Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Zootecnia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Agrrias > Zootecnia > Programa de Ps-Graduao em Zootecnia

Ttulo [PT]: Formao de leitor literrio na escola pblica : problemas e desafios de duas escolas de Campo Mouro
Autor(es): Luciene Aparecida Sgobero Uller
Palavras-chave [PT]:

Formao do leitor. Letramento. Tecnologia. Educao. Escola pblica. Campo Mouro. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Formation of the reader. Literacy. Technology. Education. Public school. Campo Mourao. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Mrcio Roberto do Prado [Orientador] - UEM
Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
Jaime dos Reis Sant'Anna - UEL
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa terica-prtica consiste em buscar respostas para a dificuldade de a Instituio Escolar Pblica, representada por duas escolas pesquisadas na cidade de Campo Mouro, em formar leitores literrios efetivos e letrados, apesar dos investimentos na escola feitos no decorrer dos ltimos anos pelas mantenedoras SEED/MEC, tanto em infra-estrutura (materiais didticos, livros, tecnologia, etc.), quanto na formao continuada para professores e demais profissionais da educao. Para a anlise proposta, foi realizada pesquisa bibliogrfica, cujo aporte terico constitui-se de conhecimentos relacionados leitura, literatura e ao letramento, bem como um estudo de caso de abordagem etnogrfica, envolvendo aplicao de um questionrio, realizado no final de novembro de 2012, em duas salas de sexto ano de duas escolas de Campo Mouro, sendo uma central e outra da periferia da cidade, intituladas A e B. As questes foram organizadas, objetivando uma investigao de como a escola utiliza seus recursos estruturais e tecnolgicos disponveis para o trabalho com a leitura, visando a formao do leitor literrio. Neste sentido, partiu de questes sobre a biblioteca, o laboratrio de informtica, a internet, a TV pendrive, abordando, por fim, questes sobre a relao aluno/leitura. As respostas dos alunos, tanto da escola ?A? quanto da escola ?B?, colocam em discusso os resultados apontando para a premissa de que mais do que o espao fsico, o que faz a diferena no processo de formao do leitor so as aes que a escola pode implementar junto aos discentes, em favor dessa formao. Essa pesquisa aponta tambm para a importncia de um trabalho de leitura escolar voltado para os mltiplos letramentos, utilizando as tecnologias disponveis no ambiente escolar, por meio de metodologias que contemplem as diferenas.

Abstract: The objective of this theoretical and practical research is a reflection about the difficulty of the Public School Institution, which are represented by two schools surveyed in Campo Mouro, to form effective literary readers, despite of the investments made in school over the last years by its provider SEED/ MEC, both in infrastructure (textbooks, tools, technology, etc.) and in continuing education for teachers and other education professionals. For the proposed analysis, a bibliographical research was done, which the theoretical base is constituted by knowledge related to reading, literature and literacy, as well as studying a case of ethnographic approach, involving a questionnaire, accomplished in the end of November 2012, in two sixth year classrooms of two schools in Campo Mouro, being one in downtown and the other in the city?s outskirts, labeled A and B respectively. The questions were organized, to investigate how the school uses its structural and technological resources available to work with reading to form literary readers. In this regard, the research started with questions about the library, the computer lab, internet and USB TV and finally, questions about pupil/reading relationship. The students answers, both "School A" and "B", raised a discussion about the results pointing to the proposition that, more than physical space, what makes the difference in reader formation process are the actions which the school can implement together with the students, in favor of this formation. This research also points to the importance of the work of school reading directed for multiple literacies, using technologies available in the school environment, by using methodologies that prioritize the differences.
Data da defesa: 27/03/2014
Cdigo: vtls000213821
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mrcio Roberto do Prado
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Departamento de Letras

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO_Luciene_Uller.pdf
Tamanho: 2440 Kb (2498726 bytes)
Criado: 17-11-2014 11:37
Atualizado: 17-11-2014 11:44
Visitas: 402
Downloads: 14

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.