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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Rasuras ligadas segmentao de palavras na escrita infantil
Autor(es): Tatiane Henrique Sousa Machado
Palavras-chave [PT]:

Oralidade. Letramento. Escrita. Segmentao grfica. Rasuras. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Orality. Literacy. Writing. Erasure. Graphic segmentation. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Cristiane Carneiro Capristano [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Loureno Chacon Jurado Filho - UNESP
Resumo:
Resumo: Durante o processo de aquisio da escrita, a criana, para escrever de acordo com o esperado pelas convenes ortogrficas, dever descobrir que alguns espaos em branco so responsveis pela delimitao de palavras entendidas do ponto de vista morfolgico. Nesse percurso, em alguns momentos, essa criana pode voltar-se sobre o material escrito, deixando marcas de possveis dvidas quanto segmentao, denominadas, neste estudo, de rasuras. As rasuras - representadas por apagamentos, escrita sobreposta, inseres, dentre outras marcas - podem ser entendidas como lugares de conflito que materializam a diviso enunciativa do escrevente entre possibilidades abertas pela lngua (CAPRISTANO, 2013, 2014). Fundamentados, por um lado, na perspectiva terica assumida por Capristano (2013, 2014) para o exame de rasuras ligadas segmentao e, por outro, em trabalhos de Corra (2004 e 2013) sobre a heterogeneidade da escrita, esta pesquisa teve por objetivo apresentar e descrever possveis fatores que concorrem para a emergncia de rasuras ligadas segmentao, em produes textuais elaboradas por crianas da primeira etapa do Ensino Fundamental I, ao longo de quatro anos, verificando tendncias (quantitativas e/ou qualitativas) para o aparecimento dessas rasuras no decurso da aquisio da escrita infantil. Para tanto, foram analisadas 1699 produes textuais, coletadas em 55 diferentes atividades de produo escrita. Com base em princpios terico-metodolgicos do Paradigma Indicirio (GINZBURG, 1989), foi possvel observar que as rasuras so mais recorrentes nos dois primeiros anos considerados e que diminuem nos anos subseqentes. Alm disso, constatou-se que, indiferentemente da srie, os conflitos vivenciados pelas crianas sobre como segmentar, de modo geral, partem de uma escrita hipossegmentada, ancorada em prticas orais, rumo a uma escrita convencional, fruto, possivelmente, da influncia das prticas letradas das quais as crianas participam. Tambm foi possvel perceber que, de modo geral, nos casos em que o ltimo gesto indiciado pela rasura no atendia conveno e resultava numa hipersegmentao, o escrevente parecia interpretar a slaba pretnica de algumas palavras como um cltico, apontando para uma forte influncia das prticas letradas, mesmo em ocorrncias tradicionalmente consideradas "erros". Pudemos, enfim, concluir que a criana, ao longo da aquisio da escrita, quando precisa definir onde alocar espaos em branco, lida com conflitos inerentes heterogeneidade da lngua (e da escrita) e, para resolv-los, ancora-se em diferentes influncias das prticas orais, mas, no caso das rasuras, principalmente em influncias advindas das prticas letradas.

Abstract: During the writing acquisition process, in order to write in accordance with the expected ortographic conventions, the child should realize that some blanks are responsible for limiting the comprehension of words from the morphological viewpoint. By doing that, the child may turn to the written material in some moments, leaving possible traces of doubts concerning segmentation, nominated in this work as erasures. Erasures - represented as blots, superimposed writing, insertions, among other traces - may be understood as sites of conflicts which materialize the writer's enunciative division among other probabilities deployed by the language (CAPRISTANO, 2013, 2014). Based on both Capristano's (2013, 2014) theoretical perspective for the erasure survey related to segmentation and Corra's work (2004 e 2013) about heterogeneity of writing, this research study aimed at presenting and describing possible factors which may influence the occurrence of erasures connected to segmentation, in text productions carried out by children of the first level of Elementary School, along four years , verifying trends (quantitative and qualitative) for the emergence of such erasures during children's writing acquisition. In order to reach that purpose, 1699 text productions were analysed, collected in 55 different writing activities. The analysis was supported by Ginzburg's Inditiary Method (1989) and it was observed that erasures are more recurrent in the first two considered years, tending to be reduced in the following years. Besides, results showed that, in general, the conflicts experimented by children about how to segment, originate from hiposegmented writing anchored in oral practices, focusing conventional writing, which is likely the fruit of children's literacy practice. Results also showed that, in the cases when the last gesture inditiated by the erasure did not match the conventions and resulted in hipersegmentation, the writer seemed to interpret the pretonic syllable of some words as a clitic, pointing out to a strong influence of literate practices, even when it traditionally occurs in what is called "errors". Thus, it was able to conclude that, along the writing acquisition, the child needs to define where to allocate blanks and deals with language (and writing) heterogeneity conflicts. In order to solve these conflicts, the child anchores in different oral practice influences, but in the erasure cases, mainly in literate practices influences.
Data da defesa: 09/05/2014
Cdigo: vtls000215611
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Cristiane Carneiro Capristano
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Verso Final - defesa de dissertao 18-06-2014 verso final impresso (1).pdf
Tamanho: 2143 Kb (2194621 bytes)
Criado: 12-05-2016 16:25
Atualizado: 12-05-2016 16:37
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