Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A utilização do livro didático em aulas de química
Autor(es): Cláudia Mikie Kato
Palavras-chave [PT]:

Livro didático. Química. Professores. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Textbook. Chemistry. Teachers. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e a Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Neide Maria Michellan Kiouranis [Orientador] - UEM
Wildson Luiz Pereira dos Santos - UnB
Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
Resumo:
Resumo: O livro didático se constitui em um dos principais recursos utilizados por professores e alunos da educação básica e exerce influência no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de sua importância, são poucas as pesquisas acerca do seu uso por professores e alunos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização desse recurso por professores e alunos do primeiro ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de um município do estado do Paraná. Assim sendo, para compreender tais processos, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de observação participante em cinco turmas do primeiro ano do Ensino Médio, além das entrevistas realizadas com cinco professores e vinte alunos dessas turmas. Como principais resultados, constatamos que o livro é um recurso utilizado pelos professores para o planejamento e a organização do trabalho pedagógico. Além disso, as principais formas de utilização do livro didático por professores e alunos estão relacionadas ao acompanhamento das explicações do conteúdo, à resolução de exercícios, à cópia de determinado conteúdo e à observação de figuras e gráficos. Identificamos lacunas com relação à utilização do livro por P2, ao fazer uso tradicional de um livro inovador, pois a escolha do livro com essas características não foi atribuída pela abordagem proposta pelos autores do livro didático, mas por priorizar os conteúdos dos exames do PAS. Em relação à formação dos professores investigados, apesar de sua formação específica na área e se encontrarem em diferentes níveis na carreira, observamos uma homogeneização quanto ao tipo de aulas ministradas, além do desconhecimento de abordagens alternativas. Nesse sentido, a utilização do livro poderia ser orientada por meio da formação inicial e continuada, no sentido de proporcionar uma exploração mais adequada de suas potencialidades e, assim, contribuir efetivamente para o exercício da docência.

Abstract: The textbook is one of the main tools of the use of teachers and students from basic education and has an influence on the teaching learning process. Despite its importance, still few studies about its use in class. Therefore, this research aimed to investigate the use of this feature by high school first grade teachers and students of state public schools from a town located in Paraná State. Thus, to understand such processes, it was performed a qualitative research by means of a participative observation of five high school first grade classes, besides interviewing five teachers and twenty students from these classes. As main results, we find out that the book is a resource for teachers for planning and organizing their pedagogical work. Furthermore, the main ways to use the textbook by teachers and students are linked to attending to the contents explanation, to doing exercises, to copying certain content and to observing figures and graphs. We identified gaps concerning the traditional use of an innovative book by P2 (Teacher 2). These gaps occurred because the choice for a book with such characteristics was not based on the approach proposed by the textbooks authors, but by giving priority to the content of the PAS (Serial Evaluation Process) exam. Concerning the education of the interviwed teachers, despite the specific skills and career levels of each of them, we noticed a homogenization of their classes, not to mention the lack of alternative approaches by them. Hence, the use of the book could be guided by means of an initial and continuous education, in order to provide a more appropriate exploitation of their potential and then to contribute effectively to the practice of teaching.
Data da defesa: 28/03/2014
Código: vtls000215159
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Neide Maria Michellan Kiouranis
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertação - versão final.pdf
Tamanho: 1072 Kb (1098214 bytes)
Criado: 30-09-2014 08:24
Atualizado: 30-09-2014 08:29
Visitas: 974
Downloads: 14

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.