Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar os saberes vinculados à atividade física relacionada à saúde nos cursos de formação de professores de educação física das universidades públicas do Estado do Paraná. Atualmente, parcela significativa da população não pratica na vida cotidiana nenhum tipo de atividade física. Enriquecida com o foco na promoção da saúde, a educação física atuaria na remoção das barreiras que impediriam as pessoas e a comunidade bem informada de adotarem comportamentos saudáveis. Para dimensionar as disciplinas relacionadas à atividade física nos documentos dos cursos investigados empregou-se como instrumento de coleta de informações uma escala do tipo Likert. Por meio da análise documental foi possível constatar que o conhecimento ligado à atividade física relacionada à saúde aparece pouco nos currículos das universidades públicas do estado do Paraná e também as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e Médio. Nas disciplinas, nas ementas, nas cargas horárias e nos conteúdos programáticos, os conhecimentos direcionados à atividade física são reduzidos e pouco predominantes.
Abstract: This paper aims to investigate knowledge related to physical activity in health-related courses for physical education teachers of public universities in the State of Paraná. Currently, a significant portion of the population does not practice in everyday life any kind of physical activity. Enriched with the focus on health promotion, physical education act in removing the barriers that prevent people and community well-informed to adopt healthy behaviors. To scale the disciplines related to physical activity in the course documents investigated were employed as a tool for gathering information one Likert scale. Through documentary analysis it was established that the knowledge on the health-related physical activity pervade bit curricula of public universities in the state of Paraná and also the Curriculum Guidelines of Elementary and Secondary Education. In subjects, the menus, the workloads and program content, knowledge directed physical activity are reduced and less prevalent. |