Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O uso de oficinas pedaggicas como estratgia de ensino com o tema gua : redimensionando a prtica docente
Autor(es): Valria Brumato Regina
Palavras-chave [PT]:

Metodologia de ensino. Relao terico-prtico. Educao bsica. Formao continuada. Interdisciplinalidade. Oficinas pedaggicas. Brasil. Loanda. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teaching methodology. Theoretical and practical relationship. Basic education. Continuing education. Interdisciplinalidade. Educational workshops. Brazil. Loanhead. Paran. Brazil.
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientador] - UEM
Jandira Lria Biscalquini Talamoni - UNESP
Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior - UEM
Resumo:
Resumo: A educao brasileira atual objetiva formar um cidado capaz de atuar na sociedade de forma participativa, contribuindo para o desenvolvimento do pas. Assim, a escola deve primar por metodologias de ensino e aprendizagem que possam favorecer a participao dos alunos, estimulando-os no desenvolvimento de sua autonomia, pensamento crtico e reflexivo. Neste contexto, esta pesquisa objetivou investigar se o trabalho com oficinas pedaggicas, como estratgia de ensino e aprendizagem com o uso do tema gua por professores da educao bsica em formao continuada, possibilitou a reflexo para o redimensionamento de suas prticas pedaggicas com relao metodologia em questo. Para tanto, os professores da educao bsica do Ncleo de Educao de Loanda foram convidados a participar de um curso de extenso no qual lhes seria oportunizado trabalhar com oficinas pedaggicas - referenciais tericos, pressupostos metodolgicos, como planejar e avaliar - alm da aplicao prtica das oficinas em sala de aula. Para a coleta de dados, foram utilizados questionrios estruturados, planejamentos, videogravaoes e dirios de campo, que foram analisados de acordo com os referenciais da pesquisa qualitativa. Inicialmente, foi detectado que, de um total de 57 professores, 17 (30%) deles nunca haviam trabalhado com a metodologia, portanto, no a conheciam e 31 (54%) j tinham experincia com ela, porm apresentavam uma concepo restrita, destacando apenas um aspecto das oficinas pedaggicas, de forma a simplificar suas possibilidades e implicaes. Do total de professores, 24 participaram das demais etapas do curso, que consistia no planejamento e na aplicao das oficinas em sala de aula, totalizando 8 oficinas, seguidas de um encontro para refletir sobre os avanos e limites propostos pela metodologia. A anlise do planejamento revelou que, com relao aos trs pressupostos metodolgicos de uma oficina - interveno didtico-pedaggica, relao terico-prtica e interdisciplinaridade -, cinco oficinas no apresentavam a relao terico-prtica e nenhuma delas contemplava o carter interdisciplinar. Porm, quando aplicadas em sala de aula, 2 oficinas revelaram a relao da teoria com a prtica e 3 trabalharam de forma interdisciplinar. Essa mudana pode ter ocorrido em decorrncia de essas oficinas terem apresentado questes-problema bem definidas, o que exigiu dos professores relacionar o conhecimento escolar tanto com a realidade quanto com a unidade do saber. Por fim, no encontro dedicado reflexo sobre a prtica, os professores demonstraram integrar a necessidade da problematizao nas oficinas bem como a mediao docente, objetivando a superao do senso comum. Referiram, ainda, que a participao dos alunos foi o maior avano proporcionado pela metodologia; em contrapartida, o planejamento no foi realizado sem dificuldades, tanto pela indisponibilidade de tempo quanto pela dificuldade em se reunirem com os demais colegas. Foi possvel perceber, ainda, que os professores tm dificuldade para trabalhar de forma interdisciplinar e problematizar o ensino, entretanto o trabalho desenvolvido durante esse processo possibilitou que progredissem com relao ao conceito de oficinas pedaggicas.

Abstract: Objective current Brazilian education form a citizen capable of acting in a participatory way society, contributing to the country's development. Thus the school must give priority to teaching and learning methodologies that may favor the participation of students, encouraging them to develop their autonom, critical and reflective thinking. In this context, this study aimed to investigate whether working with educational workshops, as a teaching and learning strategy, using the theme water for basic education teachers in continuing education possible reflection to resize their teaching practices with respect to the methodology concerned. To this end, basic education teachers from the Center for Education Loanda were invited to participate in an extension course in which they would be working with chance educational workshops - theoretical frameworks, methodological assumptions , how to plan and evaluate - beyond the practical application workshops in the classroom. To collect data structured questionnaires, planning, videogravaoes and field diaries were analyzed according to the reference of the qualitative research were used. Initially, it was found that a total of 57 teachers, 17 (30 %) of them had never worked with the methodology, therefore, did not know her and 31 (54 %) had experience with this, but had a restricted view, highlighting only an aspect of teaching workshops in order to simplify its possibilities and implications. Of total teachers, 24 participated in the remaining stages of the course which consisted in the planning and implementation of workshops in classrooms, totaling 8 workshops, followed by a meeting to reflect on the progress and limits proposed by the methodology. The analysis revealed that planning with respect to the three methodological assumptions of a workshop - didactic pedagogical intervention, theoretical and practical relationship interdisciplinarity - five workshops did not have the theoretical and practical relationship neither contemplated the interdisciplinary character. However, when applied in the classroom, 2 workshops revealed the relationship between theory and practice and 3 worked in an interdisciplinary way. This change may have occurred as a result of these workshops have addressed issues well defined problem, which required teachers to relate both school knowledge with reality, as the unity of knowledge. Finally, the meeting devoted to reflection practice, teachers demonstrated the need to integrate the questioning in the workshops, as well as the teacher's mediation, aiming to overcome common sense. Mentioned also that student participation was a major breakthrough provided by the methodology, however, planning was not done without difficulty, either by lack of time as the difficulty to meet with other colleagues. It could be observed also that teachers have difficulty working in an interdisciplinary manner and discuss the teaching, however, the work done during this process enabled them to progress with respect to the concept of pedagogical workshops.
Data da defesa: 14/02/2014
Cdigo: vtls000212968
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Tiyomi Obara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO FINALIZADA.pdf
Tamanho: 1887 Kb (1932262 bytes)
Criado: 24-09-2014 14:47
Atualizado: 24-09-2014 15:36
Visitas: 725
Downloads: 24

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.