Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Cincia Poltica > Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: Um breve estudo sobre a violncia escolar e as polticas pblicas correlatas na formao continuada dos professores
Ttulo [EN]: A brief study on school violence and related public policies in the related public policies in the continuing education of teachers
Autor(es): Taciana Fenili de Santana
Palavras-chave [PT]:

Professores. Formao continuada. Violncia escolar. Educao. Realidade contempornea. Formao docente. Prtica reflexiva. Realidade educacional. Formao continuada de professores. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher training school violence. Reflective practice. Educational reality. Continuing education of teachers. Brazil.
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Rozilda das Neves Alves [Orientador] - UEM
Alexandre Bonetti Lima - UEL
Maria Julia Lemes Ribeiro - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho objetiva problematizar, refletir e analisar a prtica pedaggica, enfocando os processos de ensino-aprendizagem e de profissionalizao docente na formao continuada de professores no enfrentamento violncia escolar. Busca-se o entendimento das relaes da ao docente com as interferncias socioculturais no cotidiano da prtica educativa, visando inter-relao entre a teoria e a prtica, bem como o seu entendimento e desempenho acerca da formao continuada, em concordncia com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - 9394/96 e as legislaes vigentes no Estado do Paran. O procedimento que conduz a investigao a respeito da formao continuada de professores, bem como as dificuldades que os docentes enfrentam na escola ao se depararem com demandas to especficas e com necessidades distintas, se define a partir de uma reflexo sobre os dados resultantes de pesquisa bibliogrfica, a fim de que possa ser apresentada uma sntese das pesquisas existentes na rea em que o problema se situa. A partir disso, inferimos que a formao continuada de professores no enfrentamento violncia um requisito para o trabalho docente, dado s mudanas sociais, o que exige a formulao de polticas pblicas que atendam as diferentes demandas e que respondam a esta problemtica.

Abstract: This work aims to analyze, reflect and analyze the pedagogical practice, focusing on the processes of teaching and learning and professionalization in initial and continuing training of teachers. Seeks to understand the relationship teaching action with sociocultural interference in daily educational practice, aiming at the interrelationship between theory and practice as well as their understanding and performance on the continuous training, in accordance with the Law of Guidelines and Bases of National Education - 9394/96 and the current laws in the State of Paran. The procedure leading research concerning the continuing education of teachers as well as the difficulties that teachers face in school when faced with such specific demands and different needs, is defined from a reflection on the evidence from literature , se that a synthesis of the researches can be made in the area where the problem pies. From this, we infer that the continuing education of teachers in combating violence is a requirement for teachers' work, given the social chances, which requires the formulation of public policies that meet the different demands and to respond to this issue.
Data da defesa: 29/04/2014
Cdigo: vtls000215282
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Rozilda das Neves Alves
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas
Nvel: Dissertao (mestrado em Polticas Pblicas)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TACIANA FENILI DE SANTANA.pdf
Tamanho: 44761 Kb (45835141 bytes)
Criado: 05-05-2016 17:00
Atualizado: 05-05-2016 17:09
Visitas: 270
Downloads: 7

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.