; ganhou um prmio da FECOMRCIO; lanou sua loja virtual; foi selecionada em dois projetos do Programa Talentos do Brasil Rural, sendo que o primeiro foi o direito de participar das doze cidades-sede onde acontecero os jogos da Copa do Mundo de 2014 comercializando seus produtos e o outro foi pelo projeto "Identidade, trabalho e arte: as artess do Vale da Seda", que fomentar a aquisio de recursos de empresas que queiram fazer doaes ou patrocnios de parte do Imposto de Renda que tm a pagar; incluiu o Instituto Vale da Seda como novo parceiro no negcio, que alm de beneficiar a Cooperativa com o selo hologrfico BR Code nas etiquetas dos produtos (para garantir a procedncia dos produtos provenientes de seda), possibilitar a internacionalizao para os pases com os quais o Instituto Vale da Seda desenvolver contatos de negcios. Assim, dados os benefcios proporcionados pela rede de relacionamentos sociais, os resultados da pesquisa demonstram que esta influenciou a internacionalizao da Cooperativa Artisans Brasil.

Abstract: This master's thesis seeks to understand how the network of social relationships influenced the internationalization of Cooperativa Artisans Brasil. A descriptive study was conducted with cross-sectional and longitudinal perspective, the primary data were collected through thirteen semi-structured interviews with actors that make up the network. To map the network of relationships, we used the snowball technique, in which social actors mentioned the names of other actors in which they have some kind of social bond. Secondary data were gathered by means of literature and documentary analysis. After the data were organized, the software Atlas.ti was used to code the interviews and later content analysis. The case analysis enabled the raising of a discussion of the themes, demonstrating that the internationalization of Cooperativa Artisans Brasil is explained by the organization of the network social relationships to exploit a particular niche market in France - fair trade. Thus, the strategy of internationalization favored the understanding of how to enter the foreign market and the characterization of this Cooperative as a born global performance in the international arena since the beginning of the activities. However, it is worth highlighting that one of the findings of this research shows that the organization of the network social relationships and fair trade drove the internationalization of this Cooperative, because when analyzing their network of social relationships, it was noticed that the specific action of a broker enabled the connection to the Cooperative with network French Artisans Du Monde. Besides the relevance of social network relationships in the internationalization, this was very useful when the market had no external demand for artisan product, due to the economic crisis that has introduced in Europe in 2008, which restricted the continuity of the Cooperative?s internationalization. In face of this context, once again your network relationships developed strategic actions to exploit the national market, taking the line of Regional Sustainable Development, where the Cooperative participated in fairs, it placed the products on the Sustainability Store of Banco do Brasil; was awarded by FECOMRCIO; opened an online store, was selected in two projects of the program Talentos do Brasil Rural?, where the first was the right to participate in the twelve host cities where it will be the 2014 World Cup games marketing their products the other was the project "Identidade, trabalho e arte: as artess do Vale da Seda", which aim the acquisition of resources from companies wishing to make donations or sponsorships from the income tax they have to pay; the "Instituto Vale da Seda" was included as a new partner in the business, which in addition to benefiting the Cooperative with the BR Code holographic seal on product labels (to ensure the origin of silk products), it will enable internationalization for countries in which the ?Instituto Vale da Seda? develops business contacts. So, given the benefits provided by the network social relationships, the research results show that it has influenced the internationalization of Cooperativa Artisans Brasil.
Data da defesa: 12/12/2013
Cdigo: vtls000212964
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maurcio Reinert
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Programa de Ps-Graduao em Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 024. Edi Carlos de Oliveira.pdf
Tamanho: 1574 Kb (1611735 bytes)
Criado: 22-08-2014 08:17
Atualizado: 25-08-2014 15:52
Visitas: 965
Downloads: 29

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.