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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

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Ttulo [PT]: A cruzada das crianas : um estudo de caso sobre as condies sociais de infncia na contemporaneidade
Ttulo [EN]: The New Crusade of Children: a case study on the social conditions of childhood in contemporary contexts
Autor(es): Douglas Tadeu da Silva Facci
Palavras-chave [PT]:

Infncia. Crise social. Sociologia da Infncia. Crise Social da infncia. Autonomia da Criana. Formao Social. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sociology of Childhood. Social Crisis of childhood. Child's Autonomy. Social Formation. Brazil.
Titulao: Mestre em Cincias Sociais
Banca:
Luiz Antonio Afonso Giani [Orientador] - UEM
Elizabeth Piemonte Constantino - UNESP/Assis
Geovneo Edervaldo Rossato - UEM
Resumo:
Resumo: Esse texto compreende os resultados da pesquisa realizada em nvel de mestrado, cujo objetivo central foi investigar as condies sociais de infncia, problematizando a questo da experincia de vida e da autonomia da criana na contemporaneidade. O objeto de pesquisa deste estudo pode ser explicitado como sendo a experincia de infncia entre crianas pr-adolescentes estudantes de uma escola pblica estadual na cidade de Maring, no Paran, e atravs da qual se buscou uma abordagem emprica e uma reflexo terica das condies da infncia na contemporaneidade. Esse estudo consiste, em parte, na seleo, articulao e apresentao de um denso material emprico, gerado em um trabalho de campo com as crianas de uma turma da quinta-srie, cuja faixa etria situa-se, predominantemente, entre 10 a 12 anos, embora algumas, sendo repetentes, ultrapassem essa idade. Atravs de um trabalho de cunho etnogrfico obteve-se uma vasta quantidade e diversidade de informaes a respeito das condies de vida das crianas, tanto em sua dimenso subjetiva (psicolgica) quanto social. Sendo assim, essa pesquisa consiste, tambm, em um esforo terico, sociolgico, antropolgico, reflexivo, em contextualizar, analisar, interpretar (no sentido de compreender) e reconstituir esse material, e assim fazer emergir essas experincias de infncia, alm da sua manifestao fenomenolgica e fragmentada. Nesse foroso exerccio dialtico entre as condies de existncias das crianas envolvidas na pesquisa e a reflexo terica a respeito, reportou-se aos pressupostos terico-metodolgicos da nova Sociologia da Infncia, que ganha destaque no campo acadmico com uma nova abordagem da infncia, enquanto uma categoria social do tipo geracional, e da criana como um ator social, envolvida de forma ativa nos processos de sua formao social. Adotou-se o estudo de caso etnogrfico como formato metodolgico da pesquisa, a partir de um posicionamento terico decorrente de um cruzamento paradigmtico, designado interpretativismo crtico. Pde-se concluir, a partir do material emprico e luz da bibliografia crtica selecionada, que a sociedade contempornea nega as condies necessrias para a afirmao social da criana, nega a sua autonomia efetiva atravs de processos sociais que esvaziam a infncia e a sociabilidade necessria ao desenvolvimento de uma individualidade social plena.

Abstract: This text contains the results of research performed in master, whose central goal was to investigate the social conditions of childhood, problematizing the issue of experience of life and of the child's autonomy in contemporaneity. The object of this study can be explained as being the experience of childhood among children pre-adolescent students in a public school, in the town of Maringa, Parana, and through which it sought an empirical approach and a theoretical reflection of conditions of childhood in contemporary times. This study is, in part, in the selection, coordination and presentation of a dense empirical material, generated in a field work with children in a class of fifth-series, whose age range is situated, predominantly, between 10 to 12 years, although some, being exceedingly, beyond this age. Through a study of ethnographic nature it was obtained a vast quantity and diversity of information regarding the living conditions of children, both in its subjective dimension (psychological) and social. Thus, this research is, also, in an effort theoretical, sociological, anthropological, reflexive, in contextualizing, analyze, interpret (in the sense of understanding) and to reconstitute this material, and thus do emerge from these experiences of childhood, in addition to its phenomenological manifestation and fragmented. In this we must exercise dialectic between the conditions of existing stocks of children involved in the research and the theoretical reflection to respect, reported to the theoretical-methodological assumptions of the new Sociology of Childhood, which gains prominence in the academic field with a new approach of childhood, while a generational category, and the child as a social actor, involved in active form in the processes of their social formation. Adopted the ethnographic case study format as methodological research, from a theoretical positioning resulting from an intersection paradigmatic, designated interpretativismo critical. It can be concluded, from the empirical material and the light of the selected critical bibliography, that contemporary society denies the necessary conditions for a social statement of the child, denies his effective autonomy through social processes that deflate the childhood and the sociability necessary to the development of a full social individuality.
Data da defesa: 2013
Cdigo: vtls000215208
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio Afonso Giani
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Sociais)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Douglas Tadeu da Silva Facci.pdf
Tamanho: 650 Kb (665335 bytes)
Criado: 19-05-2016 14:54
Atualizado: 19-05-2016 15:00
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