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Ttulo [PT]: Valores pessoais, benefcios e atributos do ato de presentear com chocolate
Autor(es): Claudia Cristina Macceo Sato
Palavras-chave [PT]:

Ato de presentear. Chocolate. Cadeia meios-fim. Valores pessoais. Tcnica Laddering. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Gift-giving. Personal values​​. Laddering. Chocolate. Brazil.
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Olga Maria Coutinho Ppece [Orientador] - UEM
Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse - UFSCar-Sorocaba
Valter Afonso Vieira - UEM
Resumo:
Resumo: O ato de presentear um comportamento antigo e complexo e carrega diversos significados que esto atrelados s intenes do presenteador, a relao entre os envolvidos na troca e questes sociais, fazendo com que o presente seja um instrumento e veculo de transmisso de diferentes simbolismos. Nesta dissertao, o ato de presentear foi abordado atravs da investigao das relaes associativas entre atributos, benefcios e valores pessoais do ato de presentear com chocolate. A escolha pela investigao do produto chocolate, quando usado para presentear, se deu em funo da freqncia do consumo de chocolate para presentear. A pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se atravs da cadeia meios-fins e teve aladdering como tcnica de coleta de dados. Vinte e nove entrevistas foram realizadas e analisadas atravs da anlise de contedo que possibilitaram a gerao da Matriz de implicao hierrquica, seguida do Mapa hierrquico de Valor. Os resultados mostraram que o ato de presentear com chocolate analisado pelo consumidor atravs de critrios como quem ser presenteado, ocasies de entrega de presente, comparao com outros produtos e possibilidade de moldar o significado. Os atributos referentes ao chocolate, quando pensado para presentear, foram: preo, elementos visuais, variedade, marca, ser encontrado em vrios pontos de vendas, ser apreciado pela maioria, caractersticas sensoriais e qualidade. Os benefcios foram: economia, realizar a compra em pouco tempo, possibilidade de comprar mais ou para mais pessoas, no prejudicar a sade, chamar ateno, demonstrar que o outro especial, deixar o outro feliz, minimizar possibilidade de erro, ser lembrado pelo presente,manuteno das relaes sociais, demonstrar que conhece o outro, surpreender, status/causar boa impresso, no cair na rotina, aproximar do presenteado, colocar-se no presente, sensao de infncia, criar bons momentos, transmitir significado. E os valores identificados foram: ser capaz, solcito, estar sempre prximo ao outro, felicidade, reconhecimento social, hednico e vida prspera.

Abstract: Gift giving is an ancient and complex behavior, and it holds different meanings which are related to the intentions of the giver, the relationship between those involved in the exchange, and to social issues, enabling the present to be a mean for transmitting different symbolisms. In this work, the act of gift giving was approached by investigating the relationships associated among attributes, benefits and personal values through the act of giving chocolate to someone as a present. The choice for investigating when chocolate products are used forgiving someone a present was due to the frequency of the use of chocolate as a gift. This research, which is of a qualitative approach, was developed through the means-end chain and had laddering as the technique of data collection. Twenty-nine interviews were realized and analyzed through the content analysis technique, which allowed the generation of the implication Matrix as well as the map of hierarchical value. The results showed that the act of giving someone chocolate as a present is analyzed by the consumer through criteria such as who the present will be given to, occasions for handing in a present, comparison to other products and the possibility of shaping meaning. The attributes related to chocolate when thought to be given as a presente were: Price, visuals, variety, brand-name, be found in several retail outlets, be appreciated by most, sensory characteristics and quality. The benefits were: Economy, making the purchase in short periods of time, possibility of buying more or to more people, no harm to health, drawing attention, showing that the other person is special, making the other person happy, minimizing possibility of a mistake, being reminded by the present, maintaining social relationships, demonstrating familiarity of the other, surprising, status/causing a good impression, avoiding routine, getting close to the present receiver, putting oneself in the present, childhood memories, creating good moments, transmitting meaning. And the values identified were: being able, willingness, being close to others, happiness, social recognition, hedonism and prosperous life.
Data da defesa: 04/02/2014
Cdigo: vtls000213142
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Olga Maria Coutinho Ppece
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas. Programa de Ps-Graduao em Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao )/
UEM: Departamento de Administrao

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 026. Claudia Cristina Macceo Sato.pdf
Tamanho: 2192 Kb (2244386 bytes)
Criado: 26-08-2014 10:43
Atualizado: 26-08-2014 11:02
Visitas: 784
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