Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - Mestrado Profissional

Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Ciência Política > Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - Mestrado Profissional

Título [PT]: Políticas públicas de democratização do ensino superior : um estudo sobre a ocupação das vagas nos cursos de graduação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Francisco Beltrão
Autor(es): Lizandra Felippi Czerniaski
Palavras-chave [PT]:

Políticas públicas. Educação. Ensino superior. Política educacional. Sistema de Seleção Unificado (SISU). Educação Superior. Cotas. SISU. Vagas ociosas. Paraná. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Higher education. Quotes. SISU. Idle university places. Paraná. (State). Brasil.
Titulação: Mestre em Políticas Pùblicas
Banca:
Carlos Alberto Mororó Silva [Orientador] - UEM
Marley Vanice Deschamps - Universidade do Contestado (UNC)
Mario Luiz Neves de Azevedo - UEM
Resumo:
Resumo: Esta dissertação versa sobre a não ocupação das vagas nos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Francisco Beltrão. A pesquisa tem como base referencial teórica as contribuições para a educação do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Ademais, traz um apanhado acerca das políticas públicas de educação superior no Brasil. O SISU é apontado como a forma de ingresso aos cursos de graduação nas Instituições Públicas Federais, em substituição ao exame vestibular. A política de cotas se caracteriza como uma oportunidade de acesso ao ensino superior às minorias sociais e raciais, historicamente excluídas do campo acadêmico. A partir do problema investigado que está ancorado na ociosidade das vagas nos cursos de graduação já mencionados, aplicou-se uma pesquisa de campo, esta buscou identificar os motivos que levaram os candidatos a não efetuarem suas matriculas na instituição lócus da pesquisa, propiciando, desta forma, a ociosidade contínua das vagas. Para desenvolvimento da pesquisa, foram encaminhados via email, aos candidatos convocados para efetuar matricula no câmpus e que não a fizeram, questionários que buscavam respostas para não efetivação desta matrícula. Foram encaminhados 1290 questionários, dos quais 80 retornaram respondidos e serviram para análise do problema que direcionou esta dissertação. As razões apontadas para a não efetivação da matrícula podem ser agrupadas na soma de vários fatores, que vão desde a distância geográfica do câmpus, passando pelas ofertas de cursos mais atraentes e/ou mais acessíveis em outras instituições de ensino superior, às condições financeiras da família do candidato.

Abstract: This dissertation is a study about the non-occupancy of places in undergraduate courses of the Federal Technological University of Paraná - Francisco Beltrão campus. The research has as a theoretical framework the contributions by the French sociologist Pierre Bourdieu to the field of education. Moreover, it provides an overview about public policies for higher education in Brazil. SISU (Unified Selection System) is shown as the way to enter the undergraduate courses in Federal Public Institutions, replacing the college entrance examination. The policy of quotas is characterized as an opportunity for access to higher education to social and racial minorities, historically excluded from the academic field. From the research problem which is based on the idleness of places in undergraduate courses already mentioned, a field research was conducted; it aimed to identify the reasons why the applicants to the places in university did not enroll in the institution chosen as the locus of this research, providing, this way, continuous idle places. In order to develop the research, questionnaires seeking answers to the non-enrollment were sent through email to the applicants invited to enroll on campus and that did not do it. 1290 questionnaires were sent, of which 80 returned responded and served to analyze the problem that guided this dissertation. The reasons given for not enrolling can be combined in several factors, ranging from geographic distance from campus, through the offerings of more attractive and / or more accessible undergraduate courses in other higher education institutions, to the family of the applicant financial situation.
Data da defesa: 23/05/2014
Código: vtls000215152
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto Mororó Silva
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas
Nível: Dissertação (mestrado em Políticas Públicas)
UEM: Departamento de Ciências Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAÇÃO LIZANDRA FELIPPI CZERNIASKI - PPP UEM.pdf
Tamanho: 1002 Kb (1026167 bytes)
Criado: 05-05-2016 15:24
Atualizado: 05-05-2016 15:43
Visitas: 734
Downloads: 6

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar