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Ttulo [PT]: A gnese e a dinmica das fbricas de mesas para bilhar no Centro-Sul do Brasil
Autor(es): Lia Aparecida Veiga
Palavras-chave [PT]:

Geografia urbana. Organizao industrial. Geografia regional. Produtividade industrial. Brasil (Centro-Sul). Mesas para bilhar. lndstrias. Empresrios e inovaes tecnolgicas. Geografia. Formao socioespacial. Brasil.
rea de concentrao: Anlise Regional
Titulao: Doutor em Geografia
Banca:
Tnia Maria Fresca [Orientador] - UEM
Resumo:
Resumo: Esse trabalho objetivou refletir sobre a gnese e dinmica das fbricas de mesas para bilhar no Centro-Sul brasileiro. Especificamente busca-se: a) caracterizar a gnese desta atividade produtiva no contexto da pequena produo mercantil; b) identificar as diferenas existentes entre as fbricas de mesas para bilhar que realizam a Iocao e aquelas que vendem a mesa e acessrios; C) discutir como no contexto da reestruturao produtiva coexistem produes artesanais; d) identificar como se processa a organizao produtiva voltada para a fabricao de mesas para bilhar e as estratgias das fabricas que realizam a Iocao e venda do produto final, e) assinalar as formas de inovaes utilizadas pelas fbricas de mesas para bilhar nas reas de maior concentrao destas ultima. O entendimento deste processo foi realizado a partir de um percurso analtico que englobou a categoria de formao scio espacial, a pequena produo mercantil, conceitos shumpeterianos e neoschumpeterianos, assim como as analises rangelianas acerca da dinmica cclica do capitalismo correlacionada aos dados obtidos durante os Ievantamentos de Campo. Em meio ao desenvolvimento desta atividade produtiva no recorte espacial estudado verificou-se, dentre outros, que a baixa composio orgnica do capital, que Ihe caracterstica, permitiu sua criao e expanso em meio a fase recessiva da economia nas dcadas de 1980 e 1990. Oriundos da pequena produo mercantil e com parcos capitais, os empresrios deste ramo valeram-se essencialmente do contato prximo para criar as primeiras unidades fabris e obter a mo-de-obra e equipamentos, todos de baixo custo. Os empresrios fabricantes de mesas para bilhar utilizam-se constantemente da inovao (imitao criativa) direcionada para o produto, as maquinas e equipamentos, a reduo dos custos de produo e a criao de novos mercados consumidores, como forma de permanncia no mercado nacional.

Abstract: This study aimed to reflect the genesis and dynamics of tables for billiards factories in South-Central Brazil. To this end, we sought to: a) characterize the genesis of this productive activity in the context of small commodity production; b) identify the differences between the plants for billiard tables that hold the lease and those who sell the table and accessories; c) discuss how the context of the restructuring of production coexist artisanal productions; d) identify on the productive organization and strategies of factories geared the lease and sale of tables for billiards; e) mark the forms of innovations used by the plants for billiard tables in the South Central area of the Brazil. The understanding of this process was carried out from an analytical course that included the category of socio-spatial formation, petty commodity production, schumpeterian and neoschumpeterians concepts, as well as rangelian's analyzes about the cyclical dynamics of capitalism correlated to data obtained during the field surveys. Amid the development of productive activity in the spatial area studied was found, among others, that the low organic composition of capital, which is characteristic of him, allowed his creation and expansion amid the recessionary phase of the economy in the 1980s and 1990s. Hailing from the small commodity production and capital scarce, entrepreneurs in this industry relied mainly close contact to create the first plants and get the hand labor and equipment, all at low cost. Manufacturers entrepreneurs for billiard tables are used constantly innovation (creative imitation) directed to the product, machinery and equipment, reduction of production costs and the creation of new consumer markets as a way to stay in the national market.
Data da defesa: 2014
Cdigo: vtls000215474
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Tania Maria Fresca
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Tese (doutorado em Geografia)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Geografia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: LeiaAparecidaVeiga.pdf
Tamanho: 41856 Kb (42860920 bytes)
Criado: 25-04-2016 15:02
Atualizado: 28-04-2016 18:20
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