Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar como a cultura é tratada na produção de conhecimento da educação física brasileira, identificando se pesquisadores da área a elegem como tema central ou periférico. Dessa forma, seis pesquisadores/professores da educação física brasileira que vêm tematizando a cultura em suas produções teóricas foram intencionalmente selecionados, os quais participaram da investigação por meio de entrevista. O intuito era perceber qual a apreensão de cada um deles acerca da cultura na educação física, sendo eles: Celi N. Z. Taffarel, Hugo R. Lovisolo, Jocimar Daolio, Marcos G. Neira, Marco P. Stigger e Valter Bracht. Com base no conceito de centralidade da cultura formulado por Hall (1997), buscou-se entender as relações desse conceito junto a outras obras que discutem a temática. A análise dos dados foi realizada com orientações teóricas e metodológicas de Bardin (2011), as quais auxiliaram na interpretação acerca de duas principais categorias temáticas: ?conceito de cultura e ?cultura como centralidade ou periferia. A pesquisa aponta que para alguns pesquisadores a cultura é central na produção da educação física brasileira, assim como não assume condição central nem periférica para outros interlocutores, haja vista que se relaciona com outros campos de conhecimento também importantes e que esse conceito, na área, é marcado por polissemia e imprecisões dos campos teóricos. Entretanto, para além das reflexões acerca da centralidade ou periferia da cultura na educação física está a compreensão dos modos pelos quais a cultura se constrói e se estrutura na área, o que exige radicalidade em relação aos saberes produzidos e o exercício vigilante da atividade epistemológica frente à apropriação desses saberes.
Abstract: This research chose it as central or peripheral theme. Thus, six researchers / physical education teachers who come thematising Brazilian culture in their theoretical productions were intentionally selected, which participated in the investigation by interviewing. The aim was to understand what the apprehension of each about culture in physical education, namely: Celi N. Z. Taffarel, Hugo R. Lovisolo, JocimarDaolio, Marcos G. Neira, Marco P. Stigger and ValterBracht. Based on theconcept of theculture centralityformulatedby Hall(1997), we sought tounderstandthe relationshipof this concept along with otherworksthat discussthe topic. Data analysis was performed with theoretical and methodological backgrounds of Bardin (2011), which assisted in the interpretation on two main themes: "the concept of culture" and "culture as central or peripheral." The research shows that for some researchers the culture is central to the production of physical education in Brazil, as well as central and peripheral assumes no condition to other parties, considering that it relates to other also important fields of knowledge and that this concept, in the area is characterized by polysemy and inaccuracies of theoretical fields. However, in addition to the reflections on the centrality or periphery of culture in physical education is an understanding of the ways in which culture is constructed and structure in the area, which requires radical in relation to knowledge produced and vigilanteexercise activity against the epistemological appropriation of knowledgeaimed to examine how culture is treated in the production of knowledge of physical education in Brazil, identifying whether the researchers. |