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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

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Ttulo [PT]: Atendimento inicial ao queimado em unidades de urgncia : conhecimento terico de estudantes de enfermagem
Ttulo [EN]: Inicial assistance to burn victims in emergency units: theoretical knowledge of nursing students
Autor(es): William Campo Meschia
Palavras-chave [PT]:

Queimaduras. Enfermagem de emergncia. Estudantes de enfermagem. Conhecimento. Queimados. Tratamento. Educao em Enfermagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Burns. Emergency Nursing. Curriculum. Knowledge. Nursing. Students. Education Nursin. Brazil.
rea de concentrao: Gesto do Cuidado em Sade
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Magda Lcia Flix de Oliveira [Orientador] - UEM
Eleine Aparecida Penha Martins - UEL
Laura Misue Matsuda - UEM
Resumo:
Resumo: Acredita-se que a formao de um enfermeiro crtico-reflexivo, capaz de tomar decises fundamentadas e cientficas em situao de urgncia, como no atendimento inicial s vtimas de queimaduras, deva ser estruturada nos cursos de graduao. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar o currculo e o conhecimento de estudantes de cursos de graduao em Enfermagem sobre o atendimento inicial ao queimado (AIQ) em unidades de urgncia. Realizou-se um estudo descritivo, exploratrio, de abordagem mista. A abordagem qualitativa envolveu anlise curricular e entrevista com quatro coordenadores de cursos de Graduao em Enfermagem da regio Metropolitana de Maring; e a quantitativa constituiu-se na aplicao de um questionrio modular, estruturado e autoaplicvel a 107 alunos matriculados no ltimo semestre dos cursos de graduao em enfermagem das mesmas instituies, com questes sobre caracterizao scio-demogrfica e econmica; fontes de informao e situao escolar; interesse pessoal e contato prvio com a temtica em estudo e conhecimento sobre o AIQ. Os dados qualitativos foram submetidos anlise de contedo temtica, e os quantitativos anlise descritiva e teste de associao qui-quadrado, utilizando-se o software Epi Info 7. As coordenadoras de curso eram em sua totalidade enfermeiras, uma doutora e trs mestres, sendo que o tempo na funo de coordenadora do curso analisado variou de um a 12 anos. Quanto aos estudantes de enfermagem, 90,7% eram mulheres, na faixa etria de 20 a 24 anos (63,6%), brancas (63,6%) e solteiras (82,2%). Dessa populao 94,4% residiam na zona urbana, 63,8% possua renda familiar mensal situada entre trs e sete salrios mnimos e 46,2% possuam vnculo empregatcio remunerado. Verificou-se que o AIQ est implcito no currculo de dois dos quatro cursos analisados, porm de forma incompleta, mas a partir das entrevistas com as coordenadoras identificou-se um "currculo oculto" desenvolvido nestes cursos. As coordenadoras de curso destacaram a necessidade de o AIQ estar mais bem estruturado nos cursos de graduao, a importncia da abordagem terico-prtica desse tema e a necessidade de adequao curricular para qualificao do ensino nesta rea. Quanto vivncia dos alunos no atendimento vtima de queimaduras, mais de 94% informou que o AIQ foi abordado teoricamente em disciplinas da graduao, porm 81,6% consideraram essa abordagem insuficiente. Sobre a relao terico-prtica da abordagem, 47,7% participaram de atividades tericas extracurriculares, porm apenas 28,0% realizaram atividades prticas do AIQ. A totalidade dos alunos considerou importante a abordagem desse tema na graduao e 38,7% o considerou extremamente importante para a prtica profissional, mas 41,1% possuam pouca ou nenhuma afinidade com esse tema. Em relao ao conhecimento, verificou-se que apenas 22,4% dos estudantes apresentaram conhecimento considerado satisfatrio (≥60%); existe associao entre pertencer instituio de ensino pblica; ter realizado o AIQ e; ter presenciado o AIQ, com maiores chances de apresentar conhecimento satisfatrio. Concluiu-se que a abordagem dada ao AIQ na formao dos enfermeiros da regio em estudo insuficiente e que h necessidade das instituies de ensino (re) pensar em estratgias de ensino que promovam melhorias na formao acadmica de enfermagem.

Abstract: It is believed that the academic training of a critical and reflective nurse, able to take scientifically based decisions in situations of urgency and emergency, as in the initial care of burns victims , should be structured in undergraduate courses . Thereby, the present study aimed to analyze the theoretical knowledge of undergraduate nursing students on the initial assistance to burned victims (IABV) in urgency units. A descriptive, exploratory study of mixed approach was conducted. The qualitative approach involved curriculum analysis and interviews with four Undergraduate Nursing courses coordinators of the metropolitan area of Maring; the quantitative consisted of applying a modular questionnaire , structured and self-administered, to one hundred and seven students enrolled in the last semester of nursing degree courses from the same institutions, with questions on socio - demographic and economic profile; sources of information and school situation; personal interest and prior contact with thematic study , and knowledge about the IABV in urgency units. Qualitative data were subjected to thematic content analysis, and quantitative data to descriptive and association chi-square test, using the software Epi Info 7. The course coordinators were, in its entirety, nurses, being one Ph.D. and three with masters degree. Training time on nursing ranged from 17 to 30 years, and the time in the role of coordinator of the nursing program at the surveyed institution ranged from one to 12 years. As for nursing students , 90.7 % were women , aged 20-24 years (63.6 % ) , self - declared white ( 63.6 % ) and single ( 82.2 % ) . Out of this population, 94.4 % lived in urban area, 63.8 % had a family income situated between three and seven times the minimum wage and 46.2 % were currently employed , with workloads between four and six hours a day , along with the academic journey . It was found that the IABV is implicit in the curriculum of two, out of four analyzed courses, however incomplete, but from interviews with program coordinators was identified a "hidden curriculum" developed in these courses, yet, still deficient. Was also highlighted the need for the IABV be structured in undergraduate courses, the importance of theoretical-practical approach and the call to curriculum adaptation to teaching qualification in this area . Regarding the treatment experience of the students to burn victim, over 94 % reported that the IABV was approached in theory subjects in graduation, but 81.6 % considered that approach insufficient. About the relationship between theory and practice approach, 47.7 % participated in extracurricular theoretical activities, but only 28.0 % had practical activities of the IABV. All the students felt it was important to approach this subject in graduation and 38.7 % considered it extremely important for professional practice, but 41.1 % had little or no affinity with this theme. To what concerns knowledge, it was found that only 22.4 % of students showed it as satisfactory (≥60 %) and there was association between belonging to a public education institution and have performed nursing care in the initial care to burn victims, and have experienced the IABV with higher chances of satisfactory knowledge. We conclude that was found to be inadequate the approach to IABV training of nurses in the area under study, evidenced by gaps in training, pointed by nursing students and by their unawareness about the IABV. These data reveal the need to (re)consider teaching strategies that promote improvements related to academic nursing.
Data da defesa: 2013
Cdigo: vtls000213313
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Magda Lcia Flix de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: WILLIAM CAMPO MESCHIAL.pdf
Tamanho: 2314 Kb (2369104 bytes)
Criado: 11-08-2016 16:47
Atualizado: 11-08-2016 16:53
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