Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Formao inicial do professor : caracterizao de um curso de licenciatura em cincias biolgicas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais
Autor(es): Celso Aparecido Polinarski
Palavras-chave [PT]:

Cincias biolgicas. Formao do professor. Projetos poltico pedaggicos. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Biological sciences. Teacher training. Political pedagogical project. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientador] - UEM
Irene Carniatto - UNIOESTE
Csar Augusto Minto - USP
Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Dulcinia Ester Pagani Gianotto - UEM
Resumo:
Resumo: Nos ltimos anos, a formao de professores tem sido repensada em decorrncia de pesquisas na rea de ensino, resolues e diretrizes que inseriram modificaes na estrutura curricular dos cursos de licenciatura. Neste sentido, a caracterizao do curso de Cincias Biolgicas da Universidade Estadual do Oeste do Paran, com vistas formao inicial de professores de Cincias e Biologia, torna-se importante e motivou o desenvolvimento deste estudo. Embasados nos Projetos Poltico Pedaggicos, na participao dos discentes do ltimo ano, de alguns egressos e docentes do referido curso, buscou-se identificar os efeitos das regulamentaes, diretrizes e leis para as alteraes efetivadas no curso em questo, sobretudo com a separao das modalidades bacharelado e licenciatura. Alm disso, foram analisadas as necessidades apontadas pelos colaboradores da pesquisa (discentes, egressos e professores) como imperativas para a melhoria do curso e como est sendo atendida a proposta de formao de professores, contida nas regulamentaes que balizam a identidade do curso. Para tanto, empregaram-se os fundamentos de uma pesquisa qualitativa, a partir da anlise de contedo para o tratamento dos dados. Deste modo, verifica-se que todos os participantes da pesquisa indicaram algumas necessidades para melhorar a formao de professores, dentre elas: aumento da aproximao entre o ambiente de formao e o ambiente escolar, ampliao das horas de regncia durante o estgio supervisionado e aumento da carga horria das disciplinas especficas, principalmente pelos alunos do ltimo ano e alguns professores formadores. Conforme visto, h uma preocupao manifestada pelos discentes em ampliar as disciplinas especficas e as possibilidades de participao em projetos de pesquisa da rea biolgica, a fim de revelar identificao com a formao do bilogo em detrimento da licenciatura. Porm, os dados tambm sugerem que ocorre distino formativa para a licenciatura, especialmente pelas necessidades especficas para esta formao, apontadas pelos pesquisados e pelo fato de que muitos egressos seguiram a rea do ensino, na docncia e tambm na ps-graduao. Diante desses apontamentos e da anlise documental do curso de Licenciatura em Cincias Biolgicas estudado, podemos inferir que apesar de ser direcionado para a formao de professores de Cincias e Biologia, ainda se percebe uma constituio formativa de bilogos professores, retratada pela ao histrica do prprio curso, pela concepo de formao dos professores formadores e pelas expectativas de formao que os discentes anseiam do curso.

Abstract: Teacher education has been rethought due to research in education, guidelines and resolutions that have issued changes in the curriculum structure of undergraduate courses, recently. Thus, it is essential to distinguish the Biological Sciences course, at Western Paran State University, in order to improve the Science and Biology professors background and this was the main reason to carry out this study. Based on political pedagogical projects and on senior students participation, some graduated students and professors from this course, effects of regulations, guidelines and laws were investigated in order to change some issues of the studied course, mainly because bachelor and graduation were divided into two different degrees. Besides, it was analyzed the needs mentioned by the research collaborators (senior students, graduated students and professors) as imperative to improve the course, and identify how the proposal is complied with teacher's training, as it takes part of the course guidelines. Therefore, the applied qualitative research background is based on the content analysis for data handling. All survey participants indicated some needs to improve teacher training, including: increasing some rapprochement between the learning environment and the school environment, increase of supervised practice hours during the teaching time and increase of working hours for specific discipline, mainly by senior students and some professors. As it can be seen, there is some concern expressed by students on enlarging the number of specific subjects and the opportunities of participating on research projects at the biological area, to reveal an identification with biologist education at the expense of graduation. However, the obtained data have also indicated that there is some distinction training for graduation, especially due to its specific needs concerning this educational training, mentioned by respondents and the fact that many graduated students followed the education field, in teaching and also in post-graduation courses. According to this information and documentary analysis of the studied Biological Sciences Course, it can be inferred that despite it is organized to train students to be teachers at Science and Biology, it is still perceives a training background of biologists teachers, depicted by historical action of the studied course, also based on professors' trainers conception in educational formation and the students expectations regarding the course.
Data da defesa: 01/03/2013
Cdigo: vtls000215168
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Tiyomi Obara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: zenaide
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Celso Aparecido Polinarski - FORMAO INICIAL DO PROFESSOR CARACTERIZAO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CINCIAS BIOLGI~1.pdf
Tamanho: 1599 Kb (1637546 bytes)
Criado: 23-09-2014 12:52
Atualizado: 23-09-2014 16:30
Visitas: 546
Downloads: 27

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.