Resumo: O objetivo desta pesquisa teórica-prática consiste em buscar respostas para a dificuldade de a Instituição Escolar Pública, representada por duas escolas pesquisadas na cidade de Campo Mourão, em formar leitores literários efetivos e letrados, apesar dos investimentos na escola feitos no decorrer dos últimos anos pelas mantenedoras SEED/MEC, tanto em infra-estrutura (materiais didáticos, livros, tecnologia, etc.), quanto na formação continuada para professores e demais profissionais da educação. Para a análise proposta, foi realizada pesquisa bibliográfica, cujo aporte teórico constitui-se de conhecimentos relacionados à leitura, à literatura e ao letramento, bem como um estudo de caso de abordagem etnográfica, envolvendo aplicação de um questionário, realizado no final de novembro de 2012, em duas salas de sexto ano de duas escolas de Campo Mourão, sendo uma central e outra da periferia da cidade, intituladas A e B. As questões foram organizadas, objetivando uma investigação de como a escola utiliza seus recursos estruturais e tecnológicos disponíveis para o trabalho com a leitura, visando a formação do leitor literário. Neste sentido, partiu de questões sobre a biblioteca, o laboratório de informática, a internet, a TV pendrive, abordando, por fim, questões sobre a relação aluno/leitura. As respostas dos alunos, tanto da escola ?A? quanto da escola ?B?, colocam em discussão os resultados apontando para a premissa de que mais do que o espaço físico, o que faz a diferença no processo de formação do leitor são as ações que a escola pode implementar junto aos discentes, em favor dessa formação. Essa pesquisa aponta também para a importância de um trabalho de leitura escolar voltado para os múltiplos letramentos, utilizando as tecnologias disponíveis no ambiente escolar, por meio de metodologias que contemplem as diferenças.
Abstract: The objective of this theoretical and practical research is a reflection about the difficulty of the Public School Institution, which are represented by two schools surveyed in Campo Mourão, to form effective literary readers, despite of the investments made in school over the last years by its provider SEED/ MEC, both in infrastructure (textbooks, tools, technology, etc.) and in continuing education for teachers and other education professionals. For the proposed analysis, a bibliographical research was done, which the theoretical base is constituted by knowledge related to reading, literature and literacy, as well as studying a case of ethnographic approach, involving a questionnaire, accomplished in the end of November 2012, in two sixth year classrooms of two schools in Campo Mourão, being one in downtown and the other in the city?s outskirts, labeled A and B respectively. The questions were organized, to investigate how the school uses its structural and technological resources available to work with reading to form literary readers. In this regard, the research started with questions about the library, the computer lab, internet and USB TV and finally, questions about pupil/reading relationship. The students answers, both "School A" and "B", raised a discussion about the results pointing to the proposition that, more than physical space, what makes the difference in reader formation process are the actions which the school can implement together with the students, in favor of this formation. This research also points to the importance of the work of school reading directed for multiple literacies, using technologies available in the school environment, by using methodologies that prioritize the differences. |