Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Relaes retricas sinalizadas pelas estratgias de correo e de parafraseamento em elocues formais
Autor(es): Fernanda Trombini Rahmen Cassim
Palavras-chave [PT]:

Relaes retricas. Parfrase. Correo. Texto falado. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Rhetorical relations. Paraphrase. Correction. Spoken text. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Juliano Desiderato Antonio [Orientador] - UEM
Manoel Messias Alves da Silva - UEM
Paulo de Tarso Galembeck - UEL
Resumo:
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar as estratgias de parfrase e correo em elocues formais. Alm de apresentar as principais caractersticas semnticas dessas estratgias - como a operacionalizao das relaes, a adjacncia e a marcao -, buscamos tambm encontrar as relaes retricas estabelecidas por essas estratgias. A pesquisa foi fundamentada nos pressupostos funcionalistas da Teoria da Estrutura Retrica (Rhetorical Structure Theory - RST), teoria descritiva que tem como objeto de estudo as relaes que se estabelecem entre as partes do texto, e na Gramtica Textual-Interativa. O corpus da pesquisa foi constitudo por cinco aulas que fazem parte do banco de dados do Funcpar (Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/Noroeste do Paran). As elocues foram transcritas de acordo com o padro estabelecido pelo Projeto Norma Urbana Culta (NURC) e segmentadas em unidades de entonao. Com a anlise quantitativa do corpus, contabilizamos a maioria de: parfrases adjacentes, autoparfrases autoiniciadas, parfrases paralelas e relaes retricas de evidncia e elaborao (quando as parfrases eram expansivas), de reformulao ncleo-satlite (quando as parfrases eram paralelas) e de resumo (quando as parfrases eram redutoras). Com isso, houve recorrncia de relaes retricas de acordo com a semntica das parfrases. Verificamos tambm que os recursos expressivos utilizados nas parfrases tinham objetivos bem delimitados, de acordo com o contexto e com os efeitos pretendidos pelo falante. Quanto correo, constatamos que, em sua totalidade eram autocorrees autoiniciadas e, em sua maioria, eram correes retificadoras, de aspecto lingstico, marcadas por interrupo com e sem repetio e com vocbulos totalmente verbalizados. Ademais, observamos que, de acordo com a aula, as informaes e as correes de aspecto enunciativo ocorriam. Geralmente, quando a aula tratava de um assunto sobre o qual se exigia um posicionamento (como a aula de geografia, por exemplo), havia mais modalizaes no momento da troca de EF por ER. Quanto s relaes retricas, foi necessrio retomarmos a relao de correo, apresentada por Antonio e Cassim (2012), a qual busca a substituio do contedo presente no ncleo pelo contedo presente no satlite. Essa relao foi estabelecida em todas as estratgias de correo presentes no corpus. Por meio da pesquisa, espera-se colaborar para futuros trabalhos que envolvam a RST e as estratgias de formulao do texto falado, especialmente a correo e a parfrase.

Abstract: This work aimed to investigate paraphrase and correction strategies in formal utterances. In addition to noting the main semantic features of these strategies - such as the operationalization of relations, the adjacency and the grammatical marking -, it is also possible to find some rhetorical relations established by these strategies. The research was based on the functionalist assumptions of the Rhetorical Structure Theory (RST), a descriptive theory which has as its object of study the relations established between the parts of the text, and in Textual-Interactive Grammar. The corpus of the research consisted of five classes that are part of the Group of Functionalist Research in the North/Northwest of Paran database (FUNCPAR). The utterances were transcribed according to the standards established by Project of Educated Urban Standards (NURC) and divided into intonation units. With the quantitative analysis of the corpus, it was possible to find mostly: adjacent paraphrases, self-initiated paraphrases, parallel paraphrases and rhetorical relations of evidence and elaboration (when the paraphrases were expansive), of core-satellite reformulation (when the paraphrases were parallel) and of summary (when the paraphrases were restrained). Therewith, it was possible to find that there was no recurrence of rhetorical relations in accordance with the semantics of paraphrases. It was also noted that the expressive resources used in the paraphrases had well-defined goals, according to the context and with the effects intended by the speaker. About the correction, it can be noticed that, in its entirety, they were self-initiated corrections, and for the most part, they were rectifying corrections of linguistic aspect, marked by interruption with and without repetition and with words totally verbalized. Furthermore, it was possible to observe that, according to the class, there were information and corrections seen from an enunciative perspective. Usually, when the class was about a subject on which it was required a positioning (such as a geography class, for instance), there were more modalizations at the time of exchanging EF (source utterance) for ER (reformer statement). As for the rhetorical relations, it was necessary to resume the relation of correction presented by Antonio and Cassim (2012), which seeks to replace the content present in the core with the content present in the satellite. This relation was established in every strategy of correction presented in the corpus. Through this research, it is expected to be able to collaborate with future academic analysis involving the RST and the formulation of spoken text strategies, especially the correction and the paraphrase.
Data da defesa: 16/04/2014
Cdigo: vtls000215609
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Juliano Desiderato Antonio
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO MESTRADO - FERNANDA CASSIM.pdf
Tamanho: 1237 Kb (1266931 bytes)
Criado: 12-05-2016 16:42
Atualizado: 12-05-2016 16:50
Visitas: 542
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.