Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Estudo dos registros de representao semitica : implicaes no ensino e aprendizagem da lgebra para alunos surdos fluentes em lingua de sinais
Autor(es): Silvia Teresinha Frizzarini
Palavras-chave [PT]:

lgebra. Surdos. Ensino mdio. Representao semitica. Lngua de sinais. Educao. Brasil,
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Cllia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Jos Luiz Magalhes de Freitas - UFMS
Mricles Thadeu Moretti - UFSC
Tnia dos Santos Alvarez da Silva - UEM
Valdeni Soliani Franco - UEM
Resumo:
Resumo: A presente pesquisa objetivou analisar os principais registros de representao semitica e suas coordenaes possveis no ensino e na aprendizagem da lgebra para alunos surdos fluentes em lngua de sinais. Com a finalidade de proporcionar mais elementos para anlise e considerando a necessidade de se trabalhar com uma diversidade maior de sistemas de representaes semiticas, segundo a teoria adotada de Duval, o contedo da lgebra escolhido foi a inequao, no s pela variedade de registros, mas tambm pela conexo que existe com outros contedos, como funes e equaes. Para aconsecuo do objetivo, a metodologia utilizada foi a Engenharia Didtica difundida por Artigue; ela permitiu a aplicao planejada de uma sequncia de cinco atividades,efetivada com sete alunos surdos do ensino mdio brasileiro, todos de uma escola especial localizada no norte pioneiro do Paran. Para ampliar o campo de pesquisa, num processo inclusivo diferente do brasileiro, tambm foram analisados os conhecimentos prvios de trs alunos surdos do ensino mdio espanhol, em uma escola regular de Barcelona. Os resultados obtidos na experimentao, com os alunos brasileiros, foram que a lngua de sinais, por ser uma lngua visual/motora, favoreceu a identificao dos elementos representacionais algbrico, durante a atividade de converso, mediante a conexo realizada com os registros grficos. Esses alunos surdos, ao converterem uma expresso algbrica para a lngua de sinais e desta para a escrita, e vice-versa, se apoiavam, muitas vezes, na representao intermediria grfica, descrevendo inclusive os detalhes dessa representao. Mesmo que a lngua de sinais e a escrita tenham a mesma funo meta discursiva de comunicao, elas diferem nas suas regras de conformidade; as unidades constitutivas de cada registro de representao so muito diferentes. Os surdos brasileiros, ao traduzirem as expresses algbricas, em lngua de sinais, justapem dois sinais na configurao das mos, assim como na linguagem matemtica. Ao contrrio, os resultados prvios do diagnstico realizado com os surdos na Espanha, revelou que esses alunos traduziam as expresses algbricas, para a lngua de sinais, sequencialmente, com o uso predominante da datilologia, ou seja, da mesma forma que a lngua escrita. O processo de incluso oral, que tradio na Espanha,apresentou forte influncia no processo cognitivo desses alunos. A atividade cognitiva de converso da lngua escrita ou lngua de sinais para o registro algbrico e deste para o registro grfico foi insuficiente para esses alunos. Conclumos que, quando o campo de estudo a lgebra, com diferentes significados para as letras, o uso de diferentes registros de representao se torna imprescindvel para qualquer aluno surdo usurio da lngua de sinais. As representaes mentais dos surdos profundos dependem exclusivamente da lngua de sinais, para generalizar e abstrair as representaes algbricas, tendo como representao intermediria os grficos. Apesar do reduzido lxico que a lngua de sinais apresenta, a partir dos seus principais parmetros, os surdos podem traduzir e representar qualquer registro de representao atemtica, abrangendo muitas variaes, por exemplo, com uma simples troca de movimento ou ponto de articulao. Isso favorece o processo cognitivo dos alunos surdos, ao trabalharem com um grau de liberdade maior durante as atividades de converso. Por isso, o estudo da lgebra, com alunos surdos, deve ser realizado com as vantagens que a lngua de sinais lhes oferece, desvinculando-se do uso excessivo dos algoritmos, de representaes exclusivamente simblicas ou escrita e, principalmente, da obrigatoriedade de se obter uma resposta apenas numrica ou da linguagem algbrica.

Abstract: This present research has the objective of analyzing the main registers of semiotic representation and their possible coordination in the teaching and learning of algebra for deaf students fluent in sign language. With the purpose of to provide more elements for analysis and considering the need to work with a greater diversity of semiotic representation systems, according to the theory adopted by Duval, the content of the chosen algebra was the inequality, not only because of the variety of records, but also because of the connection that exists with other contents, such as functions and equations. For achievement of the objective, the methodology used was the Didactic Engineering disseminated by Artigue; she allowed a planned application of a sequence with five activities, realized with seven deaf Brazilian students in high school, all of special school located in the pioneer north of Paran. To extend the search, in an inclusive process different from the Brazilian, were also evaluated the previous knowledge of three Deaf students of high school Spanish in a regular school of Barcelona. The obtained results of the experiments with Brazilian students were that the language of signs, being a visual / motor language, favored the identification the representational algebraic elements, during the conversion activity, by connecting performed with the graphic records. These deaf students, by converting an algebraic expression for sign language and for writing, and vice versa, supported itself, many times, in graphical intermediate representation, including describing the details of this representation. Even sign language and writing have the same function meta-discursive of communication, they differ in their rules accordingly; the constitutive units' representations of each registers are very different. The Brazilians deaf, by translating algebraic expressions to sign language, juxtaposed two signals in the configuration of the hands, as in mathematical language. On the contrary, the previous results of the diagnostics with the deaf in Spain, revealed that these students translated algebraic expressions for sign language, sequentially, with the predominant use of dactylology, that is to say, the same as written language. The process of oral inclusion, which is tradition in Spain, presented strong influence on the cognitive process of these students. The cognitive activity conversion from written language or sign language for algebraic record and this for one to graphic record was insufficient for these students. We conclude that when the field study is algebra, with different meanings for the letters, the use of different registers of representation becomes essential for any deaf student user of sign language. Mental representations of profoundly deaf depend exclusively of sign language to generalize and abstract representations algebraic, with the intermediate representation graphs. Despite the low lexicon that sign language, from its main parameters, deaf can translate and represent any mathematical registers of representation, covering many variations, for example, with a simple change of movement or pivot point. This favors the cognitive processes of deaf students, while they work with a greater level of freedom during the conversion activities. By therefore, the study of algebra with deaf students should be performed with the advantages that sign language offers to them, detaching itself from the excessive use of algorithms, exclusively symbolic or written representations and specially the obligation to obtain just the algebraic language or numeric response.
Data da defesa: 7/02/2014
Cdigo: vtls000213174
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Cllia Maria Ignatius Nogueira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE_SilviaTFrizzarini.pdf
Tamanho: 31987 Kb (32754403 bytes)
Criado: 09-04-2015 13:03
Atualizado: 09-04-2015 13:10
Visitas: 618
Downloads: 43

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.