Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A utilizao do livro didtico em aulas de qumica
Autor(es): Cludia Mikie Kato
Palavras-chave [PT]:

Livro didtico. Qumica. Professores. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Textbook. Chemistry. Teachers. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e a Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Neide Maria Michellan Kiouranis [Orientador] - UEM
Wildson Luiz Pereira dos Santos - UnB
Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
Resumo:
Resumo: O livro didtico se constitui em um dos principais recursos utilizados por professores e alunos da educao bsica e exerce influncia no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de sua importncia, so poucas as pesquisas acerca do seu uso por professores e alunos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilizao desse recurso por professores e alunos do primeiro ano do Ensino Mdio de escolas pblicas estaduais de um municpio do estado do Paran. Assim sendo, para compreender tais processos, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de observao participante em cinco turmas do primeiro ano do Ensino Mdio, alm das entrevistas realizadas com cinco professores e vinte alunos dessas turmas. Como principais resultados, constatamos que o livro um recurso utilizado pelos professores para o planejamento e a organizao do trabalho pedaggico. Alm disso, as principais formas de utilizao do livro didtico por professores e alunos esto relacionadas ao acompanhamento das explicaes do contedo, resoluo de exerccios, cpia de determinado contedo e observao de figuras e grficos. Identificamos lacunas com relao utilizao do livro por P2, ao fazer uso tradicional de um livro inovador, pois a escolha do livro com essas caractersticas no foi atribuda pela abordagem proposta pelos autores do livro didtico, mas por priorizar os contedos dos exames do PAS. Em relao formao dos professores investigados, apesar de sua formao especfica na rea e se encontrarem em diferentes nveis na carreira, observamos uma homogeneizao quanto ao tipo de aulas ministradas, alm do desconhecimento de abordagens alternativas. Nesse sentido, a utilizao do livro poderia ser orientada por meio da formao inicial e continuada, no sentido de proporcionar uma explorao mais adequada de suas potencialidades e, assim, contribuir efetivamente para o exerccio da docncia.

Abstract: The textbook is one of the main tools of the use of teachers and students from basic education and has an influence on the teaching learning process. Despite its importance, still few studies about its use in class. Therefore, this research aimed to investigate the use of this feature by high school first grade teachers and students of state public schools from a town located in Paran State. Thus, to understand such processes, it was performed a qualitative research by means of a participative observation of five high school first grade classes, besides interviewing five teachers and twenty students from these classes. As main results, we find out that the book is a resource for teachers for planning and organizing their pedagogical work. Furthermore, the main ways to use the textbook by teachers and students are linked to attending to the contents explanation, to doing exercises, to copying certain content and to observing figures and graphs. We identified gaps concerning the traditional use of an innovative book by P2 (Teacher 2). These gaps occurred because the choice for a book with such characteristics was not based on the approach proposed by the textbooks authors, but by giving priority to the content of the PAS (Serial Evaluation Process) exam. Concerning the education of the interviwed teachers, despite the specific skills and career levels of each of them, we noticed a homogenization of their classes, not to mention the lack of alternative approaches by them. Hence, the use of the book could be guided by means of an initial and continuous education, in order to provide a more appropriate exploitation of their potential and then to contribute effectively to the practice of teaching.
Data da defesa: 28/03/2014
Cdigo: vtls000215159
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neide Maria Michellan Kiouranis
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertao - verso final.pdf
Tamanho: 1072 Kb (1098214 bytes)
Criado: 30-09-2014 08:24
Atualizado: 30-09-2014 08:29
Visitas: 957
Downloads: 14

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.