Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Zootecnia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Agrrias > Zootecnia > Programa de Ps-Graduao em Zootecnia

Ttulo [PT]: Anlise das atividades promovidas por um jogo sobre propriedades da tabela peridica
Autor(es): Elen Gimenes
Palavras-chave [PT]:

Jogo. Tabela peridica. Teoria da atividade. Qumica.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Neide Maria Michellan Kiouranis [Orientador] - UEM
Marcelo Leandro Eichler - UFRGS
Maria Aparecida Rodrigues - UEM
Maria Jlia Corazza - UEM
Resumo:
Resumo: A pesquisa exposta nesta dissertao foi orientada pelo objetivo de investigar situaes em que o jogo favorece a aprendizagem. Contando com a participao de 150 alunos de 1 ano de ensino mdio da disciplina de qumica, elaborou-se um jogo com questes do contedo de tabela peridica e suas propriedades, na perspectiva de levar o estudante a se envolver com a atividade proposta e modificar sua concepo da disciplina. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionrio com questes abertas para aferir os conhecimentos prvios a respeito desse contedo de qumica e tambm acerca das concepes alternativas de atividades ldicas, e as observaes a respeito do jogo educativo aplicado para as nove turmas contempladas cujas aes foram registradas por meio de dirio de campo, filmagens e gravaes. Essa atividade teve como objetivo avaliar as potencialidades do jogo na disciplina mencionada. Na dissertao, so inicialmente apresentados os fundamentos tericos dos jogos e da Teoria da Atividade de Leontiev, segundo a qual o aluno considerado como sujeito ativo. Apresenta-se tambm a categorizao da anlise, elaborada como resultado dos questionrios e da fala dos alunos e com o referencial da anlise de contedo. Em seguida, foram discutidos os resultados da anlise. Conclui-se que ao realizar a atividade, os alunos passaram a utilizar as funes psquicas superiores, o que se evidencia nas respostas e nas indagaes que fizeram aos colegas e professores. Alm disso, o trabalho em grupo permitiu a interao social e a apropriao de novos saberes.

Abstract: The research exposed in this dissertation was guided by the objective of investigating situations in which the game encourages learning. With the participation of 150 students from 1st year of high school in the discipline of chemistry, we prepared a game with questions from the content of the periodic table and their properties with a view to bring the student to engage with the proposed activity and modify their design discipline . The research was based on a qualitative approach. To collect data, a questionnaire with open-ended questions were used to measure prior on the content of chemical knowledge and also about the alternative conceptions of leisure activities , and observations about the educational game applied to nine contemplated classes , whose actions were recorded by means of field diary , filming and recording . This activity aimed to evaluate the potential of the game in the aforementioned discipline. In the dissertation, are initially presented the theoretical foundations of gaming and Activity Theory Leontiev, monday to which the student is considered as an active subject. Also presented a categorization analysis, drafted as a result of the questionnaires and speech of students and the referential content analysis. Then discussed the results of the analysis. It is concluded that : during the activity, the students began to use the higher mental functions , as is evident in the questions and answers that made colleagues and teachers, group work allowed social interaction and appropriation of new knowledge.
Data da defesa: 28/02/2014
Cdigo: vtls000214024
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neide Maria Michellan Kiouranis
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: elen27.doc1.pdf
Tamanho: 1436 Kb (1470734 bytes)
Criado: 17-11-2014 11:28
Atualizado: 17-11-2014 11:32
Visitas: 489
Downloads: 6

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.