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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Influencia de um programa de esporte educacional com base no atletismo sobre o desenvolvimento motor e social de crianas de 8 a 11 anos de idade
Ttulo [EN]: Influence of a motor intervention program within the sport education based on athletics on motor and social development of children aged 8 to 11 years old.
Autor(es): Amanda Cristina de Moura Ferreira
Palavras-chave [PT]:

Esporte educacional. Atletismo. Desenvolvimento motor e social. Crianas. Habilidade social. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sport education. Motor development. Social skill. Brazil.
rea de concentrao: Desempenho Humano e Atividade Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Vanildo Rodrigues Pereira [Orientador] - UEM
Ricardo Demetrio de Souza Petersen - UFRGS
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste estudo de carter experimental foi investigar a influncia de um programa de interveno motora no mbito do esporte educacional com base no atletismo, sobre desenvolvimento motor e social de crianas. Participaram do estudo 48 sujeitos, de ambos os sexos, de 8 a 11 anos de idade. Como instrumentos de medida foram utilizados o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso 2 (TGMD-2) e o Sistema de Avaliao de Habilidades Sociais (SSRS- BR). Foram delineados dois grupos para o programa: grupo experimental, no qual 25 crianas participaram de aulas de atletismo durante 15 semanas com duas sesses semanais com duas horas de durao, e o grupo controle, com 23 crianas que no participaram do programa. A coleta de dados ocorreu antes e aps o desenvolvimento do programa. Para anlise dos dados foi utilizada estatstica descritiva com o Teste Kolgomorov- Smirnov para verificar a normalidade, o Teste U de Mann Whitney, para comparao entre os grupos e o Teste de Wilcoxon, para comparao de dois momentos. Adotou-se significncia de P?0,05. Os resultados do TGMD-2 aps o programa indicou que 28% das crianas do grupo experimental (GE) foram classificadas acima da mdia, 64% na mdia e 8% foram consideradas abaixo da mdia padronizada do teste. No grupo controle (GC) 17,4% das crianas foram classificadas acima da mdia, 65,2% na mdia e 17,4% abaixo da mdia. Em ambos os grupos nenhuma criana atingiu desempenho motor classificado em superior, muito superior, pobre ou muito pobre. Verificou-se ganhos significativos em algumas habilidades na comparao entre pr e ps-teste. O GE apresentou melhora significativa nas habilidades galopar (p=0,008) e rebater (p=0,017). O GC apresentou evoluo na habilidade correr (p=0,003), saltar com um p (p=0,039) e chutar (p=0,008). No psteste houve diferena significativa nas habilidades de receber (p=0,0046) e de rolar (p=0,046). Nestas duas habilidades as crianas do GE foram superiores quando comparadas com as crianas do GC. Na comparao entre dois momentos do SSRS-BR, o GE apresentou diferena significativa no escore global das habilidades sociais (p=0,0014) e no fator de empatia/afetividade (p=0,016). Nessas duas categorias as crianas do GE foram melhores no ps-teste quando comparadas com o pr- teste. O GC apresentou diferenas no escore global das habilidades sociais (p=0,000) e nas demais habilidades empatia/afetividade (p=0,001) responsabilidade (0,002) autocontrole (0,001) e assertividade (0,005). Em todas as categorias as crianas do GC foram superiores no ps-teste quando comparadas com o pr-teste. Em sntese, considerando que aps 15 semanas foi possvel evidenciar algumas melhoras no desempenho motor das crianas os resultados indicam que a participao em programas semelhantes a mdio e longo prazo poder confirmar melhoras expressivas no desenvolvimento motor e nas habilidades sociais de crianas.

Abstract: The aim of this study was to investigate experimentally the influence of a motor intervention program within the sport education based on athletics on motor and social development of children. The study included 48 subjects of both sexes, aged from 8 to 11. As measuring instruments Testing of Gross Motor Development 2 (TGMD-2) and (SSRS-BR) Rating System Social Skills were used. Two groups were delineated for the program: experimental group, in which 25 children participated in athletics lessons for 15 weeks with two sessions per week lasting two hours each, and the control group, with 23 children who did not participate in the program. Data collection occurred before and after the development of the lessons. For data analysis we used descriptive statistics to Kolgomorov-Smirnov test to verify the normality, the Mann Whitney U test for comparison between groups and the Wilcoxon test for comparison of two moments. We adopted a significance of P ? 0.05. The results of TGMD-2 after the program indicated that 28% of children in the experimental group (EG) were rated above average, 64% average and 8% were considered below the average of the standardized test. In the control group (GC) 1.4% of children were rated above average, 65.2% average and 1.4% below the average. In both groups no child reached motor development ranked higher, much higher, very poor or poor. There has been significant gains in some skills when comparing pre and post-test. The EG showed significant improvement in skills gallop (p = 0.008) and fold (p = 0.01). The CG showed progress in the ability to run (p = 0.003), jump on one leg (p = 0.039) and kick (p = 0.008). At post-test there was a significant difference in the abilities of receiving (p = 0.0046) and roll (p = 0.046). In these two skills the children of GE were higher when compared with the CG. In comparing the two periods SSRS-BR, EG showed a significant difference in global score of social skills (p = 0.0014) and the empathy factor / affectivity (p = 0.016). These two categories of GE children were better at posttest compared with the pretest. The CG presented differences in global score of social skills (p = 0.000) and in other skills empathy / affection (p = 0.001) liability (0,002) self (0.001) and assertiveness (0.005). In all categories the CG children were higher at posttest compared with the pretest. In summary, considering that after 15 weeks it was possible to show some improvement in motor performance of children, we can bilieve that participation in similar medium and long term programs may confirm significant improvements in motor development and social skills of children.
Data da defesa: 29/04/2014
Cdigo: vtls000215789
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vanildo Rodrigues Pereira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fisca)/
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO - Amanda Cristina de Moura Ferreira - UEM - Maringa, PR.pdf
Tamanho: 1609 Kb (1647933 bytes)
Criado: 06-04-2016 14:58
Atualizado: 06-04-2016 15:02
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