Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: Atuao profissional de professores de educao fsica em ambientes educacionais pblicos e privados do municpio de Campo Mouro ? PR
Ttulo [EN]: Professional practice of physical education teachers in public and private educational settings in the municipality of Campo Mouro.
Autor(es): Joel Oliveira de Souza
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica. Estudo e ensino. Docncia. Atuao profissional. Campo Mouro. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Action. Teachers. Physical education. Campo Mouro. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira [Orientador] - UEM
Angela Pereira Teixeira Victoria Palma - UEL
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar como se configura a atuao profissional de professores de Educao Fsica em ambientes educacionais de gesto pblica e privada no municpio de Campo Mouro-PR. Tal investigao se justificou frente ao panorama percebido aparentemente como inadequado, e sua relevncia est pautada na necessidade de analisar a atuao profissional do professor na possibilidade de repensar o processo de formao docente e de proporcionar ao futuro professor de Educao Fsica, condies de superar as dificuldades de seu ambiente de trabalho. A pesquisa descritiva de campo, com caracterstica qualitativa teve como populao professores de Educao Fsica da Educao Bsica que atuam em escolas da rede pblica e privada do municpio de Campo Mouro - PR, bem como gestores e alunos das respectivas instituies escolares. A amostra foi composta por 09 professores de Educao Fsica da Educao Bsica, sendo 03 professores que atuam simultaneamente em escola pblica e privada, 03 professores que atuam somente em escola pblica e 03 professores que atuam somente em escola privada. Tambm fizeram parte da amostra 01 componente da equipe pedaggica de cada instituio e um grupo de 04 alunos de cada professor que teve suas aulas observadas. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos ficha de observao sistematizada e entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas de forma individualizada para professores e gestores e os alunos foram entrevistados em grupos de 04 indivduos. Os dados foram analisados por meio de anlise de contedo a partir das categorias da matriz analtica. Foram obtidos os seguintes resultados: os ambientes pblicos e privados de atuao dos professores de Educao Fsica da Educao Bsica de Campo Mouro PR, possuem estruturas fsicas e materiais com algumas deficincias, mas adequados para o ensino; a assessoria pedaggica acontece em ambos os ambientes, sendo no privado de forma parcial e a remunerao foi considerada adequada pelos professores, apesar de indicarem insatisfao. O envolvimento prtico docente acontece de forma espontnea apesar da obrigatoriedade, com exceo do ambiente pblico, que s manifestou espontaneidade no momento do planejamento. A atuao foi caracterizada por uma tima capacidade de relacionamento social, adequado domnio de contedo, de grupo e cumprimento do tempo de aula, diferindo na metodologia, sendo que no ambiente privado existe um consenso e no pblico atuaes desiguais. A formao continuada se caracterizou em ambos os ambientes, como cursos de extenso e ps-graduao, reunies, palestras e formao em servio ofertada pela instituio que o professor est inserido e pelo Estado e os principais objetivos de sua busca so a elevao de nvel no plano de carreira e aquisio de conhecimentos. Sendo assim, neste caso, as categorias investigadas no apresentaram indicaes de interferncia na atuao dos professores frente a grande similaridade da caracterizao destas categorias e da configurao da atuao dos professores de ambos ambientes.

Abstract: The objective of this research was to analyze the configuration of the professional performance of teachers of physical education in educational environments of public and private management in Campo Mouro - PR. This research was justified against the seemingly inappropriate scenery, and its relevance is guided in need to analyze the professional work of the teacher the possibility to rethink the process of teacher education and to provide for future physical education teacher, able to overcome the difficulties of their work environment. The research is characterized as qualitative, descriptive and field , with the population of Physical Education teachers working in basic education schools in the public and private network , the municipality of Campo Mouro - PR , managers and students of the respective schools. The sample comprised 09 teachers of Physical Education, Elementary Education, with 03 teachers working simultaneously in public and private schools, 03 teachers who work only in public school and 03 teachers who work only in private school. 01 component of the teaching staff of each institution and a group of 04 students for each teacher had their classes observed. For data collection were used as instruments of record systematized observation and semi structured interview. The interviews were conducted individually for teachers and administrators and students were interviewed in groups of 04 individuals. Data were analyzed using content analysis from the categories of analytical matrix. The following results were obtained : the public and private environments performance of teachers of Physical Education Basic Education Campo Mouro PR , have physical and material structures with some deficiencies , but adequate ; pedagogical advice happens in both environments , and partially in the private and remuneration was considered appropriate by teachers , while indicating dissatisfaction . Involvement practical teaching happens spontaneously despite the requirement, with the exception of public environment, which only expressed spontaneity when planning . The performance was characterized by a great capacity for social relationship, appropriate content domain, group, and compliance of class time , differing in methodology , where the private room there is a consensus in the public and uneven performances . Continuing education has been characterized in both environments as postgraduate coursework and meetings, lectures and in-service training offered by the institution that the teacher is inserted and the state and the main objectives of your search are the elevation of the level of plan career and knowledge acquisition. Thus, in this case, the categories investigated showed no indications of interference in the performance of teachers across the great similarity of the characterization of these categories and setting the performance of teachers of both environments.
Data da defesa: 19/05/2014
Cdigo: vtls000215799
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fisca)/
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao com Ficha catalogrfica_ass_.pdf
Tamanho: 663 Kb (678785 bytes)
Criado: 09-04-2016 11:30
Atualizado: 09-04-2016 11:43
Visitas: 701
Downloads: 9

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.