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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas - Mestrado Profissional

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Ttulo [PT]: Polticas pblicas de democratizao do ensino superior : um estudo sobre a ocupao das vagas nos cursos de graduao na Universidade Tecnolgica Federal do Paran - Cmpus Francisco Beltro
Autor(es): Lizandra Felippi Czerniaski
Palavras-chave [PT]:

Polticas pblicas. Educao. Ensino superior. Poltica educacional. Sistema de Seleo Unificado (SISU). Educao Superior. Cotas. SISU. Vagas ociosas. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Higher education. Quotes. SISU. Idle university places. Paran. (State). Brasil.
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Carlos Alberto Moror Silva [Orientador] - UEM
Marley Vanice Deschamps - Universidade do Contestado (UNC)
Mario Luiz Neves de Azevedo - UEM
Resumo:
Resumo: Esta dissertao versa sobre a no ocupao das vagas nos cursos de graduao da Universidade Tecnolgica Federal do Paran - Cmpus Francisco Beltro. A pesquisa tem como base referencial terica as contribuies para a educao do socilogo francs Pierre Bourdieu. Ademais, traz um apanhado acerca das polticas pblicas de educao superior no Brasil. O SISU apontado como a forma de ingresso aos cursos de graduao nas Instituies Pblicas Federais, em substituio ao exame vestibular. A poltica de cotas se caracteriza como uma oportunidade de acesso ao ensino superior s minorias sociais e raciais, historicamente excludas do campo acadmico. A partir do problema investigado que est ancorado na ociosidade das vagas nos cursos de graduao j mencionados, aplicou-se uma pesquisa de campo, esta buscou identificar os motivos que levaram os candidatos a no efetuarem suas matriculas na instituio lcus da pesquisa, propiciando, desta forma, a ociosidade contnua das vagas. Para desenvolvimento da pesquisa, foram encaminhados via email, aos candidatos convocados para efetuar matricula no cmpus e que no a fizeram, questionrios que buscavam respostas para no efetivao desta matrcula. Foram encaminhados 1290 questionrios, dos quais 80 retornaram respondidos e serviram para anlise do problema que direcionou esta dissertao. As razes apontadas para a no efetivao da matrcula podem ser agrupadas na soma de vrios fatores, que vo desde a distncia geogrfica do cmpus, passando pelas ofertas de cursos mais atraentes e/ou mais acessveis em outras instituies de ensino superior, s condies financeiras da famlia do candidato.

Abstract: This dissertation is a study about the non-occupancy of places in undergraduate courses of the Federal Technological University of Paran - Francisco Beltro campus. The research has as a theoretical framework the contributions by the French sociologist Pierre Bourdieu to the field of education. Moreover, it provides an overview about public policies for higher education in Brazil. SISU (Unified Selection System) is shown as the way to enter the undergraduate courses in Federal Public Institutions, replacing the college entrance examination. The policy of quotas is characterized as an opportunity for access to higher education to social and racial minorities, historically excluded from the academic field. From the research problem which is based on the idleness of places in undergraduate courses already mentioned, a field research was conducted; it aimed to identify the reasons why the applicants to the places in university did not enroll in the institution chosen as the locus of this research, providing, this way, continuous idle places. In order to develop the research, questionnaires seeking answers to the non-enrollment were sent through email to the applicants invited to enroll on campus and that did not do it. 1290 questionnaires were sent, of which 80 returned responded and served to analyze the problem that guided this dissertation. The reasons given for not enrolling can be combined in several factors, ranging from geographic distance from campus, through the offerings of more attractive and / or more accessible undergraduate courses in other higher education institutions, to the family of the applicant financial situation.
Data da defesa: 23/05/2014
Cdigo: vtls000215152
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto Moror Silva
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas
Nvel: Dissertao (mestrado em Polticas Pblicas)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO LIZANDRA FELIPPI CZERNIASKI - PPP UEM.pdf
Tamanho: 1002 Kb (1026167 bytes)
Criado: 05-05-2016 15:24
Atualizado: 05-05-2016 15:43
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