Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Zootecnia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Agrrias > Zootecnia > Programa de Ps-Graduao em Zootecnia

Ttulo [PT]: Educao a distncia na tica discente : a anlise dos discursos de estudantes de licenciaturas em Fsica e Pedagogia da Universidade Estadual de Maring
Autor(es): Simone de Souza
Palavras-chave [PT]:

Educao a distncia. Anlise do discursos. Estudantes de Fsica, Estudantes de Pedagogia. Maring. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Education at a distance. Analysis of discourse. Physics students, students of pedagogy. Maring. Paran. Brazil.
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Ettine Cordeiro Gurios - UFPR
klaus Schlunzen Jnior - UNESP
Clio Juvenal Costa - UEM
Ourides Santin Filho - UEM
Resumo:
Resumo: Diante da expanso da Educao a Distncia e da importncia que essa modalidade assume ao viabilizar o acesso Educao Superior pblica, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil, esta pesquisa se prope a buscar respostas sua questo norteadora: o que revelam os discursos de estudantes veteranos dos cursos de licenciatura em Pedagogia e em Fsica da Universidade Estadual de Maring ? PR, a respeito da modalidade de Educao a Distncia e, mais especificamente, dos elementos constitutivos de cada curso? Para tanto, vinte e seis acadmicos responderam a um questionrio e concederam entrevistas, que foram compreendidas segundo a teoria da Anlise do Discurso de linha francesa. Dos discursos, emanaram muitos sentidos especficos EaD, bem como expectativas e necessidades dos estudantes em relao ao curso que escolheram: o modo como os alunos se organizam para estudar, administrando o tempo e o espao para isso; o que pensam acerca da metodologia empregada na modalidade a distncia; como utilizam os recursos disponibilizados aprendizagem, tais como: livro impresso, videoaulas, webconferncias e Ambiente Virtual de Aprendizagem ? Moodle; a interao entre alunos, tutores presenciais e a distncia e os colegas de curso. Do resultado das anlises, destacam-se: a forte influncia das ?imagens? construdas ao longo da histria pela escolarizao na modalidade presencial, as quais so o parmetro para os depoimentos; as diferenas existentes entre os estudantes de Fsica e de Pedagogia da EaD; as dificuldades na rea de Matemtica e do uso da linguagem cientfica como obstculos aprendizagem na Educao Superior; a inflexibilidade de currculos e de cronogramas influenciando negativamente a aprendizagem dos acadmicos; as resistncias e o uso limitado das TIC como mediadores do processo de ensino e de aprendizagem; e, a importncia da ao dos tutores e dos grupos de estudos organizados entre os estudantes para a eficcia da aprendizagem.

Abstract: Given the expansion of distance education and the importance that this modality presupposes to facilitate access to public Higher Education through the program Open University of Brazil, this research aims to find answers to your research question: what do the revealing speeches of senior undergraduate students of the courses in Physics and Pedagogy of the State University of Maring - PR, on the modality of distance education and more specifically, on the constituent elements of each course? To do it so, twenty six undergraduate students answered a questionnaire and gave interviews that were included on the theory of discourse analysis of the French line. From the discourses, many specific directions to the DL emanated, as well as the expectations and needs of the students about the course they chose, how students organize themselves to study, managing time and space for it, what do they think about the methodology employed in the distance modality, how do they use the resources available for learning, such as: printed books, Video lessons, Web Conference and Virtual Learning Environment - Moodle and interaction between students, distance and face-to-face tutors, and classmates. The strong influence of "images", built throughout the History of classroom schooling, being this particular one the parameter to the testimonies; to the existing differences amongst students of distance learning courses of Physics and Pedagogy, the difficulties in the area of Mathematics and the use of scientific language as a barrier to the learning process in Higher Education; the inflexibility of syllabus and schedules negatively influencing the learning of academics; the resistance and limited use of ICT as mediators of the teaching and learning process and the importance of the actions of tutors and study groups organized among students themselves for effective learning.
Data da defesa: 1/02/2014
Cdigo: vtls000214027
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Versao_final_Simone.pdf
Tamanho: 2272 Kb (2326041 bytes)
Criado: 17-11-2014 11:15
Atualizado: 17-11-2014 11:24
Visitas: 617
Downloads: 23

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.