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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: A cultura na produo de conhecimento na educao fsica brasileira : centralidade ou periferia?
Autor(es): Beatriz Ruffo Lopes
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica. Centralidade da cultura. Cultura. Produo do conhecimento. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Centrality of culture. Culture.Physicaleducation. Knowledgeproduction. Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Larissa Michelle Lara [Orientador] - UEM
Ivan Marcelo Gomes - Cefd.UFES
Amauri Aparecido Bssoli de OLiveira - UEM
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar como a cultura tratada na produo de conhecimento da educao fsica brasileira, identificando se pesquisadores da rea a elegem como tema central ou perifrico. Dessa forma, seis pesquisadores/professores da educao fsica brasileira que vm tematizando a cultura em suas produes tericas foram intencionalmente selecionados, os quais participaram da investigao por meio de entrevista. O intuito era perceber qual a apreenso de cada um deles acerca da cultura na educao fsica, sendo eles: Celi N. Z. Taffarel, Hugo R. Lovisolo, Jocimar Daolio, Marcos G. Neira, Marco P. Stigger e Valter Bracht. Com base no conceito de centralidade da cultura formulado por Hall (1997), buscou-se entender as relaes desse conceito junto a outras obras que discutem a temtica. A anlise dos dados foi realizada com orientaes tericas e metodolgicas de Bardin (2011), as quais auxiliaram na interpretao acerca de duas principais categorias temticas: ?conceito de cultura e ?cultura como centralidade ou periferia. A pesquisa aponta que para alguns pesquisadores a cultura central na produo da educao fsica brasileira, assim como no assume condio central nem perifrica para outros interlocutores, haja vista que se relaciona com outros campos de conhecimento tambm importantes e que esse conceito, na rea, marcado por polissemia e imprecises dos campos tericos. Entretanto, para alm das reflexes acerca da centralidade ou periferia da cultura na educao fsica est a compreenso dos modos pelos quais a cultura se constri e se estrutura na rea, o que exige radicalidade em relao aos saberes produzidos e o exerccio vigilante da atividade epistemolgica frente apropriao desses saberes.

Abstract: This research chose it as central or peripheral theme. Thus, six researchers / physical education teachers who come thematising Brazilian culture in their theoretical productions were intentionally selected, which participated in the investigation by interviewing. The aim was to understand what the apprehension of each about culture in physical education, namely: Celi N. Z. Taffarel, Hugo R. Lovisolo, JocimarDaolio, Marcos G. Neira, Marco P. Stigger and ValterBracht. Based on theconcept of theculture centralityformulatedby Hall(1997), we sought tounderstandthe relationshipof this concept along with otherworksthat discussthe topic. Data analysis was performed with theoretical and methodological backgrounds of Bardin (2011), which assisted in the interpretation on two main themes: "the concept of culture" and "culture as central or peripheral." The research shows that for some researchers the culture is central to the production of physical education in Brazil, as well as central and peripheral assumes no condition to other parties, considering that it relates to other also important fields of knowledge and that this concept, in the area is characterized by polysemy and inaccuracies of theoretical fields. However, in addition to the reflections on the centrality or periphery of culture in physical education is an understanding of the ways in which culture is constructed and structure in the area, which requires radical in relation to knowledge produced and vigilanteexercise activity against the epistemological appropriation of knowledgeaimed to examine how culture is treated in the production of knowledge of physical education in Brazil, identifying whether the researchers.
Data da defesa: 26/08/2013
Cdigo: vtls000213131
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Larissa Michelle Lara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: verso final pdf- entregar PEF.pdf
Tamanho: 1529 Kb (1565932 bytes)
Criado: 22-08-2014 14:34
Atualizado: 22-08-2014 14:46
Visitas: 1032
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